Orientações para publicações de notícias no Blog
Blog
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) está preparando um Blog para as escolas estaduais mostrarem tudo que estão fazendo de bom, de bonito, de importante, de interessante e que possa motivar outras escolas.
Queremos que a sua escola, sala de aula, professor, colega e você mesmo sejam exemplo, tenham seu trabalho reconhecido e multiplicado. Enfim, divulgado! A informação é tudo! A boa informação é tudo de bom!
O Blog é de todos nós! Contamos com a sua participação, colaboração, sugestões, textos e fotos. Seja a fonte de boas notícias e boas reportagens. Participe!
A Comunicação Setorial da Seduc vai coordenar o Blog e estará sempre à disposição para que a sua publicação, informação e notícia cheguem, com eficiência, ao maior número de pessoas e, também, aos veículos de comunicação tradicionais como as rádios, os jornais, às TVs. Afinal, queremos que todos saibam sobre tudo de bom que estamos fazendo, não é?!
Juntos, vamos fazer um Blog muito legal!
Então vamos a algumas dicas iniciais que vão nos ajudar nos textos, fotos, assuntos, publicação e divulgação da sua escola.
O Blog é conhecido como um espaço mais informal de conteúdo, porém precisa ser bem escrito porque vamos dizer ali o que está acontecendo na nossa escola. Então vamos caprichar nos textos. Todo bom texto é claro, é leve, é objetivo e dá o recado!
Use palavras simples, tenha cuidado com a pontuação, faça uso de parágrafos. Os textos não devem ser longos, o que é importante é que sejam bem escritos para que a sua informação seja interessante e lida.
Queremos que as pessoas cliquem, leiam e compartilhem o conteúdo do nosso Blog.
Muitas pesquisas e a experiência aqui da Comunicação mostram que os visitantes dos Blogs, em sua maioria leem o “título”, mas, muito poucos leem a postagem até o final. Então, precisamos fazer com que os títulos do nosso Blog sejam muito bons!
O título deve ser atrativo, útil, forte, poderoso. Precisa chamar a atenção para a leitura! Um bom título exige, também, o cuidado com o seu tamanho até pra ficar visível por inteiro, sem ser cortado. Como padrão vamos adotar o título com 65 caracteres, contando letras e espaços.
As boas fotografias chamam a atenção. Quantas vezes você já se interessou em ler alguma coisa porque achou a foto linda? Então vamos caprichar nas fotos!
Além de lindas, as fotos precisam, de fato, serem bem relacionadas ao seu texto. Aí, o que vai valer mesmo é a sua criatividade. Uma boa dica é: já faça as fotos pensando que serão publicadas no Blog.
Outra dica: escolha as melhores fotos! Faça quantas quiser e puder, mas encaminhe as bem tiradas, que mais irão valorizar o seu texto. Um bom número de fotografias a serem enviadas acompanhando o texto é de três a cinco. A sugestão é que a foto seja na horizontal, com 800 x 500 pixels de resolução.
- Yammer
Os textos e fotos devem ser postados no Yammer (Rede Social da Seduc) ao qual todas as escolas têm acesso. O Yammer será o banco de informações a serem postadas no Blog e a Comunicação Setorial da Seduc fará essa migração do Yammer para o Blog.
Todas as pessoas da escola que têm o e-mail institucional da Seduc podem fazer postagens no Yammer. Então, através do seu e-mail institucional você fará a postagem no Yammer e a Comunicação Setorial fará a postagem no Blog.
Você pode também enviar o material direto para o e-mail do blog jornaleducacao@seduc.go.gov.br
Título: com 65 caracteres, incluindo os espaços.
Foto: na horizontal, cerca de 800px x 500px
Vídeo: na horizontal, gravado em boa qualidade, de 720 a 1000p
Texto: cerca de uma página
Não se esqueça de enviar seu número de telefone para contato! É possível que a gente precise falar com você, combinado?