História da Superintendência de Tecnologia
Em 1999 o MEC desenvolveu um projeto de um Sistema Integrado que iria informatizar a Educação em todo o país. Para isso, criou um setor específico de Tecnologia em 11 Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, para disseminar este projeto.
Assim surgiu a Superintendência de Tecnologia um departamento que tinha como objetivo implantar o Sistema Integrado de Informações Gerenciais aqui na Seduc. O projeto do MEC não foi para frente, infelizmente, mas a Superintendência de Tecnologia já havia feito o dever de casa de forma exemplar aproveitou que já havia uma estrutura montada e iniciou a implantação de um sistema próprio de gestão escolar.
Em 2002 o SIGE levou Goiás a ser o primeiro Estado brasileiro a implantar um sistema de gestão escolar em todas as unidades escolares de sua rede.
A equipe, quando chegou, encontrou a Educação com apenas 33 computadores em todo o Estado e nenhum dado centralizado o que fazia com que as informações das escolas demorassem meses para serem consolidadas.
Não havia informações corretas de quantidade de alunos, professores e nem mesmo de servidores administrativos, as atividades eram feitas toda em papel. Os dados de alunos eram consolidados de 3 em 3 meses com um custo elevado na viagem dos técnicos escolares por todo o Estado.
A Seduc realizava pagamentos de transportes, merenda escolar e verbas para as escolas apenas levando em conta os dados de alunos do Censo, o que não condizia com a realidade das escolas, pois os dados eram apenas do início do ano.
Quando a Tecnologia entrou na Seduc, tivemos um ganho enorme, tanto em tempo de respostas do que estava ocorrendo na rede quanto em dados suficientes para auxiliar o diagnóstico, possibilitando a criação de políticas educacionais voltadas para a necessidade real de cada Regional, Município, Bairro ou Escola.
Atualmente, nossa rede possui mais de 22 mil computadores e 600 laboratórios. Já foram desenvolvidos mais de 120 sistemas gerenciais, todos integrados a um único banco de dados. Nossa infraestrutura conta com um container moderno, com equipamentos e servidores robustos. Tudo para que a comunidade educacional tenha os melhores serviços possíveis.
A Superintendência de Tecnologia conta com uma área de desenvolvimento de sistemas no qual é responsável pela criação e manutenção de todos os sistemas gerencias da Seduc. Nosso ERP (Sistemas Integrados) conta com cerca de 120 subsistemas com mais de 60 mil usuários.
Os sistemas da Seduc são desenvolvidos a partir da necessidade de nossos gestores e integrados em uma única base de dados, oferecendo dados em tempo real para auxilio ao diagnóstico, tomada de decisões e formulação de políticas de ensino.
Principais Sistemas
- SIGE – Sistema de Gestão Escolar
- SIAP – Sistema Administrativo e Pedagógico
- MDL – Sistema de Modulação
- SGU – Sistema de Gestão de Unidades de Ensino
- Jogos Estudantis
- NSRM – Sistema de Reordenamento de Matrícula
- AOF – Administração Orçamentária Financeira
- SCT – Sistema de Merenda Escolar
- FAC – Fundo de Arte e Cultura Lei – Lei Goyazes
- Pró – Esporte / Pró Atleta
- Matrícula Informatizada
- Censo Escolar
Homologação e Análise de Negócios
Todo projeto tecnológico é desenvolvido para atender a uma necessidade de um determinado público ou área, no caso da Seduc, os projetos atendem às necessidades dos departamentos e também do projeto político da gestão, para isso, faz-se necessário a comunicação clara entre tecnologia e negócio.
A Supervisão de Tecnologia, através de seus analistas de homologação e negócios, investiga, define e cria escopo de novos sistemas ou alterações nos sistemas existentes.
Ela também procura inserir-se nos acontecimentos das áreas da Seduc buscando melhores oportunidades, analisando tendências e propondo a criação de novas funcionalidades e sistemas para atender todas as necessidades dos gestores.
Realiza a homologação dos sistemas e de relatórios diversos, promovendo o suporte com as regras de negócio para suas demais áreas.
Banco de Dados
A Supervisão de Tecnologia administra mais de 20 servidores de banco de dados que armazenam e disponibilizam todas as informações que são utilizadas pelos sistemas da SEDUC.
- São: mais de 430 bases de dados, totalizando mais de 55 bilhões de registros;
- Mantém disponível ambientes de produção, desenvolvimento, homologação, testes e suporte para atendimento;
- Responsável pelos backup e guarda de todos os dados dos bancos, onde a perda poderia gerar grandes problemas para a SEDUC.
- Realiza a exportação e importação de dados referente ao Censo Escolar, Setransp, Sionet e RHNet;
- Atua na manutenção e execução de rotinas de alocação da Matrícula informatizada;
Infraestrutura e Comunicação de Dados
A Superintendência de Tecnologia dispõe de equipamentos robustos e de alta capacidade.
Nosso Container Data Center hospeda:
- Mais de 100 servidores virtuais, onde estão todos os sistemas
da Secretaria; - Armazenamento de mais de 6,5 milhões de documentos;
- Gerencia mais de 50.000 contas de e-mail;
A nossa infraestrutura é totalmente segura, com sistema de controle de temperatura, umidade, detecção e prevenção de incêndio, e suporta terremotos e vibrações de até sete graus na escala Richter. Tem autonomia de funcionamento de até 09 (nove) horas sem energia elétrica.
Um dos 03 Containers Data Centers estaduais, junto com Detran e SEDI, e o único em uma Secretaria de Edu cação Estadual no país.
A Superintendência de Tecnologia gerencia e fornece internet para todas as escolas estaduais, 40 Coordenações Regionais, NTEs e demais unidades descentralizadas;
Relacionamento e Formação
Toda tecnologia necessita de um suporte adequado, tanto para a parte técnica, quanto para o atendimento operacional aos usuários. Além disso, é imprescindível que a capacitação para o uso destas tecnologias seja constante e efetiva.
Os usuários e gestores da Seduc contam com uma equipe preparada, com uma bagagem grande nos projetos da Educação para auxiliá-los na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis.
A equipe de Relacionamento e Formação é responsável pelo atendimento, capacitação de nossos usuários, implantação dos sistemas e administração dos Portais Educa, NetEscola e pelo desenvolvimento de procedimentos operacionais e tutoriais dos sistemas informatizados da Seduc.
Atividades realizadas pelo Desenvolvimento de conteúdo:
- Produção de artes gráficas/impresso;
Ex : Banner, cartaz, fundo de palco, fundo quadriculado, folder, convites, pasta para eventos.
- Produção de artes Web:
Ex: post para mídias sociais – facebook, instagram, site Seduc, e-mail marketing, infográficos, informativos, convites, comunicados;
layout de sites e portais, cursos em EAD, pop-up
- Identidade visual:
Ex: campanhas e projetos, EAD, sites, jornal da educação.
- Diagramação:
Ex: manuais, guias, e-book, jornal da educação. - Desenvolvedor Web:
Ex: desenvolvedor moodle, portal educa e jornal da educação. - Vídeo maker:
Ex: produção e edição de vídeos
Tecnologia Educacional
Em se tratando da parte educacional da tecnologia, a Superintendência de Tecnologia conta com os Núcleos de Tecnologia Educacionais, que hoje passam por uma proposta de reformulação, mas que tem como objetivo primordial inserir as novas tecnologias na sala de aula, através da formação dos professores da rede.
Em sintonia com as novas tendências tecnológicas, e através de programas federais, a Superintendência de Tecnologia busca inovações que venham favorecer o aprendizado do aluno, desta forma, cria projetos que fornece recursos físicos e didáticos para o desenvolvimento de habilidades do professor na inserção das tecnologias na escola.
- Experimentação em tecnologias educacionais;
- Sensibilização da comunidade escolar;
- Formação continuada em tecnologias;
- Parceria com outras instituições públicas e privadas;
- Integração dos recursos virtuais;
- Assessoramento técnico e pedagógico às atividades com tecnologias;
Outro projeto importante para citarmos aqui, é o Portal Aprender+Inovação, um portal de conteúdos pedagógicos que auxilia professores e gestores educacionais na formação do educando, bem como ao próprio aluno no reforço de sua aprendizagem.