Blocos de Avaliações
Foi disponibilizada no SIAP a funcionalidade Bloco de Avaliações – Documentos – Escola, para visualização dos arquivos dos Blocos de Avaliações e Gabaritos. Esses documentos são enviados pela Centralizada e ficam disponíveis para download no Perfil Escola, apenas para o gestor da unidade escolar, visando à aplicação das avaliações e à conferência dos gabaritos.
O objetivo é permitir que o Gestor Escolar (função 001) ou o Gestor Escolar em Substituição (função 651), devidamente modulados no SIGE, acessem e realizem o download dos arquivos dos Blocos de Avaliação e Gabaritos de forma segura e organizada.
Vídeo Tutorial
Cronograma
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio da Diretoria de Política Educacional e da Diretoria Pedagógica, disponibilizará os Blocos de Avaliações do 2º bimestre:
- no dia 26 de maio de 2025, Produção textual;
- no dia 27 de maio de 2025 os demais Blocos de Avaliações;
- no dia 03 de junho de 2025 os gabaritos.
Regras de Acesso
- O usuário deve estar modulado, no ano letivo vigente, como:
- Gestor Escolar (função 001); ou
- Gestor Escolar em Substituição (função 651).
- Se outro servidor tentar acessar os documentos pelo Perfil Escola, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Acesso não permitido. Somente o gestor escolar acessa o documento.” - O sistema registrará a data, hora, nome e CPF do usuário que realizou o último download feito para aquela determinada avaliação de bloco.
Como acessar os Blocos de Avaliações
- SIAP > Perfil Escola > Menu Operações > Bloco de Avaliações – Documentos – Escola
- Consulta e Filtros:
Dentro da próxima janela, clique em “Listar” para visualizar todos os documentos disponíveis, ou utilize os filtros para refinar sua busca:- Ano Letivo (preenchido automaticamente com o ano atual);
- Tipo de Avaliação:
- Bloco de Avaliação – Ensino Fundamental
- Bloco de Avaliação – Ensino Médio
- Gabarito – Ensino Fundamental
- Gabarito – Ensino Médio
- Nota de Retificação – Ensino Médio
- Bloco:
- Ensino Fundamental: Produção Textual, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens.
- Ensino Médio: Produção Textual, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
- Série;
- Bimestre.
- Após aplicar os filtros, clique em “Listar”.
- Ano Letivo (preenchido automaticamente com o ano atual);
- SIAP > Perfil Escola > Menu Operações > Bloco de Avaliações – Documentos – Escola
Mensagens possíveis:
- Se não houver documentos com os filtros aplicados:
“Nenhum resultado para os filtros aplicados. Verifique.”
- Se a avaliação ainda não estiver disponível:
“Documento indisponível no momento. Estará acessível a partir de DD/MM/AAAA.”
Acesso ao Documento
- Caso o documento esteja disponível, clique sobre o nome da avaliação na listagem e, em seguida, clique em “Visualizar”.
- Será exibido o Termo de Sigilo e Confidencialidade. Leia com atenção, pois ele representa um compromisso com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás quanto à preservação das informações.
- Após a leitura, clique em “Concordo” no final da página.
- A concordância com o termo será exigida apenas uma vez por ano. Caso o gestor já tenha concordado com o termo no ano corrente, o texto e o botão “Concordar” não serão mais exibidos em acessos subsequentes.
- Caso não clique em “Concordar”, o sistema não permitirá acesso ao documento sensível.
- Após clicar em Concordo, será exibido o botão “Download Documento”. Clique para baixar o arquivo em PDF.
Como baixar o Adobe Reader e configurá-lo como leitor padrão de PDF
Para garantir uma melhor visualização dos documentos em PDF, recomendamos que você utilize o Adobe Acrobat Reader, que é um programa gratuito e confiável para abrir arquivos PDF, evitando problemas de formatação ao abrir diretamente no navegador.
Como baixar e instalar o Adobe Reader:
- Acesse o site oficial da Adobe: https://get.adobe.com/br/reader/
- Clique em “Baixar Acrobat Reader”.
- Siga as instruções para instalar o programa no seu computador.
- Acesse o site oficial da Adobe: https://get.adobe.com/br/reader/
Como configurar o Adobe Reader como leitor padrão de arquivos PDF:
- No Windows:
- Clique com o botão direito sobre qualquer arquivo PDF no seu computador.
- Selecione “Abrir com” > “Escolher outro aplicativo”.
- Marque a opção “Sempre”.
- Selecione o “Adobe Acrobat Reader” e clique em “OK”.
- No Windows:
Após realizar essa configuração, ao clicar para abrir qualquer arquivo PDF, ele será aberto no Adobe Reader, garantindo melhor visualização e leitura.
Cuidados com o Documento
- Após o download, abra o arquivo apenas em um computador seguro e de uso pessoal.
- Salve o documento em uma pasta protegida.
- Exclua o arquivo da pasta “Downloads” do computador após o salvamento seguro.
- O documento está protegido por senha. A senha foi enviada exclusivamente para o seu e-mail institucional. A senha é pessoal e intransferível. Não compartilhe com terceiros.
- Ressaltamos que o acesso, o manuseio e a aplicação desses materiais demandam comprometimento ético, responsabilidade e absoluto sigilo por parte de todos os profissionais envolvidos. É terminantemente proibida a divulgação, reprodução, compartilhamento ou veiculação pública dos Blocos de Avaliações e Gabaritos.
Conclusão - Com o documento salvo, organize a impressão das avaliações conforme cronograma previsto para o 2º bimestre de forma segura. Planeje a entrega aos professores na data programada para aplicação aos alunos.
- Todas as dúvidas e sugestões relacionadas aos Blocos de Avaliações devem ser tratadas exclusivamente pelo e-mail blocodeavaliacao@seduc.go.gov.br, canal oficial para esclarecimentos e resolução de situações específicas.
- Dúvidas ou problemas relacionados ao SIAP entrar em contato com a central de atendimento a sistemas.
Teams: Atendimento Digital (SIGE/SIAP/Intranet) – Superintendência de Tecnologia | General | Microsoft Teams Telefone: 6232209546