Para Iniciar…

 

duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.

1. Ano Letivo

Ativar o Ano Letivo

1.Semestre

Ativar o Semestre

As Escolas de Tempo Integral (ETI) possuem uma funcionalidade no SIGE chamada Reagrupamento que é utilizada para realizar a solicitação de reagrupamento, o cadastro de turma e a vinculação dos alunos às turmas de Reagrupamento.

Até o ano letivo de 2023, o reagrupamento de turmas acontecia somente para as turmas do Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano. Para o ano letivo de 2024 a SEDUC criou novas regras do reagrupamento visando atender todo o Ensino Fundamental e Médio.

 

A metodologia de reagrupamento é uma estratégia pedagógica eficaz para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que consiste em organizar os alunos em grupos de acordo com suas características e necessidades, em que serão desenvolvidas atividades diferenciadas pelo próprio professor da classe ou do componente curricular. Essa estratégia pode ser utilizada para diferentes finalidades, como: Promover a interação entre os alunos; Favorecer a aprendizagem colaborativa; Avaliar o desempenho dos alunos; Oferecer oportunidades de reforço ou enriquecimento curricular.

 

Para que a metodologia de reagrupamento seja eficaz, é importante que o professor considere os seguintes aspectos:

 

Os objetivos da atividade: o professor deve definir os objetivos da atividade que será desenvolvida para que possa agrupar os alunos de forma a atender a esses objetivos.

 

As características dos alunos: o professor deve conhecer as características dos alunos, como habilidades, interesses e nível de aprendizagem, para que possa agrupa-los de forma a aproveitar as potencialidades de cada um.

 

O ambiente: o ambiente deve ser organizado de forma a favorecer a interação entre os alunos e o trabalho em grupo.

Para solicitar a unidade escolar deve acessar o SIGE em Lápis Programas > Reagrupamento > Solicitar.

 

Essa funcionalidade será utilizada para requisitar o quantitativo de reagrupamentos para as disciplinas, conforme a matriz curricular. As regras descritas serão aplicadas às composições que possuam turmas de tempo integral. Além disso, na matriz curricular, é necessário que a série associada à composição contenha a disciplina “Eletivas”, marcada para permitir o reagrupamento.

 

Para verificar se a disciplina permite reagrupamento, acesse Lápis Documentos > Relatórios > Dados Cadastrais > Matriz Curricular.

 

 

 

Ao acessar o Lápis Programas > Reagrupamento > Solicitar, o usuário deverá selecionar a composição de ensino e clicar em Novo.

 

 

Após clicar em “Novo”, o usuário pode solicitar o quantitativo de reagrupamentos para as disciplinas. No campo “Número de Alunos por Reagrupamento”, o sistema aceitará valores entre 30 e 40.

 

 

A Solicitação de Reagrupamento é dividida em três partes, que são:

 

  • Lista de Turmas de Tempo Integral.
  • Cálculos
  • Quadro Resumo

 

Lista de Turmas de Tempo Integral:

 

O quadro abaixo mostrará a quantidade de turmas cadastradas na escola e a quantidade de alunos vinculados nessas turmas.

 

 

Cálculos

 

Nesse quadro, a escola deverá inserir a quantidade de alunos por reagrupamento. A quantidade escolhida, entre 30 e 40 alunos, deve levar em consideração critérios como a quantidade de servidores, o espaço físico, etc.

 

Se a escola não tiver servidores ou espaço físico suficientes, deverá inserir a quantidade máxima de alunos por reagrupamento, reduzindo assim o número de reagrupamentos. Nos casos em que a escola não enfrenta problemas de poucos servidores ou de espaço físico, pode inserir a quantidade mínima de alunos por reagrupamento, resultando na quantidade máxima de reagrupamentos possível de acordo com a quantidade de alunos das turmas de Tempo Integral.

 

Caso o usuário informe um valor igual ou inferior a 29 alunos, o sistema deve emitir o seguinte alerta: “Número mínimo de alunos por reagrupamento é 30; solicitação dependerá de aprovação da área responsável.”

 

Se o usuário informar um valor igual ou superior a 41 alunos, o sistema deve emitir o seguinte alerta: “Número máximo de alunos por reagrupamento é 40 alunos.”

 

 

Como é realizado o cálculo?

 

Número de alunos por reagrupamento: A escola insere um número entre 30 e 40; esse número será a quantidade de alunos por reagrupamento.

 

Total calculado: De acordo com o número de alunos que a escola inserir em “Número de alunos por reagrupamento”, o sistema realizará o seguinte cálculo: somará o total de alunos das turmas de Tempo Integral e dividirá pelo número de alunos por reagrupamento. O valor resultante será a quantidade de reagrupamentos que a escola poderá ter.

 

Total Solicitado: Representa o número de turmas de reagrupamento que serão criadas.

 

 

Quadro Resumo

 

No final da tela de solicitação de reagrupamento, encontra-se o Quadro Resumo dos quantitativos de reagrupamentos, mostrando quantos reagrupamentos serão permitidos para as disciplinas da matriz curricular da unidade.

 

 

Para concluir a solicitação, a unidade escolar deve clicar no botão “Solicitar Aprovação”.

 

 

A aprovação do quantitativo de reagrupamentos solicitado pela escola ocorre em duas instâncias no perfil de Coordenadoria no SIAP e no perfil de Secretaria no SIAP. Caso o Diretor de Núcleo aprove a solicitação de reagrupamento, esta passa para a instância de Secretaria (Equipe do Tempo Integral).

 

 

Após a aprovação da solicitação, a escola realizará o cadastro dos reagrupamentos, criará as turmas e incluirá os alunos. Caso a solicitação seja reprovada em qualquer uma das instâncias, o motivo da reprovação será informado no SIGE, e a unidade deverá reiniciar o processo.

Para realizar o cadastro, Acesse o Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Reagrupamento

 

 

Ao clicar na função, a tela a seguir será aberta:

 

 

A escola irá clicar na lupa – Lista de Reagrupamentos Autorizados. Ao abrir a tela de reagrupamentos autorizados por disciplina, a escola deve selecionar a disciplina/projeto para que os dados sejam carregados na tela de cadastro dos Reagrupamentos.

 

 

Ao selecionar a disciplina, o sistema retornará para a tela de Cadastro de Reagrupamento.

A seguir a escola deve:

 

1. Inserir o nome do Reagrupamento.

 

2. No caso das disciplinas Eletivas, clicar na lupa de disciplinas para pesquisar a disciplina do Reagrupamento. A unidade escolar pode selecionar qualquer disciplina disponível no sistema. No entanto, a unidade escolar não pode selecionar disciplinas com o nome de Eletivas.

 

3. Ao encontrar a disciplina desejada, clicar sobre ela para que seja carregada para o campo correspondente.

 

4. Informar a data de Início.

 

5. Caso a escola não encontre a disciplina desejada, deve abrir um SAC solicitando a inclusão da disciplina na lista de disciplinas do SIGE.

 

6. Informar a data de início do reagrupamento, que deve estar dentro do ano letivo e semestre vigente no SIGE.

 

7. Informar a data de término do reagrupamento, que também deve estar dentro do ano letivo e semestre vigente no SIGE.

 

 

Após preencher todos os campos, o usuário deve clicar no botão “Incluir” para finalizar o cadastro do Reagrupamento.

 

É importante ressaltar que a escola deve seguir esses passos até que todos os Reagrupamentos autorizados estejam cadastrados, ou seja, até que a quantidade autorizada seja igual à quantidade ativa.

Após realizar todos os cadastros, a escola poderá criar as Turmas de Reagrupamento em Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Turmas de Reagrupamento.

 

 

Na próxima tela, a escola deve clicar na primeira lupa e, em seguida, em Reagrupamento.

 

 

Cada reagrupamento cadastrado libera uma quantidade de turmas; a quantidade de reagrupamentos será a mesma quantidade de turmas de reagrupamento a serem cadastradas de acordo com a carga horária da disciplina informada na matriz curricular. Ao clicar no Reagrupamento, os dados serão carregados para a tela de cadastro.

 

 

Ao selecionar a turma, todos os dados e séries permitidas para realizar o reagrupamento serão carregados automaticamente para o sistema.

 

 

Nesse momento, a escola deve:

 

– Dar um nome para a turma de Reagrupamento.
– Marcar as séries permitidas.

 

Observação: No caso das Eletivas, o reagrupamento pode ser com todas as séries, como é possível visualizar na imagem acima. No entanto, para as disciplinas de Numeramento e Letramento, as séries permitidas seguem a regra da diretriz.

 

Antes de realizar o cadastro de turma dos Reagrupamentos de Numeramento e Letramento, a escola deve selecionar um dos Bimestres. Ao fazer isso, a opção para realizar o cadastro de turma será habilitada.

 

A escola deve preencher todos os dados e, em seguida, clicar no botão “INCLUIR” para finalizar o cadastro da turma de reagrupamento. Esse procedimento deve ser feito pela escola até que todas as turmas de reagrupamento autorizadas estejam cadastradas, ou seja, até que a quantidade autorizada seja igual à quantidade ativa.

Após ter realizado todo o processo informado até aqui, a escola deve inserir os alunos nas turmas de Reagrupamento criadas. Para isso, é necessário acessar o Lápis: Programas > Reagrupamento > Aluno > Incluir.

 

 

Na próxima tela a escola deverá selecionar:

 

 

Origem:

 

– Selecionar a Composição de Ensino (ao selecionar a composição de ensino, o sistema listará somente: reagrupamento, correspondente, composição, série e turno selecionado pelo usuário).
– Selecionar Série, turno e turma de origem.

 

Destino:


– Selecionar Disciplina.
– Selecionar Reagrupamento – Nome da turma de Reagrupamento.
– Selecionar Turma.

 

Origem:


– Selecionar os alunos na turma de origem.
– Clicar no botão “ALTERAR” para que os alunos sejam remanejados da turma de origem para a Turma de Reagrupamento informada.

Observação: O aluno pode ser incluído apenas em uma turma de reagrupamento.

Se a escola incluir algum aluno na turma de Reagrupamento por engano, é possível excluí-lo em Lápis Programas > Reagrupamento > Aluno > Cancelar.

 

 

Após acessar a turma na qual o aluno foi incluído, selecione-o e clique em “EXCLUIR”.

 

Caso seja necessário, os reagrupamentos aprovados podem ser excluídos pelo usuário, mas para isso é necessário remover a modulação do professor da turma de reagrupamento e após deverá remover os alunos da turma.

 

Removido a modulação do professor e os alunos da turma o usuário deverá acessar Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Turma de Reagrupamento.

 

Após deverá clicar na lupa do Nome Turma, selecionar a disciplina e realizar a exclusão da turma de reagrupamento desejada.

 

 

 

 



 

Regra para exclusão

 

Para excluir o reagrupamento aprovado, devem-se aplicar as seguintes regras:

 

• O sistema deve realizar a exclusão dos registros de solicitação que possuam status de aprovação e não tenham reagrupamento, turma ou aluno vinculado.

• Se o usuário tentar excluir um registro de solicitação que tenha reagrupamento ou turma de reagrupamento associados, o sistema deverá exibir a seguinte mensagem: “Não é possível realizar a exclusão. Existem reagrupamentos ou turmas associadas ao registro de solicitação aprovado.”

Até o ano letivo de 2023, o reagrupamento de turmas ocorria exclusivamente nas escolas de tempo integral. Nesse contexto, a unidade escolar, por meio de sua equipe pedagógica, solicitava a formação de turmas de reagrupamento utilizando o Sistema de Gestão Escolar – SIGE. Após a solicitação, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação (SEDUC) analisava o pedido. Se estivesse em conformidade com as diretrizes estabelecidas, era aprovado, permitindo que a unidade escolar continuasse suas atividades. Esse procedimento era realizado exclusivamente para as turmas do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano.

 

Para o ano letivo de 2024, a SEDUC estabeleceu novas regras para o reagrupamento, visando abranger todo o Ensino Fundamental e Médio. Agora, as turmas de reagrupamento estão autorizadas no sistema, dispensando a necessidade de aprovação pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação (SEDUC).

 

A metodologia de reagrupamento é uma estratégia pedagógica eficaz para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, consistindo na organização destes em grupos de acordo com suas características e necessidades. Nessas configurações, serão desenvolvidas atividades diferenciadas pelo próprio professor da classe ou do componente curricular. Essa estratégia pode ser utilizada para diferentes finalidades, tais como:

 

– Promover a interação entre os alunos;
– Favorecer a aprendizagem colaborativa;
– Avaliar o desempenho dos alunos;
– Oferecer oportunidades de reforço ou enriquecimento curricular.

 

Para que a metodologia de reagrupamento seja eficaz, é fundamental que o professor considere os seguintes aspectos:

 

– Objetivos da atividade: O professor deve definir os objetivos da atividade a ser desenvolvida para poder agrupar os alunos de forma a atender a esses objetivos.

– Características dos alunos: O professor deve conhecer as características dos alunos, como habilidades, interesses e nível de aprendizagem, para poder agrupá-los de maneira a aproveitar as potencialidades de cada um.

– Ambiente: O ambiente deve ser organizado de forma a favorecer a interação entre os alunos e o trabalho em grupo.

A unidade escolar deverá acessar no SIGE: Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Reagrupamento.

 

Essa funcionalidade será utilizada para verificar a quantidade de reagrupamentos autorizados e para o cadastro de Reagrupamento, de acordo com a matriz curricular. É necessário que a série associada à composição contenha a disciplina “Eletivas”, a qual está assinalada para permitir o reagrupamento.

 

Para verificar se a disciplina permite o reagrupamento, acesse o Lápis Documentos > Relatórios > Dados Cadastrais > Matriz Curricular.

 

 

Para realizar o cadastro Acesse o Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Reagrupamento

 

 

Ao selecionar a função, a tela a seguir será aberta:

 

 

O próximo passo será clicar na lupa – Lista de Reagrupamentos Autorizados. Ao abrir a tela de reagrupamentos autorizados por disciplina, a escola deverá selecionar a disciplina/projeto para os dados serem carregados para a tela de cadastro dos Reagrupamentos.

 

 

Ao selecionar a disciplina, a tela retornará para o Cadastro de Reagrupamento. Neste momento a escola deve:

 

1. Inserir o nome do Reagrupamento;

 

2. No caso das disciplinas Eletivas, clicar na lupa de disciplinas para pesquisar a disciplina do Reagrupamento. A unidade escolar pode selecionar qualquer disciplina disponível no sistema, exceto aquelas com o nome “Eletivas”. A unidade escolar não poderá escolher disciplinas com o nome “Eletivas”.

 

3. Ao encontrar a disciplina desejada, clicar sobre ela para que seja carregada para o campo correspondente.

 

4. Se a escola não encontrar a disciplina desejada, deve abrir um SAC solicitando a inclusão na lista de disciplinas do SIGE.

 

5. Informar a data de início do reagrupamento, que deve estar dentro do ano letivo e semestre vigente no SIGE.

 

6. Informar a data de término do reagrupamento, que também deve estar dentro do ano letivo e semestre vigente no SIGE.

 

 

Após preencher todos os campos, o usuário deve clicar no botão “Incluir” para finalizar o cadastro do Reagrupamento.

 

É fundamental destacar que a escola deve seguir esses passos até que todos os Reagrupamentos autorizados estejam cadastrados, ou seja, até que a quantidade autorizada seja igual à quantidade ativa.

Após cadastrar todos os Reagrupamentos, a escola pode criar as Turmas de Reagrupamento em Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Turmas de Reagrupamento.

 

 

Na próximo passo, a escola deverá clicar na primeira lupa e em seguida no Reagrupamento.

 

 

Cada Reagrupamento cadastrado libera um quantitativo de turmas a ser cadastrado de acordo com a carga horária da disciplina informada na matriz curricular. Ao clicar no Reagrupamento, os dados serão carregados para a tela de cadastro.

 

 

Ao selecionar a turma, todos os dados e séries permitidos para realizar o reagrupamento serão carregados automaticamente para o sistema.

 

 

Nessa tela, a escola deve:

 

– Atribuir um nome à turma de Reagrupamento.
– Selecionar as séries permitidas.

 

A escola deve preencher todos os dados e, em seguida, clicar no botão “INCLUIR” para finalizar o cadastro da turma de reagrupamento; o sistema retornará com a seguinte mensagem: “Turma de Reagrupamento incluída com sucesso!”

 

Esse procedimento deve ser realizado pela escola até que todas as turmas de reagrupamento autorizadas estejam cadastradas, ou seja, até que a quantidade autorizada seja igual à quantidade ativa.

Após ter concluído todo o processo informado até aqui, a escola deve inserir os alunos nas turmas de Reagrupamento criadas. Para isso, é necessário acessar Lápis Programas > Reagrupamento > Aluno > Incluir.

 

 

Na tela que se abrirá, a escola deve:

 

 

Origem:

 

– Selecionar a Composição de Ensino (Ao escolher a composição de ensino, o sistema listará somente o reagrupamento correspondente à composição, série e turno selecionados pelo usuário).
– Selecionar Série, turno e turma de origem.

 

Destino:

 

– Selecionar Disciplina.
– Selecionar Reagrupamento – Nome da turma de Reagrupamento.
– Selecionar Turma.

 

Origem:

 

– Selecionar os alunos na turma de origem.
– Clicar no botão ALTERAR para que os alunos sejam remanejados da turma de origem para a Turma de Reagrupamento informada.

 

OBS: O aluno poderá ser incluído apenas em uma turma de reagrupamento.

Caso a escola inclua algum aluno na turma de Reagrupamento por engano, é possível excluí-lo em Lápis Programas > Reagrupamento > Aluno > Cancelar.

 

 

Selecione os dados da turma na qual o aluno foi incluído erroneamente e clique em EXCLUIR

 

Caso seja necessário, os reagrupamentos aprovados podem ser excluídos pelo usuário, mas para isso é necessário remover a modulação do professor da turma de reagrupamento e após deverá remover os alunos da turma.

 

Removido a modulação do professor e os alunos da turma o usuário deverá acessar Lápis Programas > Reagrupamento > Cadastrar > Turma de Reagrupamento.

 

Após deverá clicar na lupa do Nome Turma, selecionar a disciplina e realizar a exclusão da turma de reagrupamento desejada.

 

 



 

Regra para exclusão

 

Para excluir o reagrupamento aprovado, devem-se aplicar as seguintes regras:

 

• O sistema deve realizar a exclusão dos registros de solicitação que possuam status de aprovação e não tenham reagrupamento, turma ou aluno vinculado.

• Se o usuário tentar excluir um registro de solicitação que tenha reagrupamento ou turma de reagrupamento associados, o sistema deverá exibir a seguinte mensagem: “Não é possível realizar a exclusão. Existem reagrupamentos ou turmas associadas ao registro de solicitação aprovado.”