No intuito de orientar a rotina escolar, quanto à inclusão dos alunos, matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada, junto ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE), seguem algumas informações importantes acerca desse procedimento. Assim, para realizar o cadastro do aluno no SIGE, é necessário observar as seguintes situações:

 

  • o aluno só poderá fazer um curso FIC por ano ou por semestre (EJA). Caso o aluno tenha feito algum curso FIC, no ano letivo anterior, poderá ser incluído em um novo curso, desde que não seja o mesmo curso;
  • caso o aluno não esteja incluído em nenhum curso FIC no ano letivo, a unidade escolar deverá incluí-lo no sistema, e orientá-lo a realizar os módulos anteriores serão disponibilizados para o aluno no Moodle;
  • o aluno poderá realizar 3 cursos diferentes, durante todo o Ensino Médio (1 por série);
  • se o aluno iniciou o curso FIC na 1ª série e foi reprovado, ao iniciar o ano letivo para a 2ª série, ele poderá refazer o curso reprovado na 1ª série (curso pendente) e fazer um novo curso (curso corrente) diferente do curso anterior da 1ª série. Nesse caso, o aluno contabiliza 0 cursos finalizados e 2 cursos no mesmo ano letivo, isto é, 2 cursos em andamento.

Considerando a importância desse trabalho, segue o passo a passo, com as informações e imagens retiradas do Sige, para que os secretários escolares possam realizar cada procedimento, de modo a garantir o acesso do aluno à plataforma. Vamos lá!

 

Para realizar o cadastro dos alunos nos cursos FIC, a unidade escolar deverá incluí-lo no curso escolhido, por meio do SIGE. Para isso, deverá acessar: Lápis Alunos > EAD > Incluir Aluno FIC

 

                                         

 

Em seguida, o sistema irá exibir a página de inclusão do aluno:

 

                       

 

Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso FIC. Após informar o curso, selecione o(s) aluno(s), marque a caixa de seleção e clique em Incluir, para matricular o(s) aluno(s) no curso selecionado.

 

                     

 

A partir deste momento, o sistema fará o cadastrado automático dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O acesso ao AVA estará disponível até 24h, após a inscrição no SIGE.

 

A alteração do curso do aluno pode ser realizada caso o aluno não tenha realizado nenhum acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, não apresentando, portanto, progresso no curso. No entanto, após o curso ser iniciado pelo aluno, não é possível alterar o curso escolhido.

Para alterar o curso do aluno, acesse: Lápis Aluno > EAD > Incluir Aluno FIC, conforme imagem a seguir:

 

 

Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso. Informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso.

 

 

Após, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

                                         

 

Em seguida, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA.

 

 

 

Os alunos deverão acessar o Portal NetEscola ou pelo App NetEscola.

 

 

Após realizar o login, os alunos deverão clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio:

 

 

Os dados de usuário e senha (número da matrícula sem traço) deverão ser disponibilizados aos alunos, pela unidade escolar.

Após o aluno clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio, será redirecionado(a) para outra página de login.

 

 

No primeiro acesso, o aluno deverá realizar o login na plataforma, utilizando sua matrícula como usuário e senha. O Moodle o redirecionará para o formulário “Mudar senha”, onde deverá inserir dados solicitados e clicar em “Salvar mudanças”, conforme imagem a seguir:

 

 

Senha atual: insira a senha usada no primeiro acesso (número da matrícula)

Nova senha: crie uma nova senha de sua preferência

Nova senha (novamente): repita a senha anterior para confirmar

Salvar mudanças: para atualizar a nova senha

 


 

IMPORTANTE

Orientem os alunos a salvarem a nova senha, pois ela será necessária para todos os acessos ao Moodle.


 

Caso o aluno tenha perdido o acesso à plataforma, ele poderá recuperar o acesso redefinindo uma nova. Basta clicar no link “Perdeu a senha?

 

 

O Moodle redirecionará para o formulário de recuperação de senhas. Daí será necessário inserir, novamente, o número da matrícula ou e-mail cadastrado no SIGE, preencher os dados e clicar em Buscar.

 

 

Buscar por identificação de usuário: número da matrícula

Buscar pelo endereço de e-mail: e-mail escolar do aluno registrado no Sige (nome_do_aluno @aluno.educa.go.gov.br )

Na sequência aparecerá a seguinte mensagem:

 

 

Em continuidade, insira a senha atual, nova senha e a confirmação da nova senha, em seguida clique em “Salvar mudanças” para que a senha possa ser alterada, de acordo com as orientações contidas no e-mail recebido.

 

 

Identificação de usuário: insira o número da matrícula

Senha: insira a nova senha

 

Após realizar o login, o aluno terá acesso, no ambiente virtual, ao curso cadastrado no SIGE.

 

 

Em seguida, clique no nome do curso, logo terá acesso aos módulos, por bimestre:

 

 

Nessa página, o aluno poderá, ainda, acompanhar o seu progresso, conforme a conclusão das atividades/módulos. É importante que cada módulo, seja concluído em 100%.

 

Concluir os slides de conteúdo:

 

 

Para que o Moodle considere os slides como concluídos (“Feito: Concluir a atividade”) e libere o acesso às próximas etapas, o aluno deverá ler todos os slides, sem pular nenhum. Somente, assim, o Moodle permitirá o acesso às atividades subsequentes.

 

 

As atividades e provas estão configuradas para serem realizadas em até 3 tentativas. No boletim do Moodle, será registrada a melhor nota entre essas tentativas: 

 


 

Siga o passo a passo, para concluir e salvar as notas das atividades nos cursos FIC:

  1. clique na atividade.
  2. responda ao questionário.
  3. finalize a tentativa.
  4. clique em “Enviar tudo e terminar“.
  5. confirme clicando, novamente, em “Enviar tudo e terminar“.


 

É possível realizar a emissão de relatórios dos cursos FIC, sendo eles: Relatórios por Curso e Relatório por Turma.

Para emitir os relatórios, acesse: Lápis Documentos > Relatórios > Alunos > Cursos FIC > Relatório por Curso ou Relatório por Turma.

 

 

Qualquer dúvida entre em contato com a Nossa Central de Atendimento através dos canais:

 

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