O Sistema Administrativo Pedagógico (SIAP)

O SIAP é um sistema voltado aos processos administrativos e pedagógicos. Auxilia o professor nas atividades cotidianas da sua profissão, como planejamento das aulas, diário de classe, dentre outros.

 

O SIAP foi criado em 2013, e a sigla significa Sistema Administrativo e Pedagógico. Esse sistema surgiu para atender à necessidade de informatização dos processos escolares, colaborando com o cotidiano escolar de professores, funcionários administrativos e gestores. A principal contribuição que o SIAP trouxe para os professores foi o desenvolvimento do diário eletrônico, uma ferramenta que possibilita, por exemplo, o cadastro, lançamento e acompanhamento de notas.

 

A SEDUC, Coordenadorias e Unidades Escolares também possuem um importante papel na manutenção do sistema, já que são elas as responsáveis pelas configurações iniciais que antecedem o trabalho do professor.

O sistema apresenta funções diferentes para cada tipo de usuário. Temos usuários com perfil de administração, perfil de coordenação e perfil docência.

 

Veremos agora um breve resumo das principais funções exercidas por cada perfil.

O SIAP trabalha em conjunto com o SIGE, Sistema de Gestão Escolar. Vários dados informados no SIGE são também enviados para o SIAP, como o cadastro dos professores, cadastro de turmas e disciplinas da matriz curricular.

O SIAP evita a sobrecarga do trabalho das escolas, pois o lançamento das notas e faltas são responsabilidade do professor e migram automaticamente para o SIGE, tornando o trabalho unificado.

 

As notas e faltas inseridas pelo professor no diário eletrônico vão também para os boletins escolares, para o aplicativo dos alunos, Palma da Mão, e demais documentos gerados no SIGE. Através do SIAP os coordenadores pedagógicos acompanham o planejamento dos professores e os dados lançados nos diários.

Para o professor, o sistema facilita o planejamento por turma, já que o plano anual das disciplinas por série já estará no sistema e o plano de aula de uma mesma série e disciplina poderá ser replicado para outra turma. Além disso, no Diário Eletrônico, o sistema somará as notas e faltas dos alunos, facilitando assim o trabalho. Para os gestores da SEDUC, o sistema ajuda na coleta de dados, que contribuirá para a geração de dados estatísticos e também no acompanhamento pedagógico desses dados.