O Diário Eletrônico do Professor é uma ferramenta essencial para o registro diário e controle dos resultados dos alunos. 
No sistema, o professor deve informar os dados de frequência, notas e conteúdos trabalhados em sala de aula.


Na seção de Notas do Diário Escolar, há várias colunas, cada uma com uma função específica. Vamos entender o que cada coluna representa:
    • Para acessar o Diário Eletrônico, o professor deve entrar no SIAP e navegar até Menu Sistema > Operações > Diário do Professor.

    • Na tela de abertura, clique no botão LISTAR para exibir todas as disciplinas por turma e bimestre às quais o professor está vinculado, ou informe os filtros: Ano Letivo, Composição de Ensino, Série, Bimestre, Turno e Disciplina que deseja trabalhar e clique em Listar.Selecione a Composição de Ensino, Série, Turma e clique em Notas.
    • No início, o professor verá as seguintes informações em blocos:

      1 – Nome dos alunos, 2 – Avaliações Livres, 3 – Produção de Texto, 4 – Avaliações Objetivas, 5 – Ciclo 1, 6 – Média de Produção de Texto, 7 – Média Bimestral, 8 – Recuperação e 9 – Média Bimestral Final

      , conforme a imagem abaixo.


      Mais informações sobre os blocos:Bloco 1: Nome dos alunos – Este campo refere-se à ordem de chamada da turma, migrada do SIGE. Não há nenhuma ação necessária por parte do professor nesta coluna.


      Bloco 2: Avaliações Livres: No Diário do Professor, para as disciplinas que utilizam o modelo de avaliação parcial, constarão as Avaliações Livres para cadastro. Estas avaliações compõem parte da nota final do aluno no bimestre. O professor da disciplina deve lançar as notas das avaliações, variando de 0 a 10,0.De acordo com o caderno orientador, é necessário inserir no mínimo 3 e no máximo 9 avaliações.
      Para adicionar uma nova Avaliação Livre, o professor deve clicar no ícone (+). O sistema exibirá o nome do ciclo da avaliação; basta selecionar o Ciclo e inserir a descrição da avaliação realizada.
    • No item da Avaliação, aparecerá o campo Modelo onde o professor deverá escolher o ciclo a ser cadastrado.Ao escolher o ciclo, insira a descrição (nome) da avaliação e clique em Confirmar.


      Bloco 3: Produção de Texto: O campo Produção de Texto segue regras específicas. Caso o modelo Parcial trabalhe com produção textual e este esteja vinculado a mais de uma disciplina, a nota será lançada no diário somente pelo professor modulado na disciplina 0241 – Língua Portuguesa. No diário dos professores de outras disciplinas vinculadas ao modelo, a nota será apenas para visualização e somatório do peso conforme estabelecido pela equipe pedagógica. A nota da Produção Textual, que varia de 0 a 10,0, será calculada pelo próprio sistema para compor a nota final do aluno no bimestre.


      Bloco 4: Avaliações Objetivas: Após o lançamento das notas das Avaliações Objetivas (na funcionalidade “Lançamento de Notas – Avaliações Objetivas”), as notas serão geradas automaticamente pelo sistema, variando de 0 a 10,0, e serão incluídas no diário. Essas notas irão compor a Média Bimestral e a Média Bimestral Final.

      O cálculo dos pesos das avaliações seguirá o caderno orientador para a composição de ensino, sendo realizado internamente pelo próprio sistema.

       
      Bloco 5: Ciclo 1: Será composto pela média aritmética das Avaliações Livres, da Produção de Texto (caso exista), e das notas das Avaliações Objetivas, aplicando os pesos conforme o caderno orientador. Para o ensino parcial, as notas do Ciclo 1 serão as mesmas que as da coluna Média Bimestral, já que a modalidade de ensino regular trabalha com apenas um ciclo.
       

       
      Bloco 6: Média Produção de Texto: Será o mesmo valor da produção textual lançada pelo professor de Língua Portuguesa, conforme o caderno orientador para o ensino regular. A nota da produção de texto, que varia de 0 a 10,0, irá compor a nota final do aluno.
       

       
      Bloco 7: Média Bimestral (MB): Será a mesma nota do Ciclo 1, composta pela média aritmética das Avaliações Livres, da Produção de Texto (caso exista), e das notas das Avaliações Objetivas, aplicando os pesos conforme o caderno orientador. Essa nota será a nota do aluno, sem o campo de recuperação.


      Bloco 8: Recuperação (REC): Este campo permite que o professor insira as notas de recuperação dos alunos que não alcançaram a média bimestral. O campo de recuperação estará disponível para inserção para todos os alunos da turma, variando de 0 a 10,0.

      Observação: Para turmas de Período Parcial que utilizam um Modelo de Avaliação com Avaliações Objetivas, o campo de recuperação funciona da seguinte forma:- Se a nota inserida no campo de Recuperação for menor ou igual à Média Bimestral, a Média Bimestral Final será igual à Média Bimestral.
       
      – Se a nota inserida no campo de Recuperação for maior que a Média Bimestral, o cálculo da Média Bimestral Final será a soma da Média Bimestral do aluno com a nota de Recuperação dividida por 2, ou seja, MBF = MB + REC / 2.
       

       
      Bloco 9: Média Bimestral Final (MBF): A Média Bimestral Final é a soma de todos os componentes mais o campo de recuperação (se houver). Se a nota inserida no campo de Recuperação for menor ou igual à Média Bimestral, a Média Bimestral Final será igual à Média Bimestral.