Duplicidade Código INEP

O código INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do aluno é uma identificação única utilizada pelo Ministério da Educação para diversos fins educacionais. O código do INEP é utilizado para rastrear e registrar informações sobre o aluno ao longo de sua trajetória escolar, desde a matrícula até o término dos estudos. O número do INEP é um identificador crucial que facilita a gestão e monitoramento do sistema educacional brasileiro, assegurando a correta atribuição de dados e a participação dos alunos em diversos processos e programas educacionais.
Se você, unidade escolar, verificar no sistema e identificar alunos com erro no código INEP ou duplicidade, entre em contato com o responsável pelo CENSO escolar na Coordenação Regional para realizar a atualização do INEP do aluno.

A atualização do INEP do aluno é realizada pelo responsável do CENSO escolar na Coordenação Regional. Para realizar a consulta e posteriormente a atualização, siga os passos abaixo:

Para realizar a consulta do INEP do aluno, acesse o site do Censo Escolar através do link: https://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/
  1. No menu lateral esquerdo, clique em Aluno > Cadastro > Pesquisa.
  2. Após isso, realize a consulta do aluno. Para consultar o aluno, você poderá utilizar a identificação única, CPF, nome e data de nascimento. Logo em seguida, clique em Pesquisar.

3. Após realizar a pesquisa, o sistema irá trazer todas as informações do aluno, incluindo o código INEP. O código do INEP aparecerá com a nomenclatura “Identificação Única“.

OBS: Se o código INEP do aluno apresentar divergência em relação ao SIGE, será necessário atualizar o código INEP do aluno através do MAN6.

Para atualizar o código INEP do aluno, deverá acessar o MAN6.

1. Acesse a Intranet através do link: https://intra.educacao.go.gov.br/ com seu usuário e senha.
    2. Ao acessar, clique em MAN6 – Manutenção de Matrícula:
    3. No menu Cadastro, acesse Atualização Código INEP Aluno.
    4. Ao acessar, você poderá pesquisar o aluno pelo número da matrícula, nome do aluno, nome da mãe ou nome do responsável.
    5. Após realizar a consulta do aluno, insira o código do INEP do aluno e clique em Alterar. Após clicar em Alterar, o sistema exibirá a mensagem “Registro atualizado com sucesso!“.