Nesta função o administrador do sistema irá definir quais servidores cadastrados e modulados no SIGE poderão ter acesso ao sistema e o tipo de perfil a ser liberado.

Utilização da Função Usuários

A função Usuários é subdividida em duas funcionalidades, as quais permitem o administrador da escola  conceder acesso ao SIGE e realizar a alteração de senha. O responsável pelo sistema deve analisar com cuidado, pois a concessão de acesso é somente aos servidores que realmente necessitam acessar o SIGE. Veja como utilizar as funcionalidades de usuários:

1. Acesso

Nesta funcionalidade define-se o servidor e o tipo de acesso que o mesmo terá. O sistema disponibiliza os seguintes perfis:

Possui total controle sobre todas as funções. É o administrador que dará acesso aos outros funcionários que irão acessar o SIGE e determinará o que poderá ser feito.

Desempenha as mesmas funções do item anterior, no entanto, esse perfil deve ser selecionado apenas pelas escolas municipais.

Atualmente em desuso.

Realizam somente os cadastros de alunos em programas Educacionais.

Usuário que tem permissão apenas para visualizar as telas e gerar relatórios e documentos, não podendo fazer nenhuma alteração nos cadastros.

Realiza cadastros de notas e faltas, consultas e cadastro em programas. Ele é limitado apenas à criação de usuários e as parametrizações da escola.

Para conceder acesso ao SIGE o usuário com perfil de administrador da escola deverá acessar o Lápis Período Letivo, identificar a função usuários e escolher a opção acesso. Ao clicar sobre a funcionalidade será direcionado (a) para a página “Acesso” onde irá cadastrar os dados do servidor.

Na página Acesso, o usuário deverá  ter em mãos os dados pessoais do servidor (a) para cadastro.

• Informar o CPF do servidor (a)
  • Conferir o Nome Completo do Servidor (a)
  • Informar o Telefone
  • Informar o e-mail
  • Anotar a senha temporária antes de clicar no botão incluir
  • Selecionar o perfil de acesso
  • Na situação selecionar ATIVO
  • Clicar no botão incluir
2. Alterar Senha

Nesta funcionalidade pode-se trocar a senha de acesso ao SIGE do servidor. Para isso o usuário deverá acessar o Lápis Período Letivo, identificar a função usuários e escolher a opção “Alterar Senha.” Ao clicar sobre a funcionalidade será direcionado (a) para a página de alteração de senha.

Na página Alterar Senha, informar a senha antiga, criar a nova senha e repetir a nova senha para confirmação. Finalize o procedimento clicando no botão alterar.