Para Iniciar…
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.
1. Ano Letivo
Ativar o Ano Letivo
1.Semestre
Ativar o Semestre
O cadastro de TA é realizado através do SIGE no Lápis Alunos > Matrícula > TA > Cadastro.
A tela de cadastro da TA é dividida em:
Origem: Selecione a turma que terá seus alunos transferidos
Destino: Selecione a UE e a turma de destino
Após selecionar a turma de origem e turma/UE de destino, selecione os alunos que irão para a UE selecionada e clique em incluir.
Após a inclusão dos alunos, o próximo passo é a emissão dos comprovantes para a assinatura do aluno/responsável e do responsável pela UE. Para emitir, basta clicar no ícone da impressora ou no botão: Emitir todos Comprovantes, mostrado nas setas da imagem.
A TIP deve ser cadastrada na escola de origem para todo o aluno da Rede Estadual que deseja transferir para outra unidade escolar pertencente à mesma rede, exceto Escolas Conveniadas, Escolas Militares e Escolas de Ensino Especial. Para estas situações, o aluno deverá procurar diretamente a escola, no período pré-estabelecido no Cronograma da Matrícula, e realizar a sua matrícula. Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral e Escolas de Ensino Especial, não receberão alunos provenientes de TIP, mas deverão realizar o cadastro da TIP para seus alunos.
Para cadastrar a TIP acesse o SIGE e identifique: Lápis Alunos > Matrícula > TIP.
O cadastro da TIP é composto por duas partes, a primeira contém os dados do aluno, bem como o endereço deste.
Já a segunda parte contém os dados escolares do aluno e os dados de cadastro da TIP, ou seja, no campo Dados da TIP a escola deverá informar para qual composição de ensino o aluno almeja a vaga, série e turno, e indicar as escolas de preferência do referido aluno, lembrando que, quem deverá informar o nome das escolas deverá ser os pais/responsáveis pelo aluno caso este seja menor, ou o próprio aluno se esse já for maior de idade.
Em seguida clique no botão INCLUIR para salvar os dados da TIP.
O sistema solicitará se deseja imprimir a TIP, escolha OK para recolher as assinaturas nesse documento. Entregue o comprovante para o aluno e guarde a via da escola para controle. O comprovante do aluno é o mesmo impresso para a escola. Uma via fica com o aluno para fins de comprovação do pedido.
Se houver necessidade de alterar ou excluir o cadastro da TIP de determinado aluno, o mesmo poderá ser feito, e só terá efeito se realizado dentro dos prazos estabelecidos para cadastro das TIPs e envio do banco de dados para processamento. (ver período no cronograma de matrícula).
A alteração consiste em EXCLUIR o cadastro existente e realizar um novo. Recolha as assinaturas e entregue o novo comprovante ao aluno.
A Renovação da Matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar e consiste na confirmação do aluno se irá ou não permanecer na mesma escola através do Termo de Renovação de Matrícula.
O processo inicia-se com a notificação da Unidade Escolar a todos os alunos/responsáveis através do Termo de Renovação de Matrícula.
O termo de Renovação de Matrícula é encontrado no SIGE no Lápis Documentos > Relatórios > Matrícula > Termo de Renovação. O termo de renovação é gerado para cada aluno da unidade.
Ao selecionar a função, a turma deve ser escolhida para exibir a lista dos alunos e assim selecioná-los para gerar os termos de renovação nomeados para cada aluno de acordo com o cadastro na escola. Veja a tela a seguir e prossiga da seguinte forma:
- Selecione a turma desejada navegando pelos combos de composição, série, turno, semestre e turma. Se preferir, localize a turma pela lupa e depois clique no ícone verificar (V).
- Marque um, ou todos os alunos para qual deseja imprimir o termo;
- Clique em GERAR RELATÓRIO.
Ao gerar o relatório, o sistema irá gerar um termo para cada aluno que foi selecionado na tela anterior.
O aluno/responsável deverá preencher o termo de renovação e devolver para a unidade escolar no período estabelecido no calendário de matrícula, marcando se deseja ou não renovar sua matrícula. Ao marcar “Sim – eu quero renovar” o aluno/responsável deverá anexar comprovante de endereço junto com o termo de renovação.
É preciso salientar que a renovação é uma das etapas importantes no fechamento do ano ou semestre letivo. A renovação de matrícula garante aos alunos da unidade escolar a vaga na continuação dos estudos. A não renovação dos alunos abre vagas para outros alunos que participarão do processo seletivo de matrícula.
No período estipulado no calendário de matrícula, a unidade escolar deverá renovar os alunos no sistema, para isto acesse o Lápis Alunos > Matrícula > Renovação.
Ao acessar a renovação o sistema exibe os campos para selecionar a turma de origem e a turma de destino.
No campo origem selecione a turma, informando a composição, série, turno, semestre e turma ou escolhendo a turma diretamente pela lupa. A lista de alunos é carregada e nela marcam-se os alunos que serão renovados para a turma seguinte. No campo destino informa-se a composição, o semestre, a série, o turno e a turma desejados, ou busca-se através da lupa.
A parte onde contém:
exibe os alunos mediante a opção escolhida:
- Se o item selecionado for “NÃO RENOVADOS” a listagem dos alunos que não foram renovados até o momento é exibida;
- Se o item selecionado for “RENOVADOS” a listagem dos alunos que já foram renovados é exibida;
- Se o item selecionado for “TODOS” são exibidos a listagem de todos os alunos, e não renovados.
Caso algum aluno seja renovado de forma equivocada, é possível cancelar a Renovação. Para cancelar, basta ir à funcionalidade Renovação, no item “Listar”, selecione a opção “Renovados”, depois clique em Excluir na linha do Aluno que deseja cancelar a Renovação.
Para fazer a efetivação, basta acessar o SIGE > Lápis Alunos > Matrícula > Efetivação.
Na tela abaixo, selecione o tipo de aluno (Novo Aluno, Aluno TA ou Aluno TIP), o período e aguarde o carregamento da listagem de alunos
Na lista exibida, informe a turma na qual o aluno será alocado. Observe que serão indicadas as IDs das salas e a quantidade de vagas ainda restantes.
Após informar as turmas de todos os alunos, clicar no botão INCLUIR. O sistema notificará automaticamente a quantidade de alocações realizadas.
Caso alguma efetivação tenha sido realizada de maneira equivocada, você poderá desfazê-la clicando no ícone de exclusão ao final da linha de registro do aluno.
Ao confirmar a exclusão o aluno voltará para a lista de alunos não efetivados.
O cronograma da matrícula 2022/2 está disponível. Ao analisar o calendário é expressamente obrigatório verificar se não há nenhuma atividade programada em dias de feriado e/ou recesso.
Atenção:
No item 1 – Período destinado a orientações às Coordenações Regionais (via telefone/whatsapp/teams);
Item 9 – 09 dias – Apenas em dias que a unidade estiver fora do período de férias;
Item 10 – 28 dias – Corridos pois a atividade poderá ser realizada pela internet de qualquer lugar/horário.