Renovação de Matrículas

A Renovação da Matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar e consiste na confirmação do aluno se irá ou não permanecer na mesma escola através do Termo de Renovação de Matrícula.

O processo inicia-se com a notificação da Unidade Escolar a todos os alunos/responsáveis através do Termo de Renovação de Matrícula.

Mas o que é o Termo de Renovação de Matrícula?

O termo de renovação de matrícula é um documento oficial da escola que deverá ser entregue a todos os alunos no final de cada ano letivo, para que os mesmos confirmem ou não a permanência na Unidade de Ensino. A Unidade de Ensino orientará os alunos a entregarem o termo no período determinado no calendário de Matrícula Informatizada, com a marcação do desejo ou não da permanência na escola. Todos os alunos devem devolver o termo devidamente marcado e assinado, mesmo os que não farão a renovação. Para os optantes à permanência na unidade de ensino, deverá anexar um comprovante de endereço na entrega do termo de renovação.

Imprimindo o Termo de Renovação

O termo de Renovação de Matrícula é encontrado no SIGE no lápis Documentos > Relatórios > Matrícula > Termo de Renovação. O termo de renovação é gerado para cada aluno da unidade.

Ao selecionar a função, a turma deve ser escolhida para exibir a lista dos alunos e assim selecioná-los para gerar os termos de renovação nomeados para cada aluno de acordo com o cadastro na escola. Veja a tela a seguir e prossiga da seguinte forma:

• Selecione a turma desejada navegando pelos combos de composição, série, turno, semestre e turma. Se preferir, localize a turma pela lupa e depois clique no ícone verificar (V).
  • Marque um, todos ou os alunos para qual deseja imprimir o termo;
  • Clique em GERAR RELATÓRIO.

Ao gerar o relatório, o sistema irá gerar um termo para cada aluno que foi selecionado na tela anterior.

O aluno/responsável deverá preencher o termo de renovação e devolver para a unidade escolar no período estabelecido no calendário de matrícula, marcando se deseja ou não renovar sua matrícula. Ao marcar “Sim – eu quero renovar” o aluno/responsável deverá anexar comprovante de endereço junto com o termo de renovação.

Procedimentos para Renovação no SIGE

No período estipulado no calendário de matrícula, a unidade escolar deverá renovar os alunos no sistema, para isto acesse o Lápis Alunos > Matrícula > Renovação.

Ao acessar a renovação o sistema exibe os campos para selecionar a turma de origem e a turma de destino.

No campo origem selecione a turma, informando a composição, série, turno, semestre e turma ou escolhendo a turma diretamente pela lupa. A lista de alunos é carregada e nela marcam-se os alunos que serão renovados para a turma seguinte. No campo destino informa-se a composição, o semestre, a série, o turno e a turma desejados, ou busca-se através da lupa.

A parte onde contém:

exibe os alunos mediante a opção escolhida:

1. Se o item selecionado for “NÃO RENOVADOS” a listagem dos alunos que não foram renovados até o momento é exibida;
  2. Se o item selecionado for “RENOVADOS” a listagem dos alunos que já foram renovados é exibida;
  3. Se o item selecionado for “TODOS” são exibidos a listagem de todos os alunos, e não renovados.

Caso algum aluno seja renovado de forma equivocada, é possível cancelar a Renovação. Para cancelar, basta ir à funcionalidade Renovação, no item “Listar”, selecione a opção “Renovados”, depois clique em Excluir na linha do Aluno que deseja cancelar a Renovação.

É preciso salientar que a renovação é uma das etapas importantes no fechamento do ano ou semestre letivo. A renovação de matrícula garante aos alunos da unidade escolar a vaga na continuação dos estudos. A não renovação dos alunos abre vagas para outros alunos que participarão do processo seletivo de matrícula.