Procedimentos disciplinares

 INTRODUÇÃO

No SIGE, a função ‘Procedimentos Disciplinares‘ permite registrar e gerenciar faltas disciplinares dos estudantes. Com ela, você cadastra ocorrências (com tipo, data e descrição), edita ou exclui registros quando necessário, e consulta o histórico de ocorrências completo do estudante.

Acesso ao SIGE

 

Há duas obrigatoriedades fundamentais a serem realizadas pela escola antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do SIGE:



1- Ativar Ano Letivo         2- Ativar Semestre

Inclusão da Ocorrência

 

  • O cadastro é realizado no Lápis Alunos > Procedimentos Disciplinares

Ao clicar sobre a função o usuário é direcionado a tela “Procedimentos Disciplinares:”

 



  • Para cadastrar é necessário inicialmente informar a matrícula do estudante, dessa forma o nome do estudante e a turma serão carregados automaticamente.

 

  • Com os dados do estudante carregados na tela, selecione o tipo: Ato Indisciplinar ou Ato Infracional.



Ato Indisciplinar

 

  • Ao clicar em “Ato indisciplinar”, selecione o tipo de ocorrência:




  • Insira a data em que ocorreu o ato indisciplinar, faça uma descrição do ocorrido e realize o upload do Relatório/Ata (obrigatório):




  • Clique na lupa para selecionar o servidor que relatou o ato:




  • Confirme a Medida Disciplinar gerada para o Ato e clique em “Incluir“:




  • Verifique a mensagem de sucesso: “Os dados foram incluídos com sucesso!”.

Ato Infracional

 

  • Clique em “Ato Infracional” e selecione o tipo de ocorrência:



  • Insira a data em que ocorreu o Ato Infracional, faça uma descrição do ocorrido e realize o upload do Relatório/Ata (obrigatório):



  • É obrigatório que seja realizado o upload da ocorrência (BO):



  • Clique na lupa para selecionar o servidor que relatou o ato:




  • Confirme a Medida Disciplinar gerada para o Ato e clique em “Incluir“:




  • Verifique a mensagem de sucesso: “Os dados foram incluídos com sucesso!”.

Alterar Ocorrência

 

Para alterar uma Ocorrência, siga os passos a seguir: 

  • Insira a matrícula  ou clique na lupa para pesquisar o estudante:



  • Após confirmar o estudante, desça a página até o final, logo abaixo da seção ‘Medidas Disciplinares‘, para verificar a existência de possíveis ocorrências. Localize a ocorrência desejada na lista (caso hajam múltiplas) e clique no botão ‘Editar‘.
    Faça as alterações necessárias na ocorrência e, para confirmar, clique no botão ‘Alterar‘:



  • Confirme as alterações:




Excluir Ocorrência

 

Para excluir uma Ocorrência, siga os passos a seguir: 

  • Insira a matrícula  ou clique na lupa para pesquisar o estudante:



  • Após confirmar o estudante, desça a página até o final, logo abaixo da seção ‘Medidas Disciplinares‘, para verificar a existência de possíveis ocorrências. Localize a ocorrência desejada na lista (caso hajam múltiplas) e clique no botão ‘Editar’ para habilitar o botão ‘Excluir’ e, assim, prosseguir com a remoção.



  • Confirme a exclusão:




     

Regras Importantes

 

Elegibilidade do Aluno

 

  • O registro só está disponível para alunos matriculados no ano letivo atual;
  • Atos infracionais e de indisciplina afetam a participação no programa Bolsa Estudo.

 

Documentação Obrigatória

 

  • Todos os registros exigem Relatório/Ata em anexo;
  • Boletim/RAI é necessário apenas para atos infracionais;
  • Arquivos devem estar em PDF (máximo 5MB cada).

 

Validações do Sistema

 

  • Validação do vínculo do CPF do servidor com a unidade escolar.

Teste de Índice Fixo