Funcionalidade cujo objetivo é a criação de turmas para o ano letivo em aberto. No SIGE as turmas são pré-liberadas pelo sistema de Reordenamento de Matrícula, administrado pela Gerência da Rede de Ensino (GEARE) da SEDUC. Após aprovado o reordenamento, o arquivo de autorização de turmas é liberado diretamente no SIGE (Escolas online) ou disponível na intranet (Escolas Locais) e só após a atualização deste arquivo, a escola poderá iniciar o cadastro das turmas.

  • Cadastrar: cadastra as turmas pré-liberadas pela GEARE.
  • Trocar Situação: extingue ou desativa uma turma.
  • Justificativa: justifica eventuais distorções. Apresenta dois subitens:
    1. Poucos Alunos: a escola justifica o porquê de uma turma estar com poucos alunos;
    2. Alunos Excedentes: a escola justifica a razão de uma turma ter uma quantidade de alunos acima do permitido.

Para Iniciar…

 

Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.

1. Ano Letivo

Ativar o Ano Letivo

1.Semestre

Ativar o Semestre

Para fazer o cadastro de turmas é necessário que elas estejam liberadas e autorizadas pelo reordenamento do ano letivo corrente.

 

Você pode acessar esta função no Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar

 

 

Você será direcionado para a página abaixo. Observe que nela há duas lupas que possibilitam acessar informações distintas. 

 

  1. Na primeira lupa encontramos a lista de turmas autorizadas no reordenamento para trabalhar no ano e no semestre letivo ativo.
  2. Na segunda lupa temos as turmas ativadas pela escola.

 

O fato de o Reordenamento ter autorizado várias turmas, não quer dizer que a escola utilizará todas elas. A unidade escolar só utilizará as turmas que forem necessárias para atender à sua demanda, ou seja, se o número de alunos previstos for maior que o de alunos efetivados, a unidade escolar poderá diminuir o número de turmas conforme a sua demanda.

 

A imagem a seguir mostra as turmas autorizadas pelo Reordenamento que serão ativadas pela unidade escolar.

 

 

Para ativar uma turma, clique na linha desejada e você será redirecionado para a tela de cadastro. A tela apresentará a maioria dos dados já cadastrados pelo Coordenador de Matrícula de Sua Regional e aprovados pela Gerência de Avaliação da Rede de Ensino (GEARE). Caso haja necessidade de alteração nos dados, entre em contato com a sua regional. Para cadastrar uma turma, faça o seguinte:

 

  1. Dê um nome para a turma: procure dar uma nomenclatura que possibilite a identificação da mesma de modo prático e fácil nos relatórios do sistema. Aconselhamos utilizar as letras do alfabeto, pois esse é o padrão mais utilizado em todo o país, o que facilita os relatórios de gestão. Nunca coloque somente a letra, informe a série e letra correspondente. Ex.: 1ºA, 1ªA, etc…
  2. Caso esteja em uma escola conveniada, verifique se esta turma tem ou não convênio com o Estado. O sistema permite que a escola conveniada utilize o sistema para controlar turmas que não são do estado, bastando informar no cadastro.
  3. Informe o horário de funcionamento da turma em horas e minutos. Esta informação é utilizada pelo Educa Censo e define se uma escola é de horário integral ou parcial.
  4. Selecione uma das salas liberadas. A unidade escolar deve tomar cuidado ao selecionar a sala que corresponde à realidade da escola. Uma vez que você seleciona a turma em uma determinada sala, as informações sobre o quantitativo de alunos utilizarão estes dados para dizer quando uma turma está ou não sobrecarregada ou com menos alunos do que se espera. O sistema mostrará a capacidade física e legal, levando em conta a sala informada.

 

Todas as decisões da SEDUC se baseiam nos dados do SIGE. Um dado sem qualidade poderá interferir em perda de benefícios à escola, o que pode fazer com que a escola deixe de receber alunos da matrícula, passe a trabalhar com turmas vazias ou muito cheias, etc.