MIGRAÇÃO DOS DADOS DO SIAP PARA O SGP
O SIAP, Sistema de Apoio Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás, tem como objetivo otimizar o uso das informações referentes à organização das escolas, especialmente dos dados relacionados à rotina escolar, como o calendário letivo, notas e frequências dos alunos, duração das aulas, etc. Esse sistema é utilizado pelas secretarias, subsecretarias, escolas e professores. Para que ele funcione adequadamente, é necessário que todas as partes envolvidas colaborem fazendo o correto uso de suas funções e fornecendo informações fidedignas quanto à realidade da rotina escolar.
Os cadastros feitos no SIAP servem como referência para a constituição dos indicadores encontrados no SGP, que são acessados pelas escolas e pelos gestores da SEDUC para realizar análises pedagógicas, identificando dificuldades a fim de melhorar o desempenho dos alunos e das escolas como um todo.
Esses indicadores permitem ao usuário acompanhar a quantidade exata de aulas dadas e previstas, assim como a frequência e as faltas dos alunos, tais dados são interligados a outros que os antecedem, como as turmas e disciplinas cadastradas no SIAP, sendo necessário, portanto, que o SIAP seja atualizado constantemente pelas escolas e pelos professores. Neste manual, vamos explicar o fluxo dos cadastros feitos no SIAP e como eles interferem nos indicadores do SGP.
Os cadastros feitos no SIAP devem seguir a ordem abaixo para garantir a continuidade adequada dos dados. Após a conclusão de todas essas etapas, é possível editá-las, caso seja necessário.
Calendário Escolar à Horário de Aula à Quadro de Horários à Planejamento por Turma à Frequência Diária à Diário do Professor.
Veja a seguir a finalidade de cada função e como elas são utilizadas nos indicadores do SGP.
A construção do calendário escolar é o primeiro passo a ser dado no SIAP, pois todas as demais funções dependem direta ou indiretamente dele. Cabe à escola a elaboração do calendário, informando os dias de início e término do ano letivo, as datas de encerramento dos bimestres, entre outros eventos pertinentes à unidade escolar. Somente após o calendário passar pela aprovação da SEDUCE, o sistema estará liberado para realizar as demais atividades, ou seja, sem o calendário escolar é impossível fazer os demais cadastros no SIAP e, consequentemente, é impossível a formação dos indicadores do SGP.
Após a construção do calendário escolar, é preciso definir os horários em que as aulas serão ministradas. Essa função também cabe à escola e é indispensável para possibilitar o cadastro do quadro de horários, que é a etapa seguinte. Portanto, sem o preenchimento do Horário de Aula, também não é possível gerar os indicadores no SGP.
Com os horários das aulas definidos, é necessário organizar o Quadro de Horários para indicar exatamente o dia e o horário das aulas de cada matéria, assim como os professores responsáveis por cada uma delas. Essa função possibilita ao sistema contabilizar a quantidade de aulas previstas para cada disciplina, informação essa que irá constar no indicador de aulas e frequências do SGP.
Após a elaboração e aprovação do quadro de horários, a escola deverá ativá-lo no SIAP. Com o quadro de horários ativo, o professor passará então a fazer os seus planejamentos por turma, cadastrando o conteúdo de cada aula e das tarefas, atividades e demais avaliações a serem aplicadas. O planejamento é fundamental para que o professor tenha controle sobre as aulas ministradas e consiga se certificar de que todo o conteúdo será dado em tempo hábil, cumprindo adequadamente a quantidade de aulas previstas que, conforme já foi dito, constam nos indicadores de aulas e frequência do SGP.
A escola deve lançar diariamente a frequência dos alunos no SIAP. Ao fazer isso, as frequências são automaticamente migradas para os diários dos professores que ministram aulas no dia e no turno em que esse dado foi informado. O professor não pode lançar a frequência de seus alunos no sistema, mas se for necessário, pode alterá-la. Com base na frequência de cada aluno cadastrado no SIAP, o SGP calcula a frequência prevista de cada disciplina, que corresponde à quantidade total de alunos matriculados na matéria, a frequência real, ou seja, a quantidade de alunos que compareceram às aulas, e as faltas.
O diário do professor é um excelente instrumento que o SIAP disponibiliza para que o professor possa acompanhar detalhadamente o desempenho de seus alunos, além de se programar para que todo o conteúdo da matéria seja dado ao longo do ano. Nessa função, é possível fazer as alterações de frequência mencionadas anteriormente, informar as notas que os alunos alcançaram nas avaliações e demais atividades e ainda cadastrar o conteúdo planejado e o conteúdo executado de cada aula. Essas informações, principalmente no que se refere à frequência dos alunos, interferem nos resultados obtidos nos indicadores do SGP.