OCenso Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.
O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
Como é de costume, todos os anos o INEP repassa as Secretarias de Educação um novo layout para migração dos dados.
Com isto é realizado a alteração no SIGE para que possamos cumprir as exigências do INEP.
Sendo assim, informamos que foram atualizadas algumas funções de cadastro no SIGE das escolas da rede pública e escolas conveniadas.
- Período Letivo>Parâmetros>Unidade de Ensino>Cadastrar dados da UE:
- Em “Formas de contratação entre a Administração Pública e outras Instituições” – para as unidades escolares privadas com convênio (Estadual, Municipal, Outros): foram acrescentados os termos e contratos para serem marcados. Isto irá permitir saber a natureza do convênio.
- Instrumentos, materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso na escola para o desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem: Foi acrescentado um novo item “Materiais para educação profissional”.
- Período Letivo>Parâmetros>Unidade de Ensino>Caracterização Física:
- Foram implementados dois campos na Dependência Existente na Escola, tanto nas Unidade Escolar estadual como na Municipal:
i. Laboratório específico para educação profissional e
ii. Salas de oficinas da Educação Profissional.
- Período Letivo>Dossiê do Servidor>Cadastrar Servidor: No campo Pós-Graduação – Foi acrescentado um campo sobre a área de conhecimento.
Lembramos que estas alterações impactam diretamente no relatório de pendências, ou seja, assim que essas atualizações forem colocadas em produção (prevista para hoje 19-05), o relatório de pendências irá cobrá-las. Mesmo as escolas que já resolveram as pendências, poderão ter novas pendências devido a estes novos campos.
Sobre Eliminação das pendências no SIGE
As escolas/regionais devem eliminar quaisquer pendências até o dia 03/06/2022 (inclusive essas que surgirão a partir de hoje).
Suporte Operacional do SIGE
http://teams.educacao.go.gov.br
Suporte sobre regras de Negócios do Censo
ednamar.souza@seduc.go.gov.br
No Portal Educa você encontra outras informações atualizadas sobre o censo.
De acordo com a portaria nº 89, de 23 de março de 2022, publicada no Diário Oficial da União nº 60, de 29 de março de 2022. A data de início da coleta é 25/05/2022 e a data do término da coleta é 01/08/2022.
A equipe responsável é a Coordenação Geral do Censo da Educação Básica – CGCEB/INEP.
A eliminação das pendências no SIGE para escolas/regionais é do dia 20/05/2022 à 03/06/2022.
Os profissionais responsáveis são: diretores ou responsável legal pela escola ou coordenações regionais e gestores dos munícipios que utilizam o SIGE.
Para realizar a migração SIGE x EducaCenso, a Superintendência de Tecnologia prepara os arquivos para a migração no dia 13/06 a 24/06/2022.
A equipe responsável são os profissionais de TI da Superintendência de Tecnologia/Seduc.
A Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica – CECEB – envia os arquivos para o EducaCenso e gera os relatórios dos avisos identificados na validação do arquivo de migração – coleta em 2022 em PDF: 12/07 a 30/07/2022.
Os responsáveis por essa coleta é a equipe da Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica – CECEB.
A conferência e fechamento do Censo Escolar 2022 – EducaCenso é realizada no dia 14/06 a 01/08/2022.
Os responsáveis são os diretores/responsável legal pela escola ou coordenações regionais e gestores dos municípios que utilizam o SIGE.