Cadastro de Turmas

Para fazer o cadastro de turmas é necessário que elas estejam liberadas e autorizadas pelo reordenamento do ano letivo corrente.​
Você pode acessar esta função no SIGE > Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar

 

Você será direcionado para a página abaixo. Observe que nela há duas lupas que possibilitam acessar informações distintas.

Pesquisando turmas autorizadas

Na primeira lupa encontramos a lista de turmas autorizadas no reordenamento para trabalhar no ano e no ​semestre letivo ativo.

Na segunda lupa temos as turmas ativadas pela escola. O fato de o Reordenamento ter autorizado várias turmas, não quer dizer que a escola utilizará todas elas. A unidade escolar só utilizará as turmas que forem necessárias para atender à sua demanda, ou seja, se o número de alunos previstos for maior que o de alunos efetivados a unidade escolar poderá diminuir o número de turmas conforme a sua demanda.

A imagem a seguir mostra as turmas autorizadas pelo Reordenamento que serão ativadas pela unidade escolar.

Lista de turmas autorizadas

Para ativar uma turma, clique na linha desejada e você será redirecionado para a tela de cadastro.



 

A tela apresentará a maioria dos dados já cadastrados pelo Coordenador de Matrícula de Sua Regional e aprovados pela Gerência de Avaliação da Rede de Ensino (GEARE)​​. Caso haja necessidade de alteração nos dados, entre em contato com o responsável pelo Reordenamento da Matrícula na sua Regional.

Para cadastrar uma turma, faça o seguinte:

  1. Dê um nome para a turma: procure dar uma nomenclatura que possibilite a identificação da mesma de modo prático e fácil nos relatórios do sistema. Aconselhamos utilizar as letras do alfabeto, pois esse é o padrão mais utilizado em todo o país, o que facilita os relatórios de gestão. Nunca coloque somente a letra, informe a série e letra correspondente. Ex.: 1ºA, 1ªA, etc…
  2. Caso esteja em uma escola conveniada, verifique se esta turma tem ou não convênio com o Estado. O sistema permite que a escola conveniada utilize o sistema para controlar turmas que não são do Estado, bastando informar no cadastro.
  3. Informe o horário de funcionamento da turma em horas e minutos. Esta informação é utilizada pelo Educacenso e define se uma escola é de horário integral ou parcial.
  4. Selecione uma das salas liberadas. A unidade escolar deve tomar cuidado ao selecionar a sala que corresponde à realidade da escola. Uma vez que você seleciona a turma em uma determinada sala, as informações sobre o quantitativo de alunos utilizarão estes dados para dizer quando uma turma está ou não sobrecarregada ou com menos alunos do que se espera. O sistema mostrará a capacidade física e legal, levando em conta a sala informada.

Todas as decisões da SEDUC se baseiam nos dados do SIGE. Um dado sem qualidade poderá interferir em perda de benefícios à escola, o que pode fazer com que a escola deixe de receber alunos da matrícula, passe a trabalhar com turmas vazias ou muito cheias, etc.

Troca de situação da turma

A unidade escolar deve informar sempre que uma turma for extinta. Assim, é possível:

  1. Liberar a sala para outras funções;
  2. Retirar a sala da frequência diária;
  3. Permitir a modulação dos professores em outras turmas;
  4. Realizar a atualização dos relatórios gerenciais.

Para trocar a situação, acesse o Lápis Período Letivo > Turmas  > Trocar Situação

Você será direcionado para a seguinte página: 

  1. Selecione a turma que deseja alterar o status;
  2. Selecione a situação desejada;
  3. Coloque a data;
  4. Clique em “Alterar”.

Para colocar a situação da turma como “Extinta”, a escola deverá analisar bem a decisão, pois uma vez extinta a turma ficará indisponível no SIGE. 

Uma turma extinta abre vaga no quadro de turmas da unidade escolar, possibilitando o cadastro de outra turma, porém essa opção só estará disponível caso no reordenamento cadastrado para a unidade escolar haja uma reserva técnica, assim pode-se liberá-la para ser utilizada conforme a necessidade da escola.​​​

Lembre-se que ao extinguir uma turma tudo o que está relacionado a ela ficará indisponível: Reconhecer, frequência diária, modulação de professores da turma, etc.

Caso haja algum aluno com situação “Cursando” na turma, o sistema não irá permitir a troca de status. Neste caso, faça primeiro o remanejamento dos alunos para outra turma.​​​​

Cadastro de Turmas de AEE

  1. As turmas de AEE devem estar devidamente autorizadas.
    Caso não estejam, entrar em contato com a Gerência da Rede (GEARE) que fará a autorização no Sistema Reordenamento – ​SRM.
  2. A escola pode conferir as turmas autorizadas no SIGE em “Lista de Turmas Autorizadas” Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar.

    Pesquisando turmas autorizadas
  3. Selecionar a turma que deseja cadastrar;
    Note que as turmas de AEE e Atividade Complementar estarão em um grupo separado.

    Lista de turmas autorizadas
  4. A tela de cadastro da turma será aberta e você deve preencher os dados da turma.


Deve ser informado:

  1. Nome da turma;
  2. O tipo de atendimento AEE;
    É possível selecionar mais de 1 atendimento conforme é trabalho da escola.
  3. O horário de funcionamento da turma (início e fim);
  4. Informar o funcionamento da turma;
    Se a turma funciona não funciona de segunda a sexta-feira deve ser marcado não e escolher os dias da semana que a turma funcionará.
  5. Selecionar a ID da sala liberada pelo Reordenamento;
  6. Informar a data de criação de turma;
  7. ​Clicar em Incluir.

Cadastro de Turmas de Atividade Complementar

  1. As turmas de Atividade Complementar devem estar devidamente autorizadas.
    Caso não estejam, entrar em contato com a Gerência da Rede (GEARE) que fará a autorização no Sistema Reordenamento – SRM.
  2. A escola pode conferir as turmas autorizadas no SIGE em “Lista de Turmas Autorizadas” Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar.

    Pesquisando turmas autorizadas
  3. Selecione a turma que deseja cadastrar;
    Note que as turmas de AEE e Atividade Complementar estarão em um grupo separado
Selecione a disciplina de atividade complementar

Deve ser informado:

  1. ​Nome da turma;
  2. Clicar na Lupa e marcar quais os atendimento serão trabalhados na turma;
  3. O horário de funcionamento da turma (início e fim);
  4. Informar o funcionamento da turma;
    Se a turma funciona não funciona de segunda a sexta-feira deve ser marcado não e escolher os dias da semana que a turma funcionará.
  5. A ID da sala liberada pelo Reordenamento;
  6. Data de criação de turma;
  7. Informar se a turma é participante do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador.
  8. ​​Clicar em Incluir.