História da Superintendência de Tecnologia

Em 1999 o MEC desenvolveu um projeto de um Sistema Integrado que iria informatizar a Educação em todo o país. Para isso, criou um setor específico de Tecnologia em 11 Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, para disseminar este projeto.

Assim surgiu a Superintendência de Tecnologia um departamento que tinha como objetivo implantar o Sistema Integrado de Informações Gerenciais aqui na Seduc. O projeto do MEC não foi para frente, infelizmente, mas a Superintendência de Tecnologia já havia feito o dever de casa de forma exemplar aproveitou que já havia uma estrutura montada e iniciou a implantação de um sistema próprio de gestão escolar.

Em 2002 o SIGE levou Goiás a ser o primeiro Estado brasileiro a implantar um sistema de gestão escolar em todas as unidades escolares de sua rede.

A equipe, quando chegou, encontrou a Educação com apenas 33 computadores em todo o Estado e nenhum dado centralizado o que fazia com que as informações das escolas demorassem meses para serem consolidadas.

Não havia informações corretas de quantidade de alunos, professores e nem mesmo de servidores administrativos, as atividades eram feitas toda em papel. Os dados de alunos eram consolidados de 3 em 3 meses com um custo elevado na viagem dos técnicos escolares por todo o Estado.

A Seduc realizava pagamentos de transportes, merenda escolar e verbas para as escolas apenas levando em conta os dados de alunos do Censo, o que não condizia com a realidade das escolas, pois os dados eram apenas do início do ano.

Quando a Tecnologia entrou na Seduc, tivemos um ganho enorme, tanto em tempo de respostas do que estava ocorrendo na rede quanto em dados suficientes para auxiliar o diagnóstico, possibilitando a criação de políticas educacionais voltadas para a necessidade real de cada Regional, Município, Bairro ou Escola.

Atualmente, nossa rede possui mais de 22 mil computadores e 600 laboratórios. Já foram desenvolvidos mais de 120 sistemas gerenciais, todos integrados a um único banco de dados. Nossa infraestrutura conta com um container moderno, com equipamentos e servidores robustos. Tudo para que a comunidade educacional tenha os melhores serviços possíveis.