Efetivação de Matrículas

A efetivação é uma importante e fundamental etapa do processo de matrícula. Esse é o momento que a escola recebe o aluno e precisa efetivar a sua matrícula, se ele, previamente, estiver sido alocado para aquela unidade. 

 

O procedimento é simples, mas requer muita atenção por parte do gestor, para que no final de tudo o aluno seja efetivado com sucesso. Mas não se preocupe aqui você obterá todos os detalhes para a efetivação do aluno sem erros.

1. Ano Letivo

Ativar o Ano Letivo

1.Semestre

Ativar o Semestre

Como Efetivar os Alunos?

Para fazer a efetivação, ​​basta acessar o SIGE > Lápis Alunos > Matrícula > Efetivação.

Na tela abaixo, selecione o tipo de aluno (Novo Aluno, Aluno TA ou Aluno TIP), o período e aguarde o carregamento da listagem de alunos

Na lista exibida, informe a turma na qual o aluno será alocado. Observe que serão indicadas as IDs das salas e a quantidade de vagas ainda restantes.

Após informar as turmas de todos os alunos, clicar no botão INCLUIR. O sistema notificará automaticamente a quantidade de alocações realizadas.

Caso alguma efetivação tenha sido realizada de maneira equivocada, você poderá desfazê-la clicando no ícone de exclusão ao final da linha de registro do aluno.

Ao confirmar a exclusão o aluno voltará para a lista de alunos não efetivados.      

Você pode gerar os relatórios das efetivações realizadas:

Para gerar o relatório das efetivações, é preciso acessar o lápis Documentos > Relatórios > Matrícula > Alunos Efetivados.

Informe o tipo de aluno, a origem e o período, em seguida clicar no botão Gerar Relatório. 

O relatório será gerado e você poderá imprimi-lo e arquivá-lo nos documentos da escola.

Deixe um comentário