A Função Progressão Parcial é destinada aos alunos em dependência de alguma disciplina do ano/semestre letivo anterior. O sistema permite que o aluno seja alocado na série subseqüente e, ao mesmo tempo, cursar a progressão parcial das disciplinas pendentes. O Sistema também aceita que um aluno faça somente a Progressão Parcial, mesmo que não esteja alocado em nenhuma turma.
Para Iniciar…
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.
1. Ano Letivo
Ativar o Ano Letivo
1.Semestre
Ativar o Semestre
A função Progressão Parcial no Lápis Movimentação permite cadastrar a nota final do aluno que está cursando a progressão parcial na unidade escolar e também permite trocar a situação final do aluno em progressão parcial.
A função é subdividida em:
- Nota Final
- Trocar Situação
Veja como utilizar as funcionalidades da Progressão Parcial.
É o local onde o usuário irá inserir a nota final do aluno em progressão. Para isso o usuário deverá acessar o lápis movimentação, identificar a função Progressão Parcial e escolher a opção Nota Final. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a página “Cadastrar Nota Final da Progressão Parcial.”
Na página “Cadastrar Nota Final da Progressão Parcial”, selecionar a composição de ensino, série e a disciplina que o aluno está cursando a progressão parcial. Ao inserir as informações escolares os dados do aluno serão carregados automaticamente. Informar no campo “Nota” a nota final do aluno e clicar no botão salvar.
Essa função é utilizada para trocar a situação do aluno em progressão parcial. Existem as seguintes situações para o aluno em progressão parcial:
- NORMAL: aluno em curso;
- DESISTENTE: aluno que desistiu do curso durante o ano/semestre letivo;
- EVADIDO: aluno com o qual a escola perdeu o contato, paralisando os estudos durante o ano/semestre letivo.
- FALECIDO: aluno que faleceu durante o ano/semestre letivo;
- TRANSFERIDO: aluno que foi transferido da escola durante o ano/semestre letivo;
Para trocar a situação do aluno em progressão o usuário deverá acessar o lápis movimentação, identificar a função Progressão Parcial e escolher a opção Trocar Situação. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a página “Trocar Situação de Aluno em Progressão Parcial.”
Na página “Trocar Situação de Aluno em Progressão Parcial” informar a matrícula do aluno. Ao colocar a matrícula as informações da progressão parcial do aluno, como: composição, série, semestre, disciplina e situação serão carregadas automaticamente. É preciso clicar sobre essas informações para preencher os campos correspondentes, em seguida informar a situação atual, ou seja, a nova situação do aluno. Clicar no botão alterar para salvar a troca de situação do aluno.