Funcionalidade cujo objetivo é a criação de turmas para o ano letivo em aberto. No SIGE as turmas são pré-liberadas pelo sistema de Reordenamento de Matrícula, administrado pela Gerência da Rede de Ensino (GEARE) da SEDUC. Após aprovado o reordenamento, o arquivo de autorização de turmas é liberado diretamente no SIGE (Escolas online) ou disponível na intranet (Escolas Locais) e só após a atualização deste arquivo, a escola poderá iniciar o cadastro das turmas.

• Cadastrar: cadastra as turmas pré-liberadas pela GEARE.
  • Trocar Situação: extingue ou desativa uma turma.
  • Justificativa: justifica eventuais distorções. Apresenta dois subitens:
    1. Poucos Alunos: a escola justifica o porquê de uma turma estar com poucos alunos;
    2. Alunos Excedentes: a escola justifica a razão de uma turma ter uma quantidade de alunos acima do permitido.