A funcionalidade refere-se ao cadastro de disciplinas opcionais autorizadas na Matriz Curricular da escola pela gerência responsável por cada composição de ensino. Disciplina Opcional ou Núcleo Eletivo são caracterizados por uma disciplina que só entrará na matriz curricular se o aluno optar por cursá-las.

Foi implementado no sistema SIGE, a Funcionalidade de escolha de disciplina em “Disciplina Flexibilização/ Opcional/Núcleo Eletivo” tendo as mesmas características e regras aplicadas para “Opcional” e “Núcleo Eletivo”.

Cadastro

O cadastro é realizado através do SIGE no Lápis Alunos > Flexibilização/Opcional/Núcleo Eletivo. Ao clicar sobre a função será direcionado a tela “Disciplina Opcional/Núcleo Eletivo.” Veja o direcionamento de acesso na imagem abaixo:

Informar a composição de ensino, série, turno, semestre, turma e o tipo. Pode-se optar no tipo por: Flexibilização, Opcional, Eletivas – Núcleo Livre ou Eletivas – Núcleo Dirigido. Assim que selecionar o tipo as disciplinas serão carregadas automaticamente para seleção. Marque os alunos da turma que optaram em cursar a(s) disciplina(s) e clique no botão incluir.