Cadastro de Ocorrência de Segurança Escolar no SIGE

 

Com o objetivo de promover a segurança nas escolas e garantir o bom funcionamento dos programas educacionais, está disponível no SIGE a funcionalidade: Cadastro de Ocorrências de Segurança Escolar. Esse procedimento é obrigatório e tem impacto direto na gestão escolar, inclusive em benefícios como o Programa Bolsa Estudo.

A funcionalidade de Ocorrência Escolar > Segurança Escolar no SIGE foi regulamentada pela Portaria nº 2362/2025 – SEDUC, em consonância com o Decreto nº 10.623/2025 (publicado no Diário Oficial de 10/01/2025). Seu objetivo é permitir o registro formal de atos de indisciplina ou infrações cometidas por estudantes, não apenas dentro da escola, mas também em seus arredores, no trajeto entre casa e escola, ou mesmo em ambientes virtuais, sempre que relacionados à convivência e segurança da comunidade escolar.


 

Base legal:

Decreto nº 10.623/2025

Portaria nº 2362/2025

Lei nº 21.162/2021 (Bolsa Estudo)

Esses registros são essenciais para garantir a integridade da comunidade escolar, responsabilizar adequadamente os envolvidos e respaldar a gestão da escola em processos administrativos e legais.


 

ATENÇÃO: O registro de ocorrência no SIGE pode resultar na suspensão imediata do benefício do Programa Bolsa Estudo para o aluno envolvido. Conforme determina o inciso III do Art. 3º do Decreto nº 10.623/2025 e a Portaria nº 2362/2025 – SEDUC, a ocorrência de atos de indisciplina ou infracionais suspenderá o pagamento no mês do registro e no mês subsequente.



Situações que Geram Suspensão do Benefício

  • Agressão física ou verbal contra colegas, servidores ou terceiros.
  • Porte ou uso de armas, drogas ou objetos proibidos*no ambiente escolar.
  • Desrespeito recorrente ao regimento interno da escola.
  • Saída não autorizada das dependências escolares durante o horário de aula. 


Responsabilidades da Equipe Escolar

  • Registro imediato e preciso no SIGE, com todos os campos obrigatórios preenchidos.
  • Comunicação formal aos pais/responsáveis e, se necessário, ao Conselho Tutelar.
  • Orientação ao aluno sobre as consequências disciplinares e legais.

Obs.: A omissão ou registro incorreto pode acarretar responsabilização administrativa da equipe gestora.

 

  • Acesse o SIGE com seu login e senha.
  • Vá até o menu Lápis > Programas > Segurança Escolar.



  • Na tela inicial, você pode:

–  Cadastrar nova ocorrência: clique em NOVO

–  Filtrar ocorrências já registradas (por data, município, nome, situação etc.)


 

O Cadastro da ocorrência é subdividido em nove (9) seções, preencha com atenção:

 

1º Atendimento:

 

· Data do Fato: informe o dia em que ocorreu a situação.

· Solicitante: escolha quem relatou o fato:

– Aluno ou Servidor: é obrigatório buscá-los no cadastro do SIGE.

– Outro: habilita um campo para digitar manualmente o nome e outras informações.

 


 

2º Forma:

 

– Disponibiliza apenas o campo para assinalar entre;

 

Tentado (quando inicia a execução, mas não o consuma) e;

Consumado (quando se executa a transgressão ou crime)

 



3º Tipo de Local:


· Indique onde ocorreu o fato:

 

Interno: dentro da escola (ex: sala de aula, pátio).

Ambiente Virtual: redes sociais, WhatsApp etc.

Estabelecimento de Ensino: outras áreas da escola.

Externo: fora da escola (será necessário descrever o local).

 

*Apenas uma opção pode ser selecionada*

 


 

4º Tipo de Local Específico:

 

Disponibiliza a listagem dos municípios para que se possa informar em qual município se deu a ocorrência.

 



5º Selecione uma Natureza:

 

Disponibiliza o campo para selecionar a tipificação da transgressão praticada motivando o cadastro da ocorrência. (Agressão, Furto, Bullying, Lesão Corporal, Drogas etc.)

 


 

6º Envolvimento:

 

Possibilita informar os atores envolvidos na ocorrência em cadastro, tanto Vítima quanto Autor:

 

 

Nota.: Ao assinalar os itens Aluno e Servidor o sistema obriga a buscar os indivíduos já cadastrados no SIGE da escola. Ao selecionar Outro é habilitado o campo para edição.


 

7º Apoio Externo:

 

Possibilita selecionar os órgãos que atenderam ou acompanharam a motivação para o registro da ocorrência (PM, PC, CT, MP etc).

 

 

Nota.: Essa opção possibilita selecionar mais de um item.


 

8º Motivação Inicial:

 

Campo para que se possa selecionar uma possível motivação inicial para a ocorrência em curso de registro.

 

· Somente uma motivação pode ser escolhida.

 


 

9º Relato de Atendimento:

 

· Descreva de forma clara e completa:

 

  • O que aconteceu;
  • Quem estava envolvido;
  • Como a escola tomou conhecimento;
  • Ações realizadas pela equipe;
  • Encaminhamentos ou medidas adotadas.

 

· Seja objetivo, mas inclua todos os fatos relevantes.

 

 

Para concluir o cadastro e gerar o registro na página inicial é indispensável que se clique em INCLUIR. Gerando assim o registro na página inicial.

 


 

Documentos