Habilidades pela Prática Curricular (HPC)

O curso Habilidades pela Prática Curricular (HPC) é uma proposta de tematização da prática pedagógica com base no Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado), com atenção ao desenvolvimento das habilidades previstas nos componentes curriculares, bem como as habilidades docentes, que envolvem avaliação, planejamento, construção de indicadores, entre outros.

Este curso integra o programa Cyberformação, caracterizado enquanto formação continuada de professores e foi idealizado pela Secretaria de Estado da Educação com objetivo de estreitar as relações entre professores por área de conhecimento em todo território goiano. O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR) está com a incumbência administrativa e pedagógica na materialização e manutenção desse programa.

gestor

Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares “Melhor Gestão, Melhor Ensino”

A proposta deste curso é fortalecer e respaldar sua atuação na gestão da Unidade Escolar que você conduz. Para isso, pensamos em uma formação que fosse ao encontro do caráter público da educação e da qualidade de sua oferta caracteristicamente equitativa, emancipatória e sustentada nos princípios da gestão democrática.

Essa iniciativa do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais (CEPFOR) partiu da necessidade, por vezes observada, de incrementar as práticas de gestão escolar, haja vista que em nossa formação inicial (graduação) dificilmente somos preparados para este cargo de liderança. O curso vislumbra, portanto, dar conta desse hiato entre teoria e prática no âmbito da gestão na escola, favorecendo um fazer educacional marcadamente condizente à realidade e ao mesmo tempo teoricamente fundamentado.

Maria da Penha vai a escola

Curso Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola

O curso “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola” tem como objetivo capacitar professores da rede estadual de ensino em Goiás, sobre a importância da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), além de ajudar a conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, tudo com vistas à prevenção da Violência Doméstica.

BEI

Curso Programa Educação Financeira

O curso a distância “Programa Educação Financeira” com o objetivo de promover encontros formativos que propiciem o engajamento e aprimoramento da prática de sala de aula, a partir do uso de metodologias ativas com ênfase em projetos, da reflexão coletiva entre pares, respeitando a diversidade e o contexto particular de cada unidade escolar/envolvido/participante associadas ao livro do estudante Aprendendo a Lidar com Dinheiro.