Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)
Última atualização: 12/08/25
INTRODUÇÃO
Este guia tem como objetivo orientar, de forma prática e detalhada, todo o processo de inclusão e gerenciamento dos alunos matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Sistema de Gestão Escolar (SIGE). Aqui, os(as) secretários(as) escolares encontrarão instruções passo a passo para cadastro, alteração de cursos, acesso à plataforma, acompanhamento do progresso e emissão de relatórios, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas de acordo com as diretrizes da rede.
Quais são as regras para cadastro no SIGE?
No intuito de orientar a rotina escolar, quanto à inclusão dos alunos, matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada, junto ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE), seguem algumas informações importantes acerca desse procedimento. Assim, para realizar o cadastro do aluno no SIGE, é necessário observar as seguintes situações:
- o aluno só poderá fazer um curso FIC por ano ou por semestre (EJA). Caso o aluno tenha feito algum curso FIC, no ano letivo anterior, poderá ser incluído em um novo curso, desde que não seja o mesmo curso;
- caso o aluno não esteja incluído em nenhum curso FIC no ano letivo, a unidade escolar deverá incluí-lo no sistema, e orientá-lo a realizar os módulos anteriores serão disponibilizados para o aluno no Moodle;
- o aluno poderá realizar 3 cursos diferentes, durante todo o Ensino Médio (1 por série);
- se o aluno iniciou o curso FIC na 1ª série e foi reprovado, ao iniciar o ano letivo para a 2ª série, ele poderá refazer o curso reprovado na 1ª série (curso pendente) e fazer um novo curso (curso corrente) diferente do curso anterior da 1ª série. Nesse caso, o aluno contabiliza 0 cursos finalizados e 2 cursos no mesmo ano letivo, isto é, 2 cursos em andamento.
Considerando a importância desse trabalho, segue o passo a passo, com as informações e imagens retiradas do SIGE, para que os secretários escolares possam realizar cada procedimento, de modo a garantir o acesso do aluno à plataforma. Vamos lá!
Como incluir o aluno no curso FIC no SIGE?
Para realizar o cadastro dos alunos nos cursos FIC, a unidade escolar deverá incluí-lo no curso escolhido, por meio do SIGE. Para isso, deverá acessar: Lápis Alunos > EAD > Incluir Aluno FIC
Em seguida, o sistema irá exibir a página de inclusão do aluno:
Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso FIC. Após informar o curso, selecione o(s) aluno(s), marque a caixa de seleção e clique em Incluir, para matricular o(s) aluno(s) no curso selecionado.
A partir deste momento, o sistema fará o cadastrado automático dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O acesso ao AVA estará disponível até 24h, após a inscrição no SIGE.
Alunos Transferidos ou Remanejados
Nova funcionalidade no SIGE para atualização dos cursos FIC de alunos transferidos ou remanejados:
- Acesse: Menu Alunos → EAD → Incluir Alunos FIC → Selecionar a turma
- Clique no botão “Atualizar Cursos“:
- Se a turma tiver alunos transferidos ou remanejados o sistema devolve esta resposta:
Ao clicar neste botão, o SIGE:
- Recupera as informações do curso FIC da escola de origem e atualiza os dados do curso em que o aluno estava matriculado e em andamento;
- Atualiza notas e progresso do aluno;
- Atualiza automaticamente os relatórios dos cursos FIC (por curso, por turma e de Notas e Progresso);
- Libera o acesso do aluno à plataforma Moodle.
Observação: AS ATUALIZAÇÕES SÃO AUTOMÁTICAS, PORÉM NÃO SÃO INSTANTÂNEAS E PODEM LEVAR MAIS DE 24 HORAS PARA SEREM CONCLUÍDAS.
Lembrando as regras dos cursos FIC:
- Aluno transferido: Quando um aluno é transferido de uma escola com curso FIC para outra que também oferece curso FIC, o curso, o progresso e as notas são migrados para a nova escola.
- Aluno remanejado: Quando ocorre o remanejamento de um aluno de uma turma/turno para outra turma/turno, o curso, o progresso e as notas também são migrados automaticamente.
- Mudança de curso: Só é possível alterar o curso caso o aluno não tenha registro de acesso na plataforma Moodle e esteja com o status de acesso “NÃO” no SIGE.
- Aluno transferido de um colégio militar (CEPMG) para outro com cursos FIC: O SIGE desconsidera os cursos de aprimoramento dos colégios militares e permite incluir o aluno no curso FIC correspondente à nova turma.
- Aluno transferido de uma escola com curso FIC para uma CEPMG: O SIGE desconsidera o curso FIC da escola de origem e permite incluir o aluno no curso correspondente à série das escolas militares.
Como alterar o curso do aluno no SIGE?
A alteração do curso do aluno pode ser realizada caso o aluno não tenha realizado nenhum acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, não apresentando, portanto, progresso no curso. No entanto, após o curso ser iniciado pelo aluno, não é possível alterar o curso escolhido.
Para alterar o curso do aluno, acesse: Lápis Aluno > EAD > Incluir Aluno FIC, conforme imagem a seguir:
Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso. Informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso.
Após, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Em seguida, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA.
Como o aluno acessa a plataforma do curso FIC?
Os alunos deverão acessar o Portal NetEscola ou pelo App NetEscola.
Após realizar o login, os alunos deverão clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio:
Os dados de usuário e senha (número da matrícula sem traço) deverão ser disponibilizados aos alunos, pela unidade escolar.
Após o aluno clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio, será redirecionado(a) para outra página de login:
No primeiro acesso, o aluno deverá realizar o login na plataforma, utilizando sua matrícula como usuário e senha. O Moodle o redirecionará para o formulário “Mudar senha”, onde deverá inserir dados solicitados e clicar em “Salvar mudanças”, conforme imagem a seguir:
Senha atual: insira a senha usada no primeiro acesso (número da matrícula)
Nova senha: crie uma nova senha de sua preferência
Nova senha (novamente): repita a senha anterior para confirmar
Salvar mudanças: para atualizar a nova senha
IMPORTANTE
Orientem os alunos a salvarem a nova senha, pois ela será necessária para todos os acessos ao Moodle.
Como recuperar a senha do Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Caso o aluno tenha perdido o acesso à plataforma, ele poderá recuperar o acesso redefinindo uma nova. Basta clicar no link “Perdeu a senha?
O Moodle redirecionará para o formulário de recuperação de senhas. Daí será necessário inserir, novamente, o número da matrícula ou e-mail cadastrado no SIGE, preencher os dados e clicar em Buscar.
Buscar por identificação de usuário: número da matrícula;
Buscar pelo endereço de e-mail: e-mail escolar do aluno registrado no Sige (nome_do_aluno @aluno.educa.go.gov.br )
Na sequência aparecerá a seguinte mensagem:
Em continuidade, insira a senha atual, nova senha e a confirmação da nova senha, em seguida clique em “Salvar mudanças” para que a senha possa ser alterada, de acordo com as orientações contidas no e-mail recebido.
*Identificação de usuário: insira o número da matrícula
*Senha: insira a nova senha
Como o aluno acessa o curso FIC?
Após realizar o login, o aluno terá acesso, no ambiente virtual, ao curso cadastrado no SIGE.
Em seguida, clique no nome do curso, logo terá acesso aos módulos, por bimestre:
Nessa página, o aluno poderá, ainda, acompanhar o seu progresso, conforme a conclusão das atividades/módulos. É importante que cada módulo, seja concluído em 100%.
Como concluir atividades e conteúdos no Moodle?
Concluir os slides de conteúdo:
Para que o Moodle considere os slides como concluídos (“Feito: Concluir a atividade”) e libere o acesso às próximas etapas, o aluno deverá ler todos os slides, sem pular nenhum. Somente, assim, o Moodle permitirá o acesso às atividades subsequentes.
As atividades e provas estão configuradas para serem realizadas em até 3 tentativas. No boletim do Moodle, será registrada a melhor nota entre essas tentativas:
Siga o passo a passo, para concluir e salvar as notas das atividades nos cursos FIC:
- Clique na atividade.
- Responda ao questionário.
- Finalize a tentativa.
- Clique em “Enviar tudo e terminar“.
- Confirme clicando, novamente, em “Enviar tudo e terminar“:
Relatórios de acompanhamentos dos cursos FIC
É possível realizar a emissão de relatórios dos cursos FIC, sendo eles: Relatórios por Curso e Relatório por Turma.
Para emitir os relatórios, acesse: Lápis Documentos > Relatórios > Alunos > Cursos FIC > Relatório por Curso ou Relatório por Turma.
Relatório por Curso:
Nos relatórios por curso, será exibido o relatório de todos os cursos disponíveis, a relação dos alunos que foram inseridos em cada curso e a porcentagem do progresso de cada aluno.
O sistema apresentará um relatório completo com a descrição do curso, matrícula, nome do aluno, CPF, e-mail, data de nascimento, composição de ensino, série, turno, turma e porcentagem do progresso do aluno.
Para emitir o relatório, informe o curso desejado e clique em Gerar Relatório. O sistema exibirá uma nova janela, permitindo a impressão do relatório.
Relatório por Turma:
Nos relatórios por turma, será possível emitir o relatório de todos os alunos de uma turma específica, informando em quais cursos os alunos daquela turma estão incluídos.
Para emitir o relatório, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma ou clique no ícone “lupa”, selecione a turma do aluno e o curso, e clique em Gerar Relatório.
O sistema exibirá uma nova janela, permitindo a impressão:
Dúvidas / Contato
Qualquer dúvida entre em contato com a Nossa Central de Atendimento através dos canais:
Teams: Atendimento Digital – Superintendência de Tecnologia | General | Microsoft Teams
Telefone: 62-32209546
Conclusão
O correto preenchimento e acompanhamento das informações no SIGE assegura que os alunos dos cursos FIC tenham acesso pleno aos conteúdos e que o registro escolar esteja alinhado às exigências da Secretaria de Educação. Seguindo as orientações deste manual, é possível evitar erros, otimizar o trabalho da secretaria e garantir que cada estudante tenha seu percurso formativo devidamente registrado e acompanhado.
- ➡️ Título
- ➡️ Introdução
- ➡️ Regras para Cadastro
- ➡️ Como incluir Aluno
- ➡️ Alunos Transferidos ou Remanejados
- ➡️ Alterar curso do Aluno
- ➡️ Acesso do Aluno a plataforma
- ➡️ Recuperar senha do AVA
- ➡️ Como o aluno acesso o curso FIC
- ➡️ Como concluir as atividades
- ➡️ Relatórios de acompanhamento
- ➡️ Dúvidas - Contato
- ➡️ Conclusão