O Cadastro de Exceções é realizado no SIAP. No entanto, só é feito quando a frequência diária não será coletada devido outro evento no dia. Ciente da situação, a escola faz o registro referente ao dia que não foi informada a frequência diária na funcionalidade cadastro de exceções, especificando o motivo. 

Para saber mais, acesse Como Realizar o Cadastro de Exceções da Frequência Diária no SIAP? | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

Para informar ao sistema a aula ou o dia em que o(s) professor(es) deve(m) repor as aulas que não aconteceram devido à falta do professor ou quando houve um cadastro de Exceção de Frequência ou ainda quando não completaram o quantitativo de aulas, deverá ser selecionada o tipo de reposição que melhor atender a necessidade da escola. Estão disponíveis três tipos de reposição de aula, são elas: 

 

  • Dia de Aula: a reposição Dia de Aula, deve ser escolhida quando houver um cadastro de exceção de frequência, nesse caso abrangerá todos os professores da unidade escolar.
  • Professor: a reposição Professor deve ser escolhida quando houver necessidade de cadastrar uma reposição para um professor exclusivo, nesse caso uma ausência para este professor deve ser cadastrada (utilizar a função Ausência do Professor).
  • Aula Complementar: a reposição Aula Complementar deve ser escolhida quando houver a necessidade de completar o quantitativo de aulas do professor, ou seja, completar a carga horária de aulas.

Para saber mais, acesse: Como Cadastrar a Reposição de Aula? | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

A Frequência Diária é a coleta informativa das presenças e ausências dos alunos na unidade escolar.

 

Para registrar a frequência diária dos alunos acesse o Menu Sistema > Operações e escolha a funcionalidade Frequência Diária.

O Planejamento Anual é cadastrado no SIAP por disciplina, de acordo com a Matriz Curricular da escola, para todas as composições de ensino.

 

Acesse o MENU SISTEMA > OPERAÇÕES > PLANEJAMENTO ANUAL

Para saber mais, acesse: Onde é Cadastrado o Planejamento Anual? | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

Ao acessar o MENU SISTEMA do SIAP em configurações encontra-se a funcionalidade horário de aula, onde é feito o registro do período das aulas.

 

Para saber mais, acesse: Como Cadastrar o Horário Aula? | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

O quadro de horário no SIAP é indispensável para que se possa utilizar as demais funções do sistema. Ele deve estar de acordo com o calendário em uso e também só poderá ser modificado para datas futuras, pois todas as atividades dos professores estarão vinculadas a ele. Então tenha cuidado e atenção ao fazer o quadro de horário. Veja abaixo no tutorial cada detalhe para realizar esta tarefa tão importante no SIAP.

Todo bimestre/ciclo os professores devem enviar as notas e frequências dos alunos do SIAP para o SIGE. Para auxiliar a secretaria escolar, foi desenvolvido uma função que permite a unidade escolar a limitar a data máxima para envio, isto para que não haja interferências nos documentos dos alunos já emitidos, como boletins e históricos.

Assim, a Unidade Escolar definirá uma data e caso o professor perca o prazo ele deverá se reportar a secretaria de sua unidade escolar e deverá entregar as notas para que sejam inseridas diretamente no SIGE, assim a unidade escolar poderá ter um gerenciamento melhor sobre o que está sendo alterado no sistema.

Tutoriais