O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

 

Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 seguem abertas até o dia 14 de junho. O prazo vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) preparou um passo a passo que explica como o estudante poderá se inscrever no exame através do link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Na Página do Participante, estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição.
 
Os interessados também podem consultar os resultados dos recursos que tratam das justificativas de ausência (quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente). A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.
 
Pagamento:  Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85,00 até 19 de junho.  Após a realização da inscrição, a página do participante gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado à pessoa inscrita após acesso ao sistema do exame, por meio do login único na plataforma Gov.br. O boleto pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
Nome social: Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.
1. Acesse a Página do Participante em  https://enem.inep.gov.br/participante e selecione o botão “Inscrição”.
 
 
2. Responda à pergunta feita pela assistente virtual para seguir.
 
 
3. Em seguida, insira o número do CPF, a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”.
 
 
4. Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.
 
 
5. Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.
 
 
6. Caso necessite, selecione o recurso de acessibilidade desejado. O participante deve anexar os documentos que comprovem a condição.
 
 
7. Para solicitar tratamento por nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil.
 
 
8. Escolha entre Inglês e Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.
 
 
9. Em seguida, informe qual é a situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola você frequentou durante esta etapa educacional. Esses e outros dados sobre o ensino médio não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.
 
 
10. Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação.
 
 
11. Logo após, responda ao Questionário Socioeconômico.
 
 
12. Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”. Pronto!
 

 
 
Acompanhe as novidades do Enem 2024 no site https://www.gov.br/inep/
 
Em caso de dúvida, ligue 0800 616161 ou acesse https://www.gov.br/inep/pt-br/canais-de-atendimento/fale-conosco 
 
Links importantes:
 
Acesse o edital do Enem 2024
 
Acesse a Página do Participante
 
Acesse a plataforma Gov.br
 
Acesse a página de orientações do Enem
 
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
 
Após a inscrição do aluno no ENEM a unidade escolar deverá inserir no SIGE o número de inscrição do ENEM do aluno e se por algum motivo o aluno não realizou a inscrição no ENEM a unidade escolar deverá selecionar um dos motivos disponibilizados pelo sistema.

 
1. Para inserir o número da inscrição do ENEM no SIGE na ficha do aluno acesse em Lápis Aluno > Ficha do Aluno.
 
 
2. Na aba Dados Pessoais realize a consulta do aluno, para consultar o aluno desejado poderá inserir a matrícula do aluno no campo Matrícula, ou poderá consultar o aluno pelo nome clicando no ícone de LUPA no sistema:
 
 
3. Os dados aluno serão carregados no sistema, após deverá inserir no campo Inscrição do Enem o número de inscrição do aluno, se por algum motivo o aluno não realizou a inscrição no ENEM é necessário selecionar um dos motivos disponíveis no sistema.
 
 
4. Realizado o procedimento, deverá clicar no botão Alterar, para que as informações inseridas na ficha do aluno sejam salvas.
 

 
 
 
 
1. Para emitir o relatório de inscrições do ENEM acesse Lápis Programas > Inscrição ENEM
 
 
2. O sistema irá exibir um relatório completo de todas as turmas de 3° Série contendo sua matrícula, nome completo do aluno e números de inscrição do ENEM, onde a unidade escolar poderá realizar o acompanhamento, realizar o download ou imprimir.