Procedimentos de Adesão

 Postado em: 16/03/22 – Última atualização: 07/10/25

 

Neste tópico vamos orientar ás Secretarias Municipais de Educação o passo a passo para realizar a Adesão ao SIGE – SIAP. É imprescindível que todos os procedimentos sejam seguidos para que haja sucesso na implantação do sistema na rede municipal e, por este motivo, vamos repassar de forma clara tudo que precisa ser feito em todas as etapas do processo. 

 

Para aderir o SIGE – SIAP é necessário que o município envie um ofício solicitando a adesão ao sistema e nomeie um servidor responsável por implementar o sistema no município. 

 

Este ofício deve ser enviado para o e-mail: atendimento@seduc.go.gov.br  

 

Orientações Gerais

 

Ao aderir ao SIGE-SIAP, a Secretaria Municipal, deverá nomear um servidor para que seja responsável pela implantação do Sistema no Município. Este servidor deverá possuir as seguintes habilidades: 

 

  • Conhecimento intermediário em operação e configuração do Sistema Operacional Microsoft;
  • Conhecimento intermediário na operação e configuração dos principais navegadores (browsers) de internet (Chrome, Safari, Edge, Brave, Opera);
  • Conhecimento intermediário em manutenção de computadores (instalação de softwares, antivírus, detecção de problemas de hardware);
  • Habilidade para realizar treinamentos com os usuários e multiplicar conhecimentos;
  • Facilidade em comunicação e habilidades no atendimento aos usuários do sistema; 

 

Após formalização via oficio, o responsável pela formação entrará em contato via TEAMS por meio do e-mail institucional do município para orientar o agendamento da capacitação do responsável pela implantação e suporte aos sistemas no município.

Todos os treinamentos ocorrem periodicamente e a convocação ficará sempre a data mais próxima ao contato com o município. 

 

Durante o treinamento será liberado os acessos aos sistemas para o responsável dar prosseguimento a implantação e suporte ao seu município.

 

A inscrição na capacitação deverá ser realizada pelo suporte, no Calendário de Capacitações disponível no PortalEduca. Após a inscrição chegará uma notificação no e-mail cadastrado.

 

Mas, atenção, caso tenha algum problema em relação à adesão SIGE-SIAP, busque atendimento no Teams. 

Modelo de ofício

 

Após recolher todos os dados, o ofício deverá ser encaminhado à Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) em nome do Bruno Marque Correia, Superintendente de Tecnologia. No ofício deverá ser informado o responsável pela implantação no município.  

 

No ofício devem conter os seguintes dados do responsável: 

    • Nome completo;
    • CPF;
    • Telefone/Celular (com DDD);
    • E-Mail pessoal;
    • E-Mail da SME;
    • Data de Nascimento;
    • Quantidade de Escolas do Município;
    • Carga Horária do Servidor;
    • Escolaridade;
    • Último Curso Superior;
    • Conhecimentos em Informática.

 

Exemplo:

       

       

 

E-mail Institucional e Troca de Senha

 

Para ter acesso ao e-mail institucional ou para fazer alteração ou solicitação de uma nova senha é necessário se atentar nos seguintes pontos, confira abaixo: 

 

  • O e-mail institucional e a senha são devolvidos após a solução do SAC, à quem solicitou a adesão via SAC.  
  • Ao realizar a solicitação de adesão, verifique se chegou a resposta dos acessos na caixa de entrada, lixo eletrônico e spam.
  • O e-mail fornecerá ao suporte o contato com o atendimento da SEDUC via Teams.
  • Você terá acesso a formação via Teams e a sala de formação SIGE/SIAP.
  • Todas as informações pertinentes aos sistemas serão repassadas por meio do e-mail.
  • O contato entre o suporte e a SEDUC deve ser realizado pelo e-mail.  

 

Atenção: será devolvido ao mesmo e-mail que solicitou a adesão aos sistemas o login e a senha do respectivo e-mail. Antes de acessar o Teams, lembre-se: você precisa realizar o seu primeiro acesso para alteração de senha.  

 

O retorno da solicitação pode ser encaminhado para o lixo eletrônico, portanto, fique atento(a)! 

 

Como acessar o Teams

 

Você sabe como fazer o download do Teams? Comece por aqui! 

 

O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. 

 

Para fazer o download do Teamsclique aqui.  

Feito o download, instale e inicie o programa. Informe o e-mail e senha enviados, depois você deverá alterar sua senha.  

 

(Senha atual: A senha enviada para você) 

(Nova senha: A senha da sua escolha) 

 

Atribuições do Suporte

 

O suporte designado via ofício será responsável por implementar o SIGE-SIAP no âmbito municipal com os conhecimentos disponibilizados pela SEDUC.

Em caso de dúvidas ou sugestões, o responsável deverá entrar em contato via SAC ou Teams.  

 

Grupo de Suportes Municipais

 

Você sabe como fazer o download do Teams? Comece por aqui! 

 

O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. 

 

Para fazer o download do Teams, clique aqui.  


 

No Teams, o grupo de Suportes Municipais está orientado em Amarelo, confira abaixo: 



Para esclarecer alguma dúvida no grupo ou para receber algum tipo de suporte de forma rápida e fácil basta clicar em “Nova Conversa”: 




Calendário de Capacitações

 

Confira abaixo o calendário de capacitações:

 

Calendário de Capacitações

 

Teste de Índice Fixo