No SIGE, a função ‘Procedimentos Disciplinares‘ permite registrar e gerenciar faltas disciplinares dos estudantes. Com ela, você cadastra ocorrências (com tipo, data e descrição), edita ou exclui registros quando necessário, e consulta o histórico de ocorrências completo do estudante.
Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE:
1- Ativar Ano Letivo 2- Ativar Semestre
Inclusão da Ocorrência
O cadastro é realizado no Lápis Alunos > Procedimentos Disciplinares
Ao clicar sobre a função o usuário é direcionado a tela “Procedimentos Disciplinares:”
Para cadastrar é necessário inicialmente informar a matrícula do estudante, dessa forma o nome do estudante e a turma serão carregados automaticamente.
Com os dados do estudante carregados na tela, selecione o tipo: Ato Indisciplinar ou Ato Infracional.
Ato Indisciplinar
Ao clicar em “Ato indisciplinar”, selecione o tipo de ocorrência:
Insira a data em que ocorreu o ato indisciplinar, faça uma descrição do ocorrido e realize o upload do Relatório/Ata (obrigatório):
Clique na lupa para selecionar o servidor que relatou o ato:
Confirme a Medida Disciplinar gerada para o Ato e clique em “Incluir“:
Verifique a mensagem de sucesso: “Os dados foram incluídos com sucesso!”.
Ato Infracional
Clique em “Ato Infracional” e selecione o tipo de ocorrência:
Insira a data em que ocorreu o Ato Infracional, faça uma descrição do ocorrido e realize o upload do Relatório/Ata (obrigatório):
É obrigatório que seja realizado o upload da ocorrência (BO):
Clique na lupa para selecionar o servidor que relatou o ato:
Confirme a Medida Disciplinar gerada para o Ato e clique em “Incluir“:
Verifique a mensagem de sucesso: “Os dados foram incluídos com sucesso!”.
Alterar Ocorrência
Para alterar uma Ocorrência, siga os passos a seguir:
Insira a matrícula ou clique na lupa para pesquisar o estudante:
Após confirmar o estudante, desça a página até o final, logo abaixo da seção ‘Medidas Disciplinares‘, para verificar a existência de possíveis ocorrências. Localize a ocorrência desejada na lista (caso hajam múltiplas) e clique no botão ‘Editar‘. Faça as alterações necessárias na ocorrência e, para confirmar, clique no botão ‘Alterar‘:
Confirme as alterações:
Excluir Ocorrência
Para excluir uma Ocorrência, siga os passos a seguir:
Insira a matrícula ou clique na lupa para pesquisar o estudante:
Após confirmar o estudante, desça a página até o final, logo abaixo da seção ‘Medidas Disciplinares‘, para verificar a existência de possíveis ocorrências. Localize a ocorrência desejada na lista (caso hajam múltiplas) e clique no botão ‘Editar’ para habilitar o botão ‘Excluir’ e, assim, prosseguir com a remoção.
Confirme a exclusão:
Regras Importantes
Elegibilidade do Aluno
O registro só está disponível para alunos matriculados no ano letivo atual;
Atos infracionais e de indisciplina afetam a participação no programa Bolsa Estudo.
Documentação Obrigatória
Todos os registros exigem Relatório/Ata em anexo;
Boletim/RAI é necessário apenas para atos infracionais;
Arquivos devem estar em PDF (máximo 5MB cada).
Validações do Sistema
Validação do vínculo do CPF do servidor com a unidade escolar.