Entenda a sua Sala de Aula – Professor
Nesse tutorial, vamos apresentar os elementos que compõem os menus do Google Sala de Aula para Professores.
Os itens serão demonstrados um a um, seguidos de uma explicação de suas funcionalidades.
Ao logar e acessar o Google Sala de Aula, essa será sua página principal.
Aqui estarão suas turmas e funções relacionadas a cada uma elas.
Ao lado esquerdo da página do Google Sala de Aula, temos as seguintes opções:
1 – Para corrigir: Contém os materiais disponíveis para correção de suas turmas. Também é possível escolher uma turma específica.
2- Agenda: Contém o calendário relacionado as suas turmas. Também é possível visualizar uma turma específica.
OPÇÕES DE TURMA:
3 – Menu de ações rápidas relacionadas a turma:
Copiar link do convite: Nele você pode obter de forma rápida o código para acesso da turma em questão.
Editar: De forma rápida você pode mudar as informações mostradas na descrição da turma.
Copiar: Aqui você tem a função de duplicar a turma (criar uma cópia), para utilização da maneira que desejar.
Arquivar: Ao arquivar uma turma, ela não pode mais ser visualizada pelos alunos, somente pelo professor.
4 – Diário de classe da turma.
5 – Pasta da turma no Google Drive, onde é possível postar arquivos que possam ser acessados pelos alunos.
Ao lado direito da página do Google Sala de Aula, temos as seguintes opções:
1 – Ícone “+”:
Participar da turma: Aqui você pode usar um código para entrar em uma turma.
Criar turma: O primeiro passo para iniciar uma nova turma.
2 – Ícone Google Apps: Os aplicativos da plataforma Google são acessados nesse menu.
Ao selecionar uma turma, essa será a página principal (Mural), e suas respectivas funções:
1 – Menu Principal
2 – Próximas Atividades
3 – Menu Secundário
4 – Configurações da Turma
5 – Informações da Sala
6 – Quadro de Avisos
1 – Turmas: Nesse item você retorna ao menu onde estão as suas turmas.
2 – Agenda: Acesso ao calendário das suas turmas.
Aba Cursos:
3 – Para corrigir: Contém os materiais disponíveis para correção de suas turmas.
4 – Turmas: Acesso rápido as suas turmas.
5 – Turmas arquivadas: Menu onde estarão suas turmas arquivadas. Uma vez arquivada ela não é mais visível aos alunos, somente ao professor.
Também é o caminho por onde se exclui uma turma, pois ela tem de ser primeiro arquivada para depois ser deletada.
6 – Configurações: Onde você terá acesso à alterações do seu Perfil, como: alterar senha, mudar foto e nome de exibição. Alteração de notificações e comentários também podem ser feitas.
As atividades marcadas ou agendadas estarão nessa janela:
Mural: É a pagina principal da turma selecionada.
Atividades: Página onde é possível criar atividades e perguntas, usar tópicos para organizar as atividades em módulos ou unidades, ordenar os trabalhos do jeito que você quer que os alunos vejam. Agendar atividades e postar conteúdos específicos para a turma selecionada na pasta da turma do Google Drive.
Pessoas: Todos os participantes da turma estão nessa aba. É possível adicionar outros professores e alunos nesse menu.
Notas: Página onde você faz o controle das notas dos alunos da turma.
Detalhes da Turma:
Configuração das informações da turma, que serão exibidas a todos.
Ativar, desativar, redefinir, gerar cópia ou link do código da turma.
Mural:
Selecionar quem pode efetuar postagens e comentários. Alterar os tipos de atividades que podem ser exibidos no mural.
Avaliação:
Cálculo de notas, escolha de sistema de notas (sem nota final, total de pontos ou nota ponderada por categoria), opção de exibir ou não a nota para alunos, adição de categorias e pontos padrão das notas.
1 – Informações gerais da turma.
2 – Selecionar tema da capa da turma.
3 – Modificar capa da turma com foto.
Em “Selecionar tema”, é possível modificar a imagem de capa da turma com temas do próprio Google. Os temas estão separados por disciplinas.
Se preferir inserir uma imagem própria, basta clicar em “Fazer upload de foto”.
1 – Escreva um aviso para a sua turma.
2 – Reutilizar uma postagem:
Selecionando essa opção, qualquer postagem que tenha feito anteriormente, pode ser reenviada, para qualquer turma.
Na janela: “Escreva um aviso para a sua turma”, você pode escolher a turma, os alunos, ou até a turma toda para receber o aviso.
Também é possível postar arquivos diretos do Google Drive, de algum site por Link, arquivos direto do seu computador ou até um vídeo do YouTube.