🎓✨ Ótimas notícias para quem acaba de virar a página no capítulo do Ensino Médio! Agora, o Portal Expresso (https://www.go.gov.br/) está com uma novidade que vai facilitar a vida dos formandos:

a solicitação do certificado de conclusão do Ensino Médio agora pode ser feita online! 🖥️📜

 

Mas atenção: é só o começo do processo! Depois de fazer a sua solicitação pelo portal, você vai precisar dar um pulinho na escola para pegar o seu certificado em mãos e conferir se está tudo certinho com seus documentos. 🏫📂

Essa novidade é mais uma facilidade que o Governo de Goiás está oferecendo para os goianos.

 

Lembrando que, para acessar este serviço você deverá ter uma conta Gov.br!

Caso não tenha uma conta, clique aqui para criar a sua e tenha acesso a todos os serviços de agendamento do Portal Expresso, Governo Federal e muito mais!

 


 

Para solicitar o certificado, é só seguir esses passos:

 

  1. Acesse o Portal Expresso (https://www.go.gov.br/);


  2. No Menu Lateral, clique em Educação e Tecnologia;


  3. Filtre pelo Órgao SEDUC (Secretaria de Estado da Educação);


  4. Procure pelo serviço Solicitar Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio” e clique em Acessar;


  5. Entre com sua conta Gov.BR ou Crie uma nova conta;

  6. Para solicitar seu certificado, clique no botão Solicitar Certificado +;


  7. Selecione seu nome ou, caso seja o responsável, o nome do aluno que deseja realizar a confecção do certificado e clique em Avançar;
  8. Acompanhe a sua solicitação pelo Portal e também pelo e-mail cadastrado. Quando o certificado estiver disponível, poderá retirá-lo na secretaria da unidade escolar onde você concluiu o Ensino Médio.

Quando um ex-aluno ou responsável solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Portal Expresso, essa solicitação aparecerá no SIGE e deverá ser gerenciada com atenção. Para cada solicitação deverá ser atribuído um status, para que possa ser acompanhada em tempo real no Portal Expresso.

Os status são:

 

  1. Aberta: Solicitação aguardando início da tratativa;
  2. Análise: Verifiquem cada solicitação aberta e recebida no SIGE com cuidado e precisão. É o início da tratativa.
  3. Documentação Pendente: Caso faltem documentos, atualizem o status para que o aluno seja notificado a fornecer os documentos necessários na Unidade Escolar.
  4. Solicitação Cancelada: Se for necessário cancelar a solicitação, indiquem o motivo claro para o cancelamento e o solicitante será notificado.
  5. Confecção do Certificado: Analisem o histórico e a certificação do aluno e comecem a preparar o certificado.
  6. Em Processo de Registro do Certificado: Após verificar tudo, procedam com a impressão do certificado e obtenham a assinatura do diretor.
  7. Aguardando Retirada: Mudem o status para informar que o certificado está pronto e aguardando a retirada pelo aluno.
  8. Atendida: Assim que o aluno retirar o certificado, atualizem para o status final, concluindo o processo.

Cada atualização de status é uma forma de comunicar-se com o aluno e manter o processo transparente e rastreável. Lembrem-se, a clareza e a rapidez nas atualizações são essenciais para um serviço eficiente e para a satisfação dos nossos alunos.

 

Agora vamos ver como acessar as solicitações e realizar as edições das situações:

 

  1. Acesse o SIGE;
  2. Vá até o Lápis Documentos > Documentos > Acompanhamento Pedagógico > Certificado > Solicitações Expresso;


  3. Preencha os filtros de acordo com o deseja buscar, seja pelo Ano de Conclusão ou especificamente pela Matrícula do aluno solicitante;


  4. OBS1: Somente as solicitações com status “Aberta”, “Análise”, “Documentação Pendente”, e “Aguardando Retirada” poderão ser editadas;

  5. OBS2: Caso selecione a opção “Atendida” ou “Solicitação Cancelada”, o sistema irá permitir apenas a visualização dos registros das solicitações, não será permitido editar essas solicitações!

  6. Escolha a solicitação e clique no botão lápis para Editar a solicitação;