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Baixar Manual da Matrícula 2023
Antes de Solicitar
O que é preciso para solicitar matrícula?
1 - Dados do Responsável
2 - Dados Pessoais do aluno
3 - Contato
4 - Endereço do Aluno
5 - Dados Escolares do Aluno
6 - Escolha das Opções de Escolas
7 - Finalizando a solicitação
Comprovante de Solicitação e Alteração na solicitação
Cancelamento da Solicitação
Antes de Solicitar

1. Lembre-se que as escolas, séries, cursos e turnos são disponibilizadas conforme a oferta de cada escola, caso não esteja aparecendo uma unidade escolar que deseja, talvez é porque ela não oferece a série/turno desejado.

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2. Para saber saber quais escolas estão próximas à você, utilize o link http://cidadao.educacao.go.gov.br nele você encontrará informações de contatos e o que cada escola oferece.

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3. Se você procura vagas para a Educação Infantil e/ou de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, você deverá procurar a Rede Municipal de sua localidade, pois a Rede Estadual só oferece vagas a partir do 6º ano do Fundamental.

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4. Não necessariamente a escola tendo a série, ela irá disponibilizar vagas, pois em alguns casos não há vagas para alunos novos, apenas o contingente da escola, para obter esta informação se ela oferece ou não, você deverá entrar em contato com a própria unidade escolar.

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5. O mesmo acontece com algumas unidades escolares que não participam do processo eletrônico, que é o caso de escolas de tempo integral, conveniadas e militares, para estes casos também será necessário procurar a própria escola.

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6. Alguns campos podem não funcionar em determinados navegadores, aconselhamos o uso do Chrome ou Firefox para a solicitação.

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7. Toda Unidade Escolar da Rede Estadual é Ponto de Atendimento da Matrícula, ou seja, você poderá obter informações de qualquer escola em qualquer unidade.

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8. Se deseja alterar uma solicitação ou reimprimir um comprovante, acesse novamente o site e clique em ALTERAR/IMPRIMIR.

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9. O primeiro período de solicitação de vaga para rede Estadual acontece do dia 23/11/2022 a 11/12/2022 e a efetivação (confirmação da vaga na escola) será do dia 19/12/2022 a 23/12/2022.

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10. O segundo período de solicitação de vaga para rede Estadual acontece do dia 07/01/2023 a 15/01/2023 e a efetivação (confirmação da vaga na escola) será do dia 23/01/2023 a 27/01/2023.

O que é preciso para solicitar matrícula?

A solicitação de matrícula deverá ser feita através do site www.matricula.go.gov.br.

LEMBRE-SE QUE VOCÊ ESTÁ NO SITE DA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E NÃO FAZEMOS MATRÍCULAS NESTE SITE PARA ESCOLAS MUNICIPAIS.

 

Para solicitar a matrícula, o aluno ou responsável deverá acessar este site no período acima munido das seguintes informações:

  • Nome completo do aluno;
  • Data de nascimento do aluno;
  • Nome completo da mãe;
  • Endereço completo e telefone para contato;
  • CPF do aluno ou responsável;
  • Curso, série e turno desejado;
  • 3 opções de escolas.

 

(Nem sempre haverá 3 opções próximas ao aluno, neste caso informe apenas a quantidade existente. É importante frisar que o sistema irá tentar alocar sempre na primeira opção, não havendo vagas suficientes para todos os solicitantes, ele encaminha para a segunda ou terceira opção, sempre respeitando a ordem de preferência. Em alguns casos, o aluno ainda pode ser alocado em uma quarta opção, que não poderá ter mais que 2 km de distância da primeira opção do aluno. O Estado garante a vaga para o aluno na rede estadual, porém não há como garantir a vaga nas opções informadas)

1 - Dados do Responsável

O site da Matrícula é dividido em 7 blocos, o primeiro bloco refere-se aos dados do responsável.

É importante que todos os dados sejam digitados com cuidado, conforme consta no documento do responsável ou do aluno, para que não haja nenhum problema na hora de efetivar a matrícula.

 


  • Os campos com * são campos obrigatórios.
  • Caso seja o aluno o responsável pela própria matrícula, marcar no Grau de Parentesco: O Aluno.
2 - Dados Pessoais do aluno

O bloco 2 do formulário, refere-se aos dados pessoais do aluno.

Preencher todos os dados obrigatórios.

 

 

Caso o aluno possua algum tipo de deficiência, transtorno ou altas habilidades, será exibido um campo para preenchimento:

 

 

 

OBS: Alunos com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação deverão apresentar Laudo Médico na efetivação da Matrícula. 

3 - Contato

Neste campo serão preenchidos os dados de contato do responsável.

 

Preencher todos os campos obrigatórios. É através destes meios que a escola entrará em contato com o aluno e sua família.

 

 

4 - Endereço do Aluno

Assim como os dados de contato, o endereço do aluno é primordial, pois é através dele que a Seduc irá tomar decisões caso não tenha vaga nas opções informadas pelo aluno. 

 

 

Lembramos que os campos com * são obrigatórios. Caso sua rua ou bairro não tenha CEP, utilize o CEP geral do seu município.

5 - Dados Escolares do Aluno

Os dados escolares referem-se as informações de qual curso, série e turno o aluno pretende se matricular.

 

O primeiro passo é marcar qual modalidade de ensino o aluno irá cursar.

 

Lembramos que na Rede Estadual, atendemos apenas alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

 

Para solicitar matrículas para Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, procure a Rede Municipal de sua localidade.

 


 

Marque a modalidade de Ensino, repare que o EJATEC refer-se a uma modalidade a distância, ou seja, online.

 

Após marcar a modalidade, selecione o CURSO, SÉRIE e TURNO desejado.

 

A alocação do aluno dará sempre prioridade a escolha do turno informada pelo aluno, porém, não havendo vagas no turno matutino o aluno poderá ser alocado no vespertino e vice-versa. Mas isto ocorre em pouquíssimos casos, onde a demanda do local é muito alta.

6 - Escolha das Opções de Escolas

Este campo é um dos campos que devem ter muita atenção, pois muitos alunos/respoonsáveis confundem na hora de selecionar as escolas.

 

Antes de selecionar a escola é importante saber:

 

  1. A ESCOLA DEVE SER SELECIONADA, NÃO BASTA ESCREVER O NOME NO CAMPO;
  2. PARA O SISTEMA ACEITAR A OPÇÃO, ELA DEVE ESTAR LIBERADA PARA O CURSO/SÉRIE E TURNO ESCOLHIDO NA ETAPA ANTERIOR DO CADASTRO.
  3. SOMENTE ESCOLAS QUE POSSUI A REFERÊNCIA “OFERECE VAGA” É QUE PODERÁ SER SELECIONADA.
  4. AS ESCOLAS CONVENIADAS, DE TEMPO INTEGRAL E MILITARES NÃO PARTICIPAM DA MATRÍCULA INFORMATIZADA.
  5. Não há possibilidade de escolher uma escola que NÃO OFERECE VAGA ou que NÃO PARTICIPE DA MATRÍCULA.

 

Existem 3 campos de opção. Não há obrigatoriedade de inserir as três opções, pois existem localidades que só possuem uma escola.

 

Porém é importante que, caso tenha outras opções na sua região, informar aquelas que melhor lhe agrade, pois o sistema tentará alocar o aluno na primeira opção, não havendo vaga ele tentará na segunda ou na terceira por ordem de escolha. Mas existem situações em que a demanda é muito alta, neste caso, alguns alunos podem ser alocados em uma quarta opção, que será próxima a primeira opção do aluno com no máximo 2km de distância.

 

Quando você não informa 3 opções, a chance de ser alocado em uma escola que não é de sua preferência aumenta.

 

É importante lembrar que a Legislação vigente garante a vaga do aluno em uma escola pública, porém não obriga aos órgãos governamentais a oferecer vaga nas opções do aluno. Mesmo assim o Governo de Goiás faz questão de tentar ao máximo atender à todos na primeira opção.

 

Procure pesquisar sobre as opções de escolas, utilizando a ferramenta de busca de escolas localizada no link http://cidadao.educacao.go.gov.br. Neste link, além de verificar as escolas que estão próximas à você, também irá lhe mostrar quais as modalidades de ensino à escola oferece. 

7 - Finalizando a solicitação

Os campos abaixo refere-se a informações da origem do aluno e também a autorização para uso de imagem do aluno.

Marque as opções desejadas e clique em CONFIRMAR.

 

 

 

Após CONFIRMAR, guarde o comprovante de sua solicitação.

Comprovante de Solicitação e Alteração na solicitação

O Comprovante de solicitação é emitido assim que você SALVAR o formulário. Ele é enviado automaticamente para o e-mail informado. Guarde muito bem o número de solicitação para, no período de 19/12 a 23/12/2022, você retornar ao site e verificar em qual Unidade Escolar o aluno foi alocado.

 

Confira todos os dados do comprovante, verifique se é necessário mudar alguma informação. Somente dados pessoais não podem ser atualizados, estes dados, caso necessário, serão corrigidos no momento da efetivação.

 

Este número também pode ser usado para realizar alterações na solicitação, ou para reimprimir o comprovante. Para isto, basta acessar o site novamente e clicar em ALTERAR/IMPRIMIR.

Cancelamento da Solicitação

Se você fez a solicitação de matrícula e por algum motivo não deseja mais estudar na rede estadual, não é necessário cancelar a solicitação.

 

Basta não efetivar a matrícula que a solicitação será automaticamente cancelada.

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