Procedimentos disciplinares é uma função no SIGE que permite a unidade escolar cadastrar atos indisciplinares de alunos, ou ainda vítima de uma ação.
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE:
1- Ativar Ano Letivo 2- Ativar Semestre
O cadastro é realizado através do SIGE no Lápis Alunos > Procedimentos Disciplinares.
Ao clicar sobre a função o usuário é direcionado a tela “Procedimentos Disciplinares.”
Conforme imagens abaixo:
Para cadastrar é necessário inicialmente informar a matrícula do aluno, dessa forma o nome do aluno e a turma serão carregados automaticamente. Selecione o tipo de ocorrência, estão disponíveis às seguintes opções:
- Agressão verbal, psicológica ou física
- Drogas (lícitas, ilícita, uso, porte ou tráfico)
- Infrações penais contra o patrimônio
- Porte de arma
- Violência sexual
- Manifestações de atitudes racistas ou injúria racial
- Furto ou roubo
- Bullying
- Ameaças à comunidade escolar
- Invasão ou ocupação escolar
Após selecionar a ocorrência, informar a data, digitar a descrição, buscar na lupa o servidor que relatou a anotação e selecionar o tipo de medida disciplinar aplicada ao aluno, têm-se as seguintes opções:
- Advertência
- Suspensão
- Transferência para outra unidade
Depois de selecionar a medida disciplinar clicar no botão INCLUIR para salvar o cadastro.