Atualização Cadastral - Usuário AD
Postado em: 19/08/25 – Última atualização: 19/08/25
(Somente usuários ativos que já possuem login)
ATENÇÃO!
Antes de realizar os procedimentos disponíveis neste post, é importante que saiba que todos os acessos que utilizam o usuário AD passará a usar a nova senha, isso inclui:
Acesso a qualquer sistema da Intranet Seduc;
Acesso aos paineis gerenciais da Seduc;
Acesso aos computadores que estão na rede Seduc;
Acesso ao Wifi Seduc.
Acesso ao SIAP;
Dentre outros.
SIGE, SEI, SIGAE e sistemas do Portal Goiás não fazem parte deste procedimento.
Vídeo Tutorial
Introdução
Para acessar a rede ou qualquer sistema informatizado (SIAP e Intranet), todo servidor da SEDUC e os que possuem algum vínculo com os Sistemas necessita de um login, que no caso da Seduc chamados de “USUÁRIO AD”.
Este tutorial tem por objetivo orientar aos servidores quanto a atualização de cadastro de “USUÁRIO AD”, bem como orientar sobre a redefinição de sua senha.
Conteúdo
1. Acessando o cadastro
Acesse o link https://usuarioad.educacao.go.gov.br/ e faça o login com o mesmo usuário e senha que você usa para acessar a rede (é o mesmo usuário e senha do Intranet, SIAP e nos casos dos servidores Centralizada, CREs e gestores escolares estaduais, o mesmo acesso da máquina).
2. Verificando as informações
Ao entrar, você irá ver a tela abaixo, confira seus dados e atualize o que for possível. Alguns campos são apenas para visualização e não podem ser alterados pelo sistema, como Usuário de Rede, Nome de Usuário e CPF.
(Se precisar atualizar esses dados, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (62) 3220-9546.)
- Verifique se os dados abaixo estão corretos, E-mail institucional e e-mail alternativo são essenciais para redefinir a sua senha.
- Verifique sua data de nascimento e telefone, eles serão usados para validar sua identidade e facilitar contato.
- Verifique os campos: Cargo atual, lotação e empresa, eles ajudam a definir suas permissões nos sistemas.
- Verifique a localização geográfica, é importante para localizarmos o seu cadastro, caso necessite de suporte.
3. Redefinindo sua Senha
Se esta é a primeira vez que está atualizando seus dados, é primordial que você faça a redefinição da sua senha. Isso garante que ela esteja dentro do novo padrão estabelecido pela segurança da rede.
Para criar uma nova senha clique em Redefinir senha e siga os passos a seguir, caso deseje apenas salvar as alterações do cadastro, basta clicar em Alterar Dados.
- Ao Clicar em Redefinir Senha, você será encaminhado a tela abaixo.
- Informe a senha atual e digite a nova senha seguindo estes critérios:
– mínimo de 8 caracteres
– pelo menos 1 letra maiúscula
– pelo menos 1 letra minúscula,
– pelo menos 1 número e
– pelo menos 1 caractere especial (ex.: @, #, $).
- Informe a senha atual e digite a nova senha seguindo estes critérios:
- Confirme a nova senha e clique em “Modificar”. Se tudo estiver correto, o sistema exibirá a mensagem de senha alterada com sucesso.
Conclusão
Repita este processo toda vez que você mudar sua lotação ou função. Aconselhamos também a redefinir sua senha pelo menos de 90 em 90 dias, isso impede que sua senha caia me mãos erradas. Lembre-se que você é responsável pelas informações que está acessando.
Clique aqui e veja o termo de responsabilidade sobre as informações da Seduc.
Dúvidas e Informações sobre acessos, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (62) 3220-9546 ou através do atendimento eletrônico https://teams.educacao.go.gov.br/atendimento.