Para Iniciar…

Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.

1. Ano Letivo

Ativar o Ano Letivo

1.Semestre

Ativar o Semestre

O SIGE permite incluir alunos em turmas de Atendimento Educacional Especializado – AEE e de Atividades Complementares que estejam devidamente autorizados pela Gerência de Avaliação da Rede de Ensino – GEARE.

Para incluírem os alunos nas turmas de AEE/AC é necessário que os alunos estejam cursando a escolarização em alguma unidade escolar e que as turmas AEE/AC estejam criadas no SIGE.

O acesso é realizado através do SIGE no Lápis Alunos > Aluno AEE/AC. Veja o direcionamento na imagem abaixo:

Ao clicar sobre a função será direcionado (a) a tela Inclusão de Alunos no AEE / ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

Agora será necessário encontrar o cadastro do Aluno. Para realizar a pesquisa você pode informar o número de matrícula do Aluno ou nome do aluno e o nome da mãe.

Caso o cadastro do aluno não seja encontrado na escola ou na rede, deve ser solicitado através da manutenção de matrícula no SIGE.

• Depois que localizar o cadastro do aluno, clique na linha do nome do aluno.
  • Na tela seguinte selecione o “Tipo de Atendimento.”
  • Caso o tipo de atendimento seja AEE, o sistema irá mostrar qual a Deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/Superdotação foi vinculado ao aluno na Ficha do Aluno.
  • Caso o tipo de atendimento seja AEE, uma nova aba será disponibilizada, para informar o Tipo de atendimento educacional especializado:
    • Ensino do Sistema Braille
    • Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos
    • Desenvolvimento de funções cognitivas
    • Técnicas de orientação e mobilidade
    • Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
    • Ensino de uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa – CAA
    • Estratégias para enriquecimento curricular
    • Ensino do uso do Soroban
    • Ensino da informática acessível
    • Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua
    • Desenvolvimento de vida autônoma
  • Na aba seguinte será à hora de selecionar a turma ou as turmas que o aluno irá frequentar.
  • Informe a data de que o aluno começou a frequentar a turma. Depois clique em ALOCAR ALUNO.
  • O aluno só poderá ser inserido em uma única turma de AEE.