A funcionalidade Documentos no Lápis Documentos permite realizar a emissão de documentos oficias da escola, que necessitam de assinatura da gestão escolar. Está subdividido em:

 

  1. Acompanhamento Pedagógico
  2. Livro de Matrícula
  3. Ata de Resultados Finais
Veja a seguir os documentos existentes em cada funcionalidade e como utilizá-los. 

Para Iniciar…

 

Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.

1. Ano Letivo

Ativar o Ano Letivo

1.Semestre

Ativar o Semestre

1. Acompanhamento Pedagógico

Contém todos os documentos referentes ao acompanhamento pedagógico e documentos oficiais do aluno, são eles:

Imprime o diário de classe conforme cadastramento realizado no Lápis Movimentação. 

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no Lápis Documentos > Documentos > Acomp. Pedagógico > Diário de Classe. A funcionalidade está subdividida em:

 

  1.  Frequência e Conteúdo 
  2. Resumo Final
 
 

1. Frequência e Conteúdo: Imprime o diário para ser utilizado pelo professor em sala de aula, conforme a ordem de chamada cadastrada no Lápis movimentação.

 

Você pode acessar essa funcionalidade no Lápis Documentos > Documentos > Acomp. Pedagógico > Diário de Classe > Frequência e Conteúdo

 

 

Na tela Diário de Classe, informe a composição de ensino, série, turno, turma, disciplina (ao selecionar a disciplina o nome do professor irá aparecer automaticamente), o mês, o tipo do diário de classe (o sistema disponibiliza dois documentos neste item, são eles: frequência e notas ou conteúdo trabalhado) e clique em Gerar Relatório.

 

 

2. Resumo Final: Relatório para o professor que exibe as médias bimestrais e situação final de todos os alunos de uma determinada turma e disciplina.

 

 

Você pode acessar essa funcionalidade no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Diário de Classe > Resumo Final

 

Na tela Resumo Final informe a composição de ensino, a série, turno e a turma. Ao informar a turma o modo de visualização a ser selecionado irá aparecer automaticamente, selecione e clique em gerar relatório.

 

 

 

 

 

Esta funcionalidade consiste em gerar um documento para alunos que possuem um determinado número de faltas. O sistema mostra o nível em que o aluno se encontra em relação ao total de faltas permissíveis, diferenciando a situação por cores. O alerta de falta pode ser emitido para um ou vários alunos ao mesmo tempo.

 

Entendendo Melhor: A frequência no qual esta função se refere é a frequência bimestral que consta no canhoto do diário do professor.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Alerta de Faltas. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Alerta de Faltas.

 

Na tela alerta de faltas informe a composição de ensino, a série, turno, turma, selecione o (s) aluno(s) e clique em gerar relatório.

 

 

 

 

 

 

O AMAI é um programa da rede estadual da educação que consiste no Acompanhamento do Aluno infrequente. O SIGE disponibiliza a ficha que deverá ser preenchido para o acompanhamento de alunos infrequentes.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Ficha do AMAI. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela AMAI – Apoio e Monitoramento do Aluno Infrequente – Ficha.

 

Na tela AMAI – Apoio e Monitoramento do Aluno Infrequente – Ficha informe a matrícula do aluno e clique em gerar relatório.

Esta funcionalidade tem como objetivo a geração de boletins dos alunos. A função permite a impressão de um ou mais alunos de uma só vez e configura até dois boletins por folha.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Boletim Escolar. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Boletim Escolar.

 

 

Na tela Boletim Escolar informe a composição de ensino, série, turno, turma, selecione o (s) aluno (s) e clique em gerar relatório.

 

 

 

Esta funcionalidade permite o cadastramento e impressão do Histórico Escolar do aluno a partir das notas cadastradas no Lápis Movimentação em todas as unidades escolares por onde o aluno passou. O histórico une informações e permite várias formas de configuração atendendo a diversas particularidade de cada unidade escolar.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Histórico Escolar. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Histórico do Aluno.

 

O histórico do aluno é dividido em cinco abas:

1° Aluno

2° Tipo de Histórico

3° Cadastro

4° Observação

5° Atos Legais

 

Na tela Histórico do Aluno, aba Aluno informe a matrícula e clique em consultar. Ao consultar será direcionado (a) para a aba Tipo de Histórico, selecione o histórico que deseja emitir e clique em próximo. Ao clicar em próximo será direcionado para aba Cadastro, se for inserir o histórico do aluno clique em Novo Aluno e preencha as informações solicitadas, ao finalizar clique em próximo. Caso queira somente visualizar ou emitir o histórico do aluno, basta clicar diretamente em próximo. Ao clicar em próximo será direcionado (a) para a aba Observação, caso tenha alguma observação a ser feita, descreva e clique no botão salvar, em seguida clique em próximo. Ao clicar em próximo será direcionado (a) para a aba Atos Legais, que constará todas as leis que regem a unidade escolar, clique em visualizar, selecione o histórico a ser emitido e clique no botão Ok.

 

Funcionalidade que permite a geração da Ficha Individual do aluno.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Ficha Individual. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Ficha Individual.

 

 

Na tela Ficha Individual informe a composição de ensino, série, turno, turma, selecione o (s) aluno (s) e clique em gerar relatório.

 

Esta funcionalidade permite a geração do Certificado de final de curso. Estão disponíveis no sistema certificados para o Ensino Médio e EJA.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Certificado. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Certificado.

 

 

Para gerar o Certificado informe o ano de conclusão, a composição de ensino, série, turno, turma, no certificado com borda, escolha sim ou não, informe se é 1º via ou 2° via, no campo registro selecione sim ou não, marque o (s) aluno (s) e clique em gerar relatório.

 

 

 

 

Funcionalidade que permite a geração de declarações, podendo ser: declaração de frequência, declaração de transferência e declaração de escolaridade.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Declaração.  Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela declaração.

 

Na tela declaração informe a matrícula do aluno, selecione o tipo de documento, ou seja, se é declaração de frequência, declaração de transferência ou declaração de escolaridade, na observação selecione sim ou não e defina as assinaturas exigidas, podendo optar por uma ou pelas duas assinaturas, secretário (a) e diretor (a). Após preecher todos os campos clique no botão gerar relatório. 

 

Funcionalidade de emissão do Diploma para alunos do PROEJA, ou seja,  educação profissionalizante. 

 

Regras para gerar o Diploma:

  1. Ter o CPF vinculado na ficha do aluno;
  2. Ter código de autenticação informado para que seja feita a inclusão no Banco de Dados;
  3. Ter cursado todas as séries da composição de PROEJA que deseja emitir;
  4. Ter os históricos do PROEJA, de todas as séries, validado no sistema SIGE;
  5. Estar aprovado na última série da composição de ensino do PROEJA.
 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Diploma.  Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Diploma.

 

 

Na tela Diploma informe o ano de conclusão, composição de ensino, a série, turno, turma e no campo via você pode optar por 1ª via ou 2ª via. Após preencher todos os campos clique no botão gerar relatório.

 

 

Funcionalidade que permite a geração de uma advertência para o aluno.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Advertência. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Advertência.

Na tela advertência informe a matrícula do aluno, selecione os motivos pelos quais o (a) aluno (a) foi advertido (a), caso tenha uma observação a ser feita, descreva no complemento, selecione o nome do professor (a), no item “o aluno recusou a assinar o documento” marque sim ou não e clique em gerar relatório.

A finalidade dessa funcionalidade é encaminhar para o ministério público a relação de alunos que foram matriculados na escola com responsável não legal do aluno, ou seja, informou o responsável, mas este não tinha a guarda legalizada do aluno.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Acomp. Pedagógico > Notificação MP/CT.  Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Notificação Para Ministério Público e Conselho Tutelar, menores de 18 anos. 

 

 

 

 

Para gerar o documento informe o período de matrícula, composição de ensino, a série, turno, turma, número do ofício, marque o aluno e clique em gerar relatório.

 

 

2. Livro de Matrícula

Funcionalidade que permite a geração do livro de matrícula da escola. O Livro de Matrícula contém informações pessoais do aluno e dados escolares dos alunos.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Livro de Matrícula.  Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Livro de Matrícula.

 

Na tela Livro de matrícula selecione a composição de ensino, série, turno, turma e clique em gerar relatório.

3. Ata Resultados Finais

Funcionalidade que permite a geração da Ata de resultados finais da escola. A função permite a impressão da ata de qualquer ano letivo trabalhado no sistema.

 

Você pode acessar essa funcionalidade através do SIGE no lápis documentos > documentos > Ata Resultados Finais. A funcionalidade está subdividida em:

 

  1. Regular
  2. Progressão Parcial

1. Regular: Refere-se à Ata de Resultados Finais dos alunos do ensino regular.

 

Para gerar o documento, basta acessar essa funcionalidade no lápis documentos > documentos > Ata Resultados Finais > Regular. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Ata de Resultados Finais.

Na tela Ata de Resultados Finais, selecione a composição de ensino, série, turno, turma e clique em gerar relatório.

2. Progressão: refere-se à Ata de Resultados Finais dos alunos em progressão parcial.

 

Para gerar o documento, basta acessar essa funcionalidade no lápis documentos > documentos > Progressão Parcial. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a tela Ata de Resultados Finais Alunos em Progressão Parcial.

 

Na tela Ata de Resultados Finais Alunos em Progressão Parcial selecione a composição de ensino e clique em gerar relatório.