Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Última atualização: 12/08/25

 

INTRODUÇÃO

 

Este guia tem como objetivo orientar, de forma prática e detalhada, todo o processo de inclusão e gerenciamento dos alunos matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Sistema de Gestão Escolar (SIGE). Aqui, os(as) secretários(as) escolares encontrarão instruções passo a passo para cadastro, alteração de cursos, acesso à plataforma, acompanhamento do progresso e emissão de relatórios, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas de acordo com as diretrizes da rede.

 

Quais são as regras para cadastro no SIGE?

 

No intuito de orientar a rotina escolar, quanto à inclusão dos alunos, matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada, junto ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE), seguem algumas informações importantes acerca desse procedimento. Assim, para realizar o cadastro do aluno no SIGE, é necessário observar as seguintes situações:

    • o aluno só poderá fazer um curso FIC por ano ou por semestre (EJA). Caso o aluno tenha feito algum curso FIC, no ano letivo anterior, poderá ser incluído em um novo curso, desde que não seja o mesmo curso;
    • caso o aluno não esteja incluído em nenhum curso FIC no ano letivo, a unidade escolar deverá incluí-lo no sistema, e orientá-lo a realizar os módulos anteriores serão disponibilizados para o aluno no Moodle;
    • o aluno poderá realizar 3 cursos diferentes, durante todo o Ensino Médio (1 por série);
    • se o aluno iniciou o curso FIC na 1ª série e foi reprovado, ao iniciar o ano letivo para a 2ª série, ele poderá refazer o curso reprovado na 1ª série (curso pendente) e fazer um novo curso (curso corrente) diferente do curso anterior da 1ª série. Nesse caso, o aluno contabiliza 0 cursos finalizados e 2 cursos no mesmo ano letivo, isto é, 2 cursos em andamento.

Considerando a importância desse trabalho, segue o passo a passo, com as informações e imagens retiradas do SIGE, para que os secretários escolares possam realizar cada procedimento, de modo a garantir o acesso do aluno à plataforma. Vamos lá!

 

Como incluir o aluno no curso FIC no SIGE?

 

Para realizar o cadastro dos alunos nos cursos FIC, a unidade escolar deverá incluí-lo no curso escolhido, por meio do SIGE. Para isso, deverá acessar: Lápis Alunos > EAD > Incluir Aluno FIC

 

 

Em seguida, o sistema irá exibir a página de inclusão do aluno: 

 

 

Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso FIC. Após informar o curso, selecione o(s) aluno(s), marque a caixa de seleção e clique em Incluir, para matricular o(s) aluno(s) no curso selecionado.

 

 

A partir deste momento, o sistema fará o cadastrado automático dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O acesso ao AVA estará disponível até 24h, após a inscrição no SIGE.

 

Alunos Transferidos ou Remanejados

 

Nova funcionalidade no SIGE para atualização dos cursos FIC de alunos transferidos ou remanejados:

 

  • Acesse: Menu Alunos → EAD → Incluir Alunos FIC → Selecionar a turma
  • Clique no botãoAtualizar Cursos“:



  • Se a turma tiver alunos transferidos ou remanejados o sistema devolve esta resposta:  



    Ao clicar neste botão, o SIGE:

    • Recupera as informações do curso FIC da escola de origem e atualiza os dados do curso em que o aluno estava matriculado e em andamento;
    • Atualiza notas e progresso do aluno;
    • Atualiza automaticamente os relatórios dos cursos FIC (por curso, por turma e de Notas e Progresso);
    • Libera o acesso do aluno à plataforma Moodle.

    Observação: AS ATUALIZAÇÕES SÃO AUTOMÁTICAS, PORÉM NÃO SÃO INSTANTÂNEAS E PODEM LEVAR MAIS DE 24 HORAS PARA SEREM CONCLUÍDAS.



    Lembrando as regras dos cursos FIC:

    • Aluno transferido: Quando um aluno é transferido de uma escola com curso FIC para outra que também oferece curso FIC, o curso, o progresso e as notas são migrados para a nova escola.
    • Aluno remanejado: Quando ocorre o remanejamento de um aluno de uma turma/turno para outra turma/turno, o curso, o progresso e as notas também são migrados automaticamente.
    • Mudança de curso: Só é possível alterar o curso caso o aluno não tenha registro de acesso na plataforma Moodle e esteja com o status de acesso “NÃO” no SIGE.
    • Aluno transferido de um colégio militar (CEPMG) para outro com cursos FIC: O SIGE desconsidera os cursos de aprimoramento dos colégios militares e permite incluir o aluno no curso FIC correspondente à nova turma.
    • Aluno transferido de uma escola com curso FIC para uma CEPMG: O SIGE desconsidera o curso FIC da escola de origem e permite incluir o aluno no curso correspondente à série das escolas militares.

Como alterar o curso do aluno no SIGE?

 

A alteração do curso do aluno pode ser realizada caso o aluno não tenha realizado nenhum acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, não apresentando, portanto, progresso no curso. No entanto, após o curso ser iniciado pelo aluno, não é possível alterar o curso escolhido.

 

Para alterar o curso do aluno, acesse: Lápis Aluno > EAD > Incluir Aluno FIC, conforme imagem a seguir:

 

Na sequência, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso. Informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma e Curso, ou clique no ícone “lupa” e selecione a turma do aluno e o curso. Identifique o aluno e clique no botão de Ação (lápis azul) para alterar o curso.



Após, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).



Em seguida, o sistema exibirá uma caixa de diálogo. Selecione o curso correto e clique em Alterar. Feito isso, o curso do aluno será alterado no SIGE e na plataforma do AVA.

 

Como o aluno acessa a plataforma do curso FIC?

 

Os alunos deverão acessar o Portal NetEscola ou pelo App NetEscola.

 

 

Após realizar o login, os alunos deverão clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio:

 

 

Os dados de usuário e senha (número da matrícula sem traço) deverão ser disponibilizados aos alunos, pela unidade escolar.

 

Após o aluno clicar em Cursos FIC, na aba Ensino Médio, será redirecionado(a) para outra página de login:

 

 

No primeiro acesso, o aluno deverá realizar o login na plataforma, utilizando sua matrícula como usuário e senha. O Moodle o redirecionará para o formulário “Mudar senha”, onde deverá inserir dados solicitados e clicar em “Salvar mudanças”, conforme imagem a seguir:

 

 

Senha atual: insira a senha usada no primeiro acesso (número da matrícula)

Nova senha: crie uma nova senha de sua preferência

Nova senha (novamente): repita a senha anterior para confirmar

Salvar mudanças: para atualizar a nova senha

 


 

IMPORTANTE

Orientem os alunos a salvarem a nova senha, pois ela será necessária para todos os acessos ao Moodle.

 


Como recuperar a senha do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

 

Caso o aluno tenha perdido o acesso à plataforma, ele poderá recuperar o acesso redefinindo uma nova. Basta clicar no link “Perdeu a senha?


 

O Moodle redirecionará para o formulário de recuperação de senhas. Daí será necessário inserir, novamente, o número da matrícula ou e-mail cadastrado no SIGE, preencher os dados e clicar em Buscar.



 

Buscar por identificação de usuário: número da matrícula;

Buscar pelo endereço de e-mail: e-mail escolar do aluno registrado no Sige (nome_do_aluno @aluno.educa.go.gov.br )

Na sequência aparecerá a seguinte mensagem:



Em continuidade, insira a senha atual, nova senha e a confirmação da nova senha, em seguida clique em “Salvar mudanças” para que a senha possa ser alterada, de acordo com as orientações contidas no e-mail recebido.



*Identificação de usuário:
insira o número da matrícula

*Senha: insira a nova senha

Como o aluno acessa o curso FIC?

 

Após realizar o login, o aluno terá acesso, no ambiente virtual, ao curso cadastrado no SIGE.

 

 

Em seguida, clique no nome do curso, logo terá acesso aos módulos, por bimestre:

 

 

Nessa página, o aluno poderá, ainda, acompanhar o seu progresso, conforme a conclusão das atividades/módulos. É importante que cada módulo, seja concluído em 100%.

 

Como concluir atividades e conteúdos no Moodle?

 

Concluir os slides de conteúdo:



Para que o Moodle considere os slides como concluídos (“Feito: Concluir a atividade”) e libere o acesso às próximas etapas, o aluno deverá ler todos os slides, sem pular nenhum. Somente, assim, o Moodle permitirá o acesso às atividades subsequentes.



As atividades e provas estão configuradas para serem realizadas em até 3 tentativas. No boletim do Moodle, será registrada a melhor nota entre essas tentativas: 





Siga o passo a passo, para concluir e salvar as notas das atividades nos cursos FIC:

    1. Clique na atividade.
    2. Responda ao questionário.
    3. Finalize a tentativa.
    4. Clique em “Enviar tudo e terminar“.
    5. Confirme clicando, novamente, em “Enviar tudo e terminar“:



Relatórios de acompanhamentos dos cursos FIC

 

É possível realizar a emissão de relatórios dos cursos FIC, sendo eles: Relatórios por Curso e Relatório por Turma.

Para emitir os relatórios, acesse: Lápis Documentos > Relatórios > Alunos > Cursos FIC > Relatório por Curso ou Relatório por Turma.

 



Relatório por Curso:

Nos relatórios por curso, será exibido o relatório de todos os cursos disponíveis, a relação dos alunos que foram inseridos em cada curso e a porcentagem do progresso de cada aluno.

O sistema apresentará um relatório completo com a descrição do curso, matrícula, nome do aluno, CPF, e-mail, data de nascimento, composição de ensino, série, turno, turma e porcentagem do progresso do aluno.



Para emitir o relatório, informe o curso desejado e clique em Gerar Relatório. O sistema exibirá uma nova janela, permitindo a impressão do relatório.

 



Relatório por Turma:


Nos relatórios por turma, será possível emitir o relatório de todos os alunos de uma turma específica, informando em quais cursos os alunos daquela turma estão incluídos.

Para emitir o relatório, informe os filtros: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma ou clique no ícone “lupa”, selecione a turma do aluno e o curso, e clique em Gerar Relatório.
O sistema exibirá uma nova janela, permitindo a impressão:



Dúvidas / Contato

 

Qualquer dúvida entre em contato com a Nossa Central de Atendimento através dos canais:

Teams: Atendimento Digital – Superintendência de Tecnologia | General | Microsoft Teams

Telefone: 62-32209546

Conclusão

 

O correto preenchimento e acompanhamento das informações no SIGE assegura que os alunos dos cursos FIC tenham acesso pleno aos conteúdos e que o registro escolar esteja alinhado às exigências da Secretaria de Educação. Seguindo as orientações deste manual, é possível evitar erros, otimizar o trabalho da secretaria e garantir que cada estudante tenha seu percurso formativo devidamente registrado e acompanhado.

 

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