CEPIs de Ensino Médio

Nessa escola, não existe mais divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia.

 

Podem se matricular estudantes que vão cursar a primeira, segunda ou terceira série do ensino médio. O ensino médio integral é público e gratuito.

Todos os dias, os alunos têm nove (9) aulas que mesclam no horário o Núcleo Básico Comum (História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física) e o Núcleo Diversificado (Estudo Orientado, Protagonismo Juvenil, Eletiva, Preparação Pós-Médio, Projeto de Vida, Prática de Laboratório),

um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço e outro intervalo para o lanche da tarde. Todas as refeições são oferecidas dentro da escola. Os estudantes recebem gratuitamente os livros didáticos que vão apoiálos durante a aprendizagem.

No ensino médio integral os estudantes são incentivados a aprender, mas também a descobrir o que gostam de fazer e o que querem do futuro.

 

Os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o ENEM, incluindo Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química etc., mas também podem escolher matérias Eletivas que combinam mais de uma disciplina e ajudam na aprendizagem.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam de aulas de Projeto de Vida, em que um professor apoia os jovens a definirem os seus sonhos e a traçarem o melhor caminho para alcançá-los.

Na aula de Estudo Orientado, os estudantes recebem o apoio de um professor para organizar os seus estudos. Eles aprendem a planejar melhor o tempo dedicado ao estudo de cada disciplina, descobrem onde e como fazer pesquisas e muito mais.


Os estudantes do ensino médio integral têm a oportunidade de colocar a mão na massa! Eles podem unir teoria e prática nas disciplinas de Biologia, Física e Química nas aulas de Prática de
Laboratório.

Os estudantes do ensino médio integral podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática.
Nos Clubes Juvenis, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola, o que representa um dos princípios da Educação Integral: Protagonismo Juvenil.

Os CEPIs preparam para o Enem e para o mercado de trabalho, com disciplinas e apoio dos professores sempre que precisam!


CEPI é o lugar ideal para fazer novos amigos! Aqui, os alunos dividem muitos momentos juntos, trocando experiências e criando projetos em conjunto.

A escola de tempo integral prepara o aluno para a vida. Além de estudar, o aluno pode tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar seu futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas para garantir um bom ambiente de ensino.