Funcionalidade cujo objetivo é a criação de turmas para o ano letivo em aberto. No SIGE as turmas são pré-liberadas pelo sistema de Reordenamento de Matrícula, administrado pela Gerência da Rede de Ensino (GEARE) da SEDUC. Após aprovado o reordenamento, o arquivo de autorização de turmas é liberado diretamente no SIGE (Escolas online) ou disponível na intranet (Escolas Locais) e só após a atualização deste arquivo, a escola poderá iniciar o cadastro das turmas.
- Cadastrar: cadastra as turmas pré-liberadas pela GEARE.
- Trocar Situação: extingue ou desativa uma turma.
- Justificativa: justifica eventuais distorções. Apresenta dois subitens:
- Poucos Alunos: a escola justifica o porquê de uma turma estar com poucos alunos;
- Alunos Excedentes: a escola justifica a razão de uma turma ter uma quantidade de alunos acima do permitido.
Para Iniciar…
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.
1. Ano Letivo
Ativar o Ano Letivo
1.Semestre
Ativar o Semestre
Para fazer o cadastro de turmas é necessário que elas estejam liberadas e autorizadas pelo reordenamento do ano letivo corrente.
Você pode acessar esta função no Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar
Você será direcionado para a página abaixo. Observe que nela há duas lupas que possibilitam acessar informações distintas.
- Na primeira lupa encontramos a lista de turmas autorizadas no reordenamento para trabalhar no ano e no semestre letivo ativo.
- Na segunda lupa temos as turmas ativadas pela escola.
O fato de o Reordenamento ter autorizado várias turmas, não quer dizer que a escola utilizará todas elas. A unidade escolar só utilizará as turmas que forem necessárias para atender à sua demanda, ou seja, se o número de alunos previstos for maior que o de alunos efetivados, a unidade escolar poderá diminuir o número de turmas conforme a sua demanda.
A imagem a seguir mostra as turmas autorizadas pelo Reordenamento que serão ativadas pela unidade escolar.
Para ativar uma turma, clique na linha desejada e você será redirecionado para a tela de cadastro. A tela apresentará a maioria dos dados já cadastrados pelo Coordenador de Matrícula de Sua Regional e aprovados pela Gerência de Avaliação da Rede de Ensino (GEARE). Caso haja necessidade de alteração nos dados, entre em contato com a sua regional. Para cadastrar uma turma, faça o seguinte:
- Dê um nome para a turma: procure dar uma nomenclatura que possibilite a identificação da mesma de modo prático e fácil nos relatórios do sistema. Aconselhamos utilizar as letras do alfabeto, pois esse é o padrão mais utilizado em todo o país, o que facilita os relatórios de gestão. Nunca coloque somente a letra, informe a série e letra correspondente. Ex.: 1ºA, 1ªA, etc…
- Caso esteja em uma escola conveniada, verifique se esta turma tem ou não convênio com o Estado. O sistema permite que a escola conveniada utilize o sistema para controlar turmas que não são do estado, bastando informar no cadastro.
- Informe o horário de funcionamento da turma em horas e minutos. Esta informação é utilizada pelo Educa Censo e define se uma escola é de horário integral ou parcial.
- Selecione uma das salas liberadas. A unidade escolar deve tomar cuidado ao selecionar a sala que corresponde à realidade da escola. Uma vez que você seleciona a turma em uma determinada sala, as informações sobre o quantitativo de alunos utilizarão estes dados para dizer quando uma turma está ou não sobrecarregada ou com menos alunos do que se espera. O sistema mostrará a capacidade física e legal, levando em conta a sala informada.
Todas as decisões da SEDUC se baseiam nos dados do SIGE. Um dado sem qualidade poderá interferir em perda de benefícios à escola, o que pode fazer com que a escola deixe de receber alunos da matrícula, passe a trabalhar com turmas vazias ou muito cheias, etc.
A unidade escolar deve informar sempre que uma turma for extinta. Assim, é possível:
- Liberar a sala para outras funções;
- Retirar a sala da frequência diária;
- Permitir a modulação dos professores em outras turmas;
- Realizar a atualização dos relatórios gerenciais.
Para trocar a situação, acesse o Lápis Período Letivo > Turmas > Trocar Situação
Você será direcionado para a seguinte página:
- Selecione a turma que deseja alterar o status;
- Selecione a situação desejada;
- Coloque a data;
- Clique em “Alterar”.
Para colocar a situação da turma como “Extinta”, a escola deverá analisar bem a decisão, pois uma vez extinta a turma ficará indisponível no SIGE.
Uma turma extinta abre vaga no quadro de turmas da unidade escolar, possibilitando o cadastro de outra turma, porém essa opção só estará disponível caso no reordenamento cadastrado para a unidade escolar haja uma reserva técnica, assim pode-se liberá-la para ser utilizada conforme a necessidade da escola.
Caso haja algum aluno com situação “Cursando” na turma, o sistema não irá permitir a troca de status. Neste caso, faça primeiro o remanejamento dos alunos para outra turma.