Formação Educação Financeira: “Aprendendo a lidar com dinheiro”.
O livro “Aprendendo a lidar com o dinheiro” possibilita ao educador trabalhar conceitos como dinheiro e orçamento a partir da abordagem socioemocional, estimulando nos alunos a autonomia, o protagonismo e o empreendedorismo.
Ainda apresenta os conteúdos de matemática – voltados para o 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – de forma prática e por meio de uma linguagem de fácil compreensão em 10 capítulos.
O curso atende demandas curriculares do Ensino Fundamental e, mais que matemática, ensina e orienta os jovens para a tomada de decisões conscientes em suas vidas pessoal e profissional.
Por que Educação Financeira nas escolas?
Porque a Educação Financeira desenvolve a capacidade do jovem de planejar sua vida e a da sua família, bem como a de tomar decisões financeiras mais conscientes e racionais.
O material “Aprendendo a lidar com dinheiro” possibilita ao professor trabalhar com o estudante, na aula de Matemática, conceitos como dinheiro e trabalho, envolvendo questões sociais e mudanças comportamentais, além de estimular o protagonismo dos jovens.
Objetivos e comportamentos esperados:
- Vencer o preconceito e a resistência dos jovens à Matemática;
- Explicitar a aplicação da Matemática no dia a dia dos estudantes;
- Conseguir que os jovens sejam capazes de utilizar esses conhecimentos na sua vida;
- Apoiar o desenvolvimento de projetos que estimulem nos jovens o protagonismo juvenil, o empreendedorismo e autonomia.
Metodologia: a teoria na prática
A metodologia proposta para este trabalho é “dialógica”, isto é, propõe várias formas de diálogo, especialmente entre professores e jovens – trocando ideias, contando experiências, expressando opiniões e visões da realidade.
Todos são sujeitos ativos, contextualizando os conteúdos de matemática para que possam reconhecer seus significados e sua importância social.
Aplicação
Em cada capítulo do Caderno dos professores você verá como planejar e trabalhar os conteúdos de matemática do livro do aluno, aplicando-os em projetos reais relativos à área financeira. Mostrando aos estudantes exemplos que estarão planejando ou já realizando seus projetos, como aplicar os conceitos em seus próprios casos (Projeto dos Jovens).
Os projetos dos alunos podem se basear tanto em casos individuais e/ou familiares, quanto em coletivos e/ou em grupo, afim de lidar com realidade e com seu dinheiro, pensando em ter melhor condição de vida no futuro.