No intuito de orientar a rotina escolar, quanto à inclusão dos alunos, matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada, junto ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE), seguem algumas informações importantes acerca desse procedimento. Assim, para realizar o cadastro do aluno no SIGE, é necessário observar as seguintes situações:
- o aluno só poderá fazer um curso FIC por ano ou por semestre (EJA). Caso o aluno tenha feito algum curso FIC, no ano letivo anterior, poderá ser incluído em um novo curso, desde que não seja o mesmo curso;
- caso o aluno não esteja incluído em nenhum curso FIC no ano letivo, a unidade escolar deverá incluí-lo no sistema, e orientá-lo a realizar os módulos anteriores serão disponibilizados para o aluno no Moodle;
- o aluno poderá realizar 3 cursos diferentes, durante todo o Ensino Médio (1 por série);
- se o aluno iniciou o curso FIC na 1ª série e foi reprovado, ao iniciar o ano letivo para a 2ª série, ele poderá refazer o curso reprovado na 1ª série (curso pendente) e fazer um novo curso (curso corrente) diferente do curso anterior da 1ª série. Nesse caso, o aluno contabiliza 0 cursos finalizados e 2 cursos no mesmo ano letivo, isto é, 2 cursos em andamento.
Considerando a importância desse trabalho, segue o passo a passo, com as informações e imagens retiradas do Sige, para que os secretários escolares possam realizar cada procedimento, de modo a garantir o acesso do aluno à plataforma. Vamos lá!
Para realizar o cadastro dos alunos nos cursos FIC, a unidade escolar deverá incluí-lo no curso escolhido, por meio do SIGE. Para isso, deverá acessar: Lápis Alunos > EAD > Incluir Aluno FIC
Em seguida, o sistema irá exibir a página de inclusão do aluno:
Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso FIC. Após informar o curso, selecione o(s) aluno(s), marque a caixa de seleção e clique em Incluir, para matricular o(s) aluno(s) no curso selecionado.
A partir deste momento, o sistema fará o cadastrado automático dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O acesso ao AVA estará disponível até 24h, após a inscrição no SIGE.
A alteração do curso do aluno pode ser realizada caso o aluno não tenha realizado nenhum acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, não apresentando, portanto, progresso no curso. No entanto, após o curso ser iniciado pelo aluno, não é possível alterar o curso escolhido.
Para alterar o curso do aluno, acesse: Lápis Aluno > EAD > Incluir Aluno FIC, conforme imagem a seguir:
Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso. Informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso.
Após, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Em seguida, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA.
Os alunos deverão acessar o Portal NetEscola ou pelo App NetEscola.
Após realizar o login, os alunos deverão clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio:
Os dados de usuário e senha (número da matrícula sem traço) deverão ser disponibilizados aos alunos, pela unidade escolar.
Após o aluno clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio, será redirecionado(a) para outra página de login.
No primeiro acesso, o aluno deverá realizar o login na plataforma, utilizando sua matrícula como usuário e senha. O Moodle o redirecionará para o formulário “Mudar senha”, onde deverá inserir dados solicitados e clicar em “Salvar mudanças”, conforme imagem a seguir:
Senha atual: insira a senha usada no primeiro acesso (número da matrícula)
Nova senha: crie uma nova senha de sua preferência
Nova senha (novamente): repita a senha anterior para confirmar
Salvar mudanças: para atualizar a nova senha
IMPORTANTE
Orientem os alunos a salvarem a nova senha, pois ela será necessária para todos os acessos ao Moodle.
Caso o aluno tenha perdido o acesso à plataforma, ele poderá recuperar o acesso redefinindo uma nova. Basta clicar no link “Perdeu a senha?
O Moodle redirecionará para o formulário de recuperação de senhas. Daí será necessário inserir, novamente, o número da matrícula ou e-mail cadastrado no SIGE, preencher os dados e clicar em Buscar.
Buscar por identificação de usuário: número da matrícula
Buscar pelo endereço de e-mail: e-mail escolar do aluno registrado no Sige (nome_do_aluno @aluno.educa.go.gov.br )
Na sequência aparecerá a seguinte mensagem:
Em continuidade, insira a senha atual, nova senha e a confirmação da nova senha, em seguida clique em “Salvar mudanças” para que a senha possa ser alterada, de acordo com as orientações contidas no e-mail recebido.
Identificação de usuário: insira o número da matrícula
Senha: insira a nova senha
Após realizar o login, o aluno terá acesso, no ambiente virtual, ao curso cadastrado no SIGE.
Em seguida, clique no nome do curso, logo terá acesso aos módulos, por bimestre:
Nessa página, o aluno poderá, ainda, acompanhar o seu progresso, conforme a conclusão das atividades/módulos. É importante que cada módulo, seja concluído em 100%.
Concluir os slides de conteúdo:
Para que o Moodle considere os slides como concluídos (“Feito: Concluir a atividade”) e libere o acesso às próximas etapas, o aluno deverá ler todos os slides, sem pular nenhum. Somente, assim, o Moodle permitirá o acesso às atividades subsequentes.
As atividades e provas estão configuradas para serem realizadas em até 3 tentativas. No boletim do Moodle, será registrada a melhor nota entre essas tentativas:
Siga o passo a passo, para concluir e salvar as notas das atividades nos cursos FIC:
- clique na atividade.
- responda ao questionário.
- finalize a tentativa.
- clique em “Enviar tudo e terminar“.
- confirme clicando, novamente, em “Enviar tudo e terminar“.
É possível realizar a emissão de relatórios dos cursos FIC, sendo eles: Relatórios por Curso e Relatório por Turma.
Para emitir os relatórios, acesse: Lápis Documentos > Relatórios > Alunos > Cursos FIC > Relatório por Curso ou Relatório por Turma.
Qualquer dúvida entre em contato com a Nossa Central de Atendimento através dos canais:
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