Para Iniciar…
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE.
1. Ano Letivo
Ativar o Ano Letivo
1.Semestre
Ativar o Semestre
Contém as funções de cadastro dos dados institucionais da unidade de ensino, de sua infraestrutura, unidade executora e outros. Divide-se em:
Nesta função é realizado o cadastro da escola. Nesse sentido o usuário precisa ter conhecimento das informações de todos os itens mencionados na página unidade de ensino, como:
- Unidade de Ensino;
- Unidade Executora;
- Endereço;
- Documentação e Estrutura;
- Localização diferenciada da escola;
- Materiais didáticos específicos para atendimento à diversidade sociocultural;
- Educação Indígena;
- Equipe Multiprofissional;
- Mantenedor da escola privada – Censo Escolar (Assinalar mais de uma opção, se for o caso);
- Órgão que a escola pública está vinculada;
- Instrumentos, materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso na escola para o desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem;
- Órgãos colegiados em funcionamento na escola.
Nesta função é realizado o cadastro das dependências físicas da escola. Nesse sentido o usuário precisa ter conhecimento das informações de todos os itens mencionados na página caracterização física, como:
- Local de Funcionamento da escola;
- Prédio Compartilhado com outra Escola ?
- Código da Escola com a qual compartilha;
- Destinação do Lixo;
- Tratamento do lixo/resíduos que a escola realiza;
- Fornece água potável para o consumo humano;
- Abastecimento de água;
- Esgotamento sanitário;
- Fonte de energia elétrica;
- Dependências existentes na escola;
- Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação internas na escola;
- Quantitativo de dependências existentes na escola(Se não possui salas, informar o valor “0”).
Nesta função é realizado o cadastro dos equipamentos que a escola possui. Nesse sentido o usuário precisa ter conhecimento das informações de todos os itens mencionados na página equipamentos, como:
- Equipamentos existentes na escola (Se não possui equipamentos, informar o valor “0”);
- Quantidade de computadores em uso pelos aluno(a)s(as) (Se não possui computadores, informar o valor “0”);
- Computadores (Se não possui computadores, informar o valor “0”)
- Acesso a internet;
- Rede local de interligações de computadores.
Nesta função é realizado o cadastro dos laboratórios que a escola possui. Na página Cadastro de Laboratórios o usuário deverá informar o tipo de laboratório, sequência, situação e destino.
Esta função permite à escola cadastrar eventuais problemas referentes aos seus espaços físicos. O sistema disponibiliza ao usuário os campos para informar a dependência, o tipo de problema, descrição do problema, fonte de recurso e situação.