A modulação é como organizamos os funcionários nas escolas para garantir que haja pessoas suficientes para atender os alunos. É feita de maneira transparente e objetiva, usando as informações do sistema SIGE.

 

Cada escola na rede estadual organiza sua própria modulação, mas isso precisa ser aprovado pela Coordenação Regional e depois pela Centralizada.

 

Vamos entender como funciona este procedimento?

Cadastro do Servidor

 

O cadastro da modulação está condicionado ao cadastro dos dados pessoais do servidor no RhNet realizado pelo RH da Centralizada, onde todos os dados são carregados de forma automática para o SIGE, sem a necessidade de realizar o cadastro do servidor.

 

Sendo assim, o primeiro passo da escola é verificar a Admissão do Servidor.

Admissão do Servidor

 

Para verificar a admissão do servidor, acesse o Lápis Período Letivo > Dossiê do Servidor > Modulação > Admissão.

 

 

Quando um novo servidor é contratado, é preciso cadastrar as informações dele no sistema. Para fazer isso, você pode procurar o CPF do servidor no campo certo. Se clicar na lupa, o sistema vai mostrar todos os servidores já cadastrados na escola. Aí é só escolher o nome do servidor que você quer cadastrar, e o sistema traz todas as informações necessárias para a página de cadastro da admissão.

 

 

Lembrando que: O preenchimento da admissão e cargo são de responsabilidade do RH, a escola precisa verificar dois pontos importantes:

 

  1. Se o cadastro realizado está de acordo a situação funcional do servidor.

  2. Se no campo Data de desativação não foi informada a data fim.

 

Se estiver tudo certo, o usuária deverá selecionar o vínculo e clicar em Salvar, veja a imagem abaixo.

 

 

O próximo passo é acessar a aba Cargo e conferir os dados cadastrados pelo RH.

Cargo do Servidor

 

Para conferir o Cargo do servidor, acesse o Lápis Período Letivo > Dossiê do Servidor > Modulação > Cargo.

 

 

Digite o CPF ou Clique na lupa para procurar pelo Servidor que deseja conferir o cargo.

 

 

Se tudo estiver correto, prossiga para a etapa Função.

 

Função do Servidor

 

A Função do Servidor nada mais é do que a atividade exercida no ano letivo em curso.

 

Para cadastrar a função do Servidor, acesse o Lápis Período Letivo > Dossiê do Servidor > Modulação > Função.

 

Selecione o vínculo e cargo do servidor, informe a data de início e término da função e, em seguida, selecione as funções que o servidor irá exercer durante o ano letivo e clique em Incluir.

 

 

Feito isto, cadastre a carga horária (CH) semanal de trabalho do servidor.

 

 

No cadastro da CH do professor, clique em CH aulas e informe:

  • a data de início da função no ano;
  • a data de término da função no ano;
  • a turma na qual o professor ministra sua aula;
  • Disciplina.

 

Feito isso, clique em incluir.

 

Função do Servidor Administrativo

 

Para cadastrar a carga horária do servidor administrativo, vá em “Carga Horária” e insira a data de início e término da função (que é a mesma registrada anteriormente), a carga horária semanal, o turno, o horário de entrada e saída, e em seguida, clique em “Incluir“.

 

 

 

Após realizado todo o processo a modulação ficará com o status Pré-modulação, pois a modulação necessita da validação da Coordenação Regional e posteriormente da validação da Centralizada.

 

 

Aprovação de Pré-Modulação

 

Para realizar o envio da modulação o usuário deverá acessar Lápis Período Letivo > Dossiê do servidor > Modulação > Solicitação de Aprovação de Pré-Modulação.

 

 

Ao acessar deverá clicar em Enviar Para Aprovação, onde a Coordenação Regional deverá realizar a primeira validação da modulação e posteriormente enviar para a Centralizada para a validação final, onde ficará com a situação Modulado Centralizada, indicando que a validação da modulação do servidor foi aprovada em todas as etapas.

 

 

Se em alguma das etapas a modulação for reprovada, será exibida uma mensagem no sistema, informando o motivo da reprovação da modulação.