Batepapo Microsoft Teams

Questionamentos durante a live - Parte 1

Nenhum servidor ou aluno é obrigado a utilizar o Teams, estamos apresentando o sistema por suas funcionalidades pedagógicas e porque a SEDUC possui as licenças.

Sim. Todas as lives ficarão disponíveis aqui no Portal Educa.

No próprio Teams, (aplicativos) canto inferior esquerdo tem uma gama de tutoriais para melhores instruções das Funcionalidades.

Fica a critério da UE desde que se atente ao perfil que se atribui aos membros da equipe.

Mediante convite ou pelo e-mail do aluno.

Todo servidor da SEDUC possui e-mail e caso não tenha acesso solicite ao gestor que peça redefinição pelo link – https://sac.educacao.go.gov.br/

O ingresso como convidado é mediante link, mas para que o aluno tenha acesso a todas as funcionalidades ao criar a sala de aula o responsável deverá adicionar o aluno a listagem de integrantes da sala.

Todo membro tem a opção (Gravar) na barra de atalhos.

Certamente. Você poderá fazer reuniões ao vivo com os alunos

Ao agendar a reunião o sistema disponibiliza atribuir perfil de Moderador/Organizador ao docente.

O ingresso pode se dar por um link compartilhado em qualquer local.

Sim. Ao fazer o ingresso tem uma caixa de seleção para compartilhar Áudio e Vídeo

Quando você vai compartilhar o conteúdo, do lado esquerdo onde você escolhe a tela, tem uma caixa de seleção para compartilhar Áudio

Sim e o docente poderá acompanhar se o mesmo visualizou/atribuiu/devolveu a atividade ou avaliação.

A finalidade é a mesma em programas diferentes, contudo a SEDUC possui o domínio e licenças para o Microsoft Teams o que disponibiliza mais funcionalidades e segurança para os usuários.

Sim, já possuem!

Precisa do e-mail ou caso não tenha basta compartilhar o link de ingresso na sala.

Os alunos deverão ser incluídos em turma na criação da mesma pelo administrado da mesma.

Ao abrir os aplicativos do Webmail (canto superior direito) o sistema vai disponibilizar o atalho do Teams e ao abrir basta escolher “Baixar App para o Windows”.

Não é possível duas reuniões simultâneas na mesma sala assim como não são possíveis dar aulas de português e matemática no mesmo horário e turma.

Ao criar a turma o responsável deve se atentar ao perfil atribuído para o docente na turma.

Não. Os alunos que participarão das aulas pelo Teams devem ter seus acessos de e-mail solicitados pela UE cia SAC e com planilha devidamente preenchida.

O professor pode enviar um convite para o e-mail pessoal do aluno, Hotmail, Gmail, ou pode solicitar junto a UE a criação de e-mail institucional para o aluno

Desde que o docente esteja nas turmas o mesmo poderá compartilhar sua lista de atividades ou avaliação em quantas turmas forem necessárias.

Não. O link é encaminhado separadamente para que cada membro faça o ingresso, caso já esteja na sala ao reunir o sistema fará uma chamada para cada membro solicitando o ingresso.

Alunos são adicionados ao criar a turma ou encaminhado link para ingresso, mas caso o aluno não use e-mail institucional seu acesso será limitado.

Uma vez criada a reunião (Sala de Aula) todos os integrantes permanecem na mesma.

Durante a reunião, se você passar o mouse na tela vai ver a guia de configurações, um dos ícones é um quadrado com uma seta., nele você escolhe o conteúdo para compartilhar

As reuniões podem conter até 300 pessoas e futuramente 1000

Os alunos ainda não possuem e-mail e a UE deverá gerar um SAC com a planilha devidamente preenchida solicitando a criação dos mesmos.