O acesso ao SIGE é restrito apenas à Unidade Escolar e Administradores do Sistema na CRE. Para acessar ao SIGE com o Perfil de Coordenação Regional (CRE) é imprescindível que o acesso seja concedido restritamente apenas para as seguintes funções:
- Suporte/Coordenador SIGE;
- Auxiliar do SIGE;
- Assessor Pedagógico e Financeiro;
Para solicitar o acesso para esses servidores o pedido deve ser formalizado via SAC pelo chefe imediato ou coordenador(a). Confira abaixo os dados necessários para o cadastro do(a) servidor(a), são eles:
- Nome;
- CPF;
- Função;
- Lotação;
- Telefone/Celular;
- E-mail Institucional;
- E-mail alternativo.
Após a criação do perfil de acesso o chamado será devolvido com as informações para acesso, como usuário e senha, e todo o procedimento para realizar o primeiro acesso.
O acesso ao SIGE para o Perfil Escola é concedido restritamente para as escolas e ele é dividido em duas partes, confira a seguir:
- Usuário da Escola;
- Administrador da Escola;
O Perfil Usuário da Escola é utilizado pelos auxiliares administrativos da UE, como: coordenadores e auxiliares de secretaria. O acesso é concedido pelos administradores do sistema na escola.
O Perfil Administrador da Escola é restrito exclusivamente para duas funções: Diretor(a) e Secretário(a) Geral, mas caso seja necessário, os administradores podem conceder a outra pessoa desde que seja servidor(a) administrativo e que tenha conhecimento do sistema. Das responsabilidades competentes a esse perfil são: configurar, conceder os demais acessos do SIGE aos servidores administrativos e providenciar a redefinição de senhas de acesso para os mesmos.
Para dar acesso a um servidor, é necessário que ele já esteja modulado.
Após cadastrá-lo, siga o passo-a-passo abaixo:
- Acesse SIGE > Lápis Período Letivo > Usuários > Acesso
- Na página para a qual você for direcionado, clique na lupa para localizar o servidor para o qual você deseja liberar o acesso. Obs.: Lembre-se que esse servidor já deve estar cadastrado no sistema.
- Ao selecionar o servidor, os campos serão preenchidos automaticamente de acordo com os dados cadastrados na ficha do mesmo.
- No campo “Perfil”, selecione o tipo de acesso que você deseja liberar para o servidor. Se, por exemplo, você der acesso a um usuário com o perfil “Relatórios”, ele terá a visualização somente dos relatórios do lápis documentos, os demais ficarão ocultos.
- Servidores de UEs Municipais devem selecionar uma das seguintes opções:
- Administrador da Escola Municipal;
- Programas;
- Relatórios;
- Usuário da Escola Municipal.
- Servidores de UEs Municipais devem selecionar uma das seguintes opções:
- Administrador da Escola;
- Programas;
- Relatórios;
- Usuário da Escola.
5. No campo “Situação”, deixe o cadastro ativo.
6. No campo “Senha temporária”, clique em “Gerar Senha”. O sistema irá automaticamente gerar uma senha, anote-a.
Obs.: Essa senha gerada pelo sistema irá expirar no primeiro acesso e o usuário final deverá substituí-la por uma nova senha.
7. Para finalizar, clique em “Incluir”.
8. Por fim, informe ao usuário que, ao acessar o SIGE, ele deverá informar o seu CPF com 11 dígitos no campo “Usuário” e a senha temporária gerada no item 6 deste artigo.