A função permite ao usuário trocar a situação do aluno regular de acordo com a real situação do aluno na unidade escolar.

As situações disponíveis no sistema são:

• NORMAL: aluno em curso;
  • DEIXOU DE FREQUENTAR: aluno que desistiu do curso durante o ano/semestre letivo;
  • FALECIDO: aluno que faleceu durante o ano/semestre letivo;
  • TRANSFERIDO: aluno que foi transferido da escola durante o ano/semestre letivo;

O usuário tem a capacidade de trocar a situação do aluno, para que mantenha o registro atualizado, refletindo com precisão as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Ao mudar a situação para NORMAL, o sistema verifica se a turma tem capacidade suficiente para acomodar o aluno.

Caso a turma não possua capacidade, o sistema emitirá a mensagem: Não é possível realizar a operação, a turma do aluno não possui vaga disponível.

OBS1: Não aplicável para escolas:
• Privadas com convênio;
• Municipais ou com convênio com o município;
• Com característica: Escola Militar; Escola especial com escolarização.

OBS2: O sistema NÃO permite a alteração das situações:
• “deixou de frequentar” ou “falecido”, para “normal” ou “transferido”;
•  “Transferido” para “deixou de frequentar” ou “falecido.
O seguinte erro será exibido na tela caso tente realizar esta operação:

Não é possível realizar a operação situação atual do aluno, não pode ser alterada para situação selecionada.

Como Trocar Situação do Aluno Regular?

Para trocar a situação de um aluno regular o usuário deverá acessar o lápis movimentação e identificar a função Trocar Situação. Ao clicar sobre a função será direcionado (a) para a página “Trocar Situação do Aluno.”

Na página “Trocar Situação do Aluno,” informar a matrícula do aluno. Ao colocar a matrícula do aluno as informações da situação atual do aluno e a turma atual do aluno serão carregadas automaticamente.  Na troca de situação selecionar a situação e informar a data da troca de situação. Finalizar clicando no botão incluir.