A funcionalidade de Lançamento de Notas para Avaliações Objetivas no SIAP é uma ferramenta disponível para professores que lecionam em disciplinas integradas ao Modelo de Avaliação configurado como Parcial, o qual é determinado pela SEDUC no sistema.

Para que o professor possa usar esta funcionalidade de forma eficaz, é crucial que esteja devidamente incluído no Quadro de Horário vigente para a turma e série em que o tipo do modelo seja “Parcial”. Isso garante que o professor esteja habilitado para administrar e registrar avaliações objetivas em conformidade com a modalidade de ensino e os critérios específicos estabelecidos para a avaliação parcial na sua disciplina.

Lançar Notas de Avaliações Objetivas – Perfil Professor

 

  1. Inicie o processo fazendo login no SIAP. Para isso, vá até o menu ‘Sistema‘, depois em ‘Operações‘, e finalmente selecione ‘Lançamento de Notas – Avaliações Objetivas‘.



    Definindo os Filtros: Na tela que se abrirá, você deverá informar alguns filtros para encontrar a turma e a disciplina corretas. Estes incluem: Composição de Ensino, Série, Turno, Turma, Disciplina e Bimestre.

    Se você leciona em unidades mistas, ou seja, em escolas que funcionam em tempo integral em alguns períodos e em tempo parcial em outros, você terá a opção de selecionar o tipo de modelo de avaliação – Parcial ou Integral. Isso é importante para garantir que as notas sejam lançadas no contexto correto.

  2. Após preencher essas informações, clique em ‘Listar‘.

  3. O sistema mostrará então os Modelos de Avaliações vinculados à sua unidade escolar. Escolha o Modelo de Avaliação que você precisa para realizar o lançamento de notas e clique em ‘Visualizar‘.



    OBS: O lançamento das notas consiste em cadastrar as avaliações de acordo com a disciplina. Se você estiver lecionando em uma modalidade semestral, selecione o semestre apropriado. Após completar todos os campos, escolha o item que precisa ser cadastrado e clique em ‘Visualizar‘.

  4. Uma nova página será exibida com a listagem dos alunos da turma. Aqui, você deverá marcar a presença ou ausência de cada aluno, em primeira ou segunda chamada.

  5. Ao marcar um aluno como ‘Presente‘, o sistema habilitará o registro das respostas corretas, calculando automaticamente a quantidade e a porcentagem de acertos.

  6. Se um aluno for marcado como ‘Ausente‘, os campos ficarão desabilitados para lançamento de notas.

  7. Verifique todas as informações inseridas e, quando estiver certo de que estão corretas, clique em ‘SALVAR‘ para finalizar o processo.

Consultar o Diário Eletrônico – Perfil Professor

Para realizar o lançamento de notas de Avaliações Livres e Produção de Texto, o professor deverá realizar o lançamento de notas entre 0 a 10,0 no Diário do Professor, pois o lançamento dessas notas impactará na Média Bimestral e Média Bimestral Final do Aluno.

  1. Para acessar o Diário, entre no SIAP e navegue até ‘Menu Sistema‘, depois ‘Operações‘, e selecione ‘Diário do Professor‘.



  2. Na tela de abertura do Diário, você pode clicar em ‘LISTAR‘ para visualizar todas as disciplinas associadas a você por turma e bimestre. Alternativamente, você pode usar os filtros para refinar sua busca, especificando o Ano Letivo, Composição de Ensino, Série, Bimestre, Turno e Disciplina.

  3. Após selecionar a turma e a disciplina desejada, clique em ‘Notas‘. Você verá blocos de diferentes tipos de avaliações, como Avaliações Livres, Produção de Texto e Avaliações Objetivas.

  4. As notas das Avaliações Objetivas, uma vez lançadas, serão automaticamente incluídas no Diário, contribuindo para a Média Bimestral e Média Bimestral Final dos alunos, de acordo com as diretrizes estabelecidas.

  5. No modelo de avaliação Parcial, o Diário será composto por Avaliações Livres (inseridas pelo próprio professor), Avaliações Objetivas e, se aplicável, Produção de Texto. Os pesos para cada componente são definidos pela equipe pedagógica da escola.

  6. Para a Produção de Texto, se esta atividade fizer parte do modelo Parcial e estiver vinculada a mais de uma disciplina, o lançamento da nota será restrito ao professor da disciplina 0241 – Língua Portuguesa. As demais disciplinas vinculadas visualizarão apenas a nota e o somatório do peso conforme definido pela equipe pedagógica.



  7. Para adicionar notas de Avaliações Livres, clique no ícone ‘(+)‘ exibido.

  8. Você será solicitado a selecionar um Ciclo e a descrever a avaliação realizada. Após isso, escolha o ciclo adequado, insira a descrição da avaliação e clique em ‘CONFIRMAR‘ para registrar a nota.

Emitir Relatório por Bloco

 

Se você é um professor ou faz parte da equipe de uma unidade escolar, é possível visualizar e imprimir os lançamentos de notas das Avaliações Objetivas através dos relatórios disponíveis no SIAP. Aqui está um guia passo a passo para acessar esses relatórios:

  1. Comece por acessar o SIAP e vá até ‘Menu Sistema‘, depois ‘Relatórios‘, e selecione ‘Relatórios por Bloco‘.



  2. Uma vez na tela de Relatórios por Bloco, você precisará informar alguns critérios para encontrar o relatório desejado. Isso inclui: Composição de Ensino, Série, Bimestre, Turno, Turma, Disciplina e a Avaliação específica.



  3. Após preencher esses campos, clique em ‘Visualizar Relatório‘.

  4. O sistema exibirá o relatório com base nas informações fornecidas. Aqui, você poderá verificar todos os lançamentos de notas realizados.

  5. O relatório pode ser impresso ou simplesmente visualizado na tela, conforme sua necessidade.

Emitir Relatório Bimestral por Blocos

 

Para professores e membros da equipe escolar interessados em obter um panorama detalhado das notas dos alunos durante um bimestre, o SIAP oferece a opção de gerar o Relatório Bimestral Por Blocos. Este relatório fornece informações cruciais registradas no Diário do Professor. Siga estes passos para acessar o relatório:

 

  1. Inicie o processo entrando no SIAP. Navegue até ‘Menu Sistema‘, depois em ‘Relatórios‘, e selecione ‘Relatório Bimestral Por Blocos’.



  2. Na tela do Relatório Bimestral Por Blocos, você precisará inserir informações específicas para localizar o relatório desejado. Isso inclui a Composição de Ensino, Série, Bimestre, Turno, Turma e Disciplina.

  3. Após preencher esses dados, clique em ‘Visualizar Relatório‘.

  4. O sistema, então, exibirá o relatório baseado nas informações fornecidas. Você poderá analisar detalhadamente os lançamentos de notas do período selecionado.



  5. O relatório pode ser impresso para uso offline ou apenas visualizado na tela, de acordo com a sua necessidade.