Google Sala de Aula

Em toda sala virtual do Google Classroom haverá sempre um formulário de presença em que basta marcar “sim”. A ação leva poucos segundos e garante o registro da participação do estudante na aula daquela disciplina. Antes, a presença era contabilizada com o login do estudante no Google Classroom. 

Passo a passo lista de presença:

  1. Clique no Link Lista de presença para acessar a Planilha.
  2. Esta Planilha está protegida e só permite a visualização do conteúdo.
  3. Para ajustar para sua Turma, faça uma cópia para o seu Google Drive.
  4. Clique no Menu Arquivo/Fazer uma cópia.

Seguir o passo a passo a baixo:

  1. Acesse classroom.google.com.
  2. Clique na turma e depois Atividades.
  3. Clique em Ver seus trabalhos.
  4.  Para ver mais detalhes das notas, clicar no valor total %

No página principal do Google Class Room:


– Acesse o menu lateral.
– Selecione Google 
Classroom.
– Você visualizará os 
relatórios, separados por data, a partir do mais recente. Você poderá visualizar os trabalhos e as atividades do seus alunos.

1 – Acesse classroom.google.com e clique em Fazer login.

2 – Clique na turma Configurações . 

3 – Ao lado de Gerenciar códigos de convite, clique na seta para baixo.

4 – Copie o código da turma ao lado de Código da turma. 

5 – Copie o link clicando em Copiar link do convite. 

Não. Cada docente da Rede Estadual de Educação de Goiás receberá somente uma conta educacional. 

Não. A conta educacional é totalmente independente das contas de e-mail pessoais.

Não. De acordo com as diretrizes do Google as instituições escolares precisam estar habilitadas para utilizar o domínio disponibilizado pela SEDUC.  
Na implantação do Google for Education em todas as escolas da rede estadual foi feito um pré-cadastro de cada professor e aluno, estes foram devidamente enturmados.

Assim que realizar o login e acessar o aplicativo Sala de Aula, o professor terá acesso a cada uma de suas turmas separadas, por instituição

Caso tenha esquecido sua senha, clique aqui. E saiba como recuperar seu acesso.

Para receber o status de Educador certificado pelo Google, você precisa passar nos exames nível 1 e 2 da certificação. Essas avaliações testam sua capacidade de usar as ferramentas do Google for Education em um ambiente de sala de aula.

Para se inscrever em um exame, acesse o Site: central do professor.

O máximo de professores por turma é 20. Você pode convidar mais, mas só 20 podem participar.

É disponibilizado o e-mail educacional da escola para o coordenador. Exemplo de e-mail:  escola.52000000@educa.go.gov.br

Obs: Para ter acesso ao E-mail  da sua unidade escola o diretor da escola terá de abrir um chamado via SAC solicitando o acesso ao E-mail educacional da escola.

Siga o Manual de como redefinir a senha do seu e-mail educacional.

Google Meet

Sim!
Na ferramenta Google Agenda, no campo: adicionar membros na reunião, pode-se adicionar outras turmas. Cada reunião tem a capacidade de 100 usuários.
 

Sim. A gravação só está disponível no Meet em um computador. Os usuários de apps para dispositivos móveis recebem uma notificação quando a gravação é iniciada ou interrompida, mas não a controlam.

 

1 – Inicie ou participe de uma reunião. 

2 – No canto inferior direito, clique em Atividades > Gravação. 

3 – Clique em Começar a gravar. 

4 – Na janela que aparece, clique em Iniciar. 

5 – Aguarde o início da gravação. Os outros participantes recebem uma notificação quando a gravação é iniciada ou interrompida. 

6 – Quando você terminar, clique em Atividades > Gravação > interromper gravação. 

Somente o criador da reunião terá acesso à gravação, que será disponibilizado em seu drive educacional. 

O vídeo gravado ficará acessível alguns minutos após o encerramento da gravação (o tempo pode mudar de acordo com a duração da gravação). Quando arquivo estiver disponível no Drive, o usuário receberá uma notificação por e-mail. 

É possível armazenar até 100 TB de armazenamento em nuvem.

Siga o passo a passo de como iniciar uma reunião no Meet. Aqui.

Em uma videochamada você pode usar a ferramenta Jamboard, que é uma lousa interativa virtual onde pode-se trocar ideias com os alunos participantes da reunião. Este recurso só é disponível em uma videochamada do Meet pelo computador. Os alunos da vídeo chamada em um dispositivo móvel ou tablet recebem um link para um arquivo do Jamboard e são direcionados ao aplicativo.

Vamos, lá !


– Abra a Google Play em seu dispositivo móvel.
– No campo de pesquisa, faça uma busca por Meet ou, clique no ícone abaixo. Você será direcionado automaticamente para a página de Download.