Acompanhado do funcionário que ficará responsável pelo processo de registro e tendo em mãos o relatório que contém a MATRÍCULA COLETOR, para que se faça o cadastro de alunos, sugerimos que formem uma fila, preferencialmente com metade da sala de cada vez para melhor organização.

 

O posicionamento do aluno/colaborador em frente ao aparelho deve ser referenciado pelas faixas fixadas no chão. O aluno/colaborador deverá ficar em posição ereta em frente ao equipamento, sem abaixar ou levantar a cabeça, e sem ninguém atrás para não aparecer na foto que será gerada. Por isso é importante que o aluno/colaborador atrás na fila mantenha uma distância mínima de 1m.

 

IMPORTANTE! As imagens a seguir demonstram como o aluno/colaborador NÃO deve se comportar no momento do cadastro, pois poderá acarretar dificuldades no reconhecimento da face:

 

 

Portanto, fique atento e NÃO PERMITA que o aluno tenha os seguintes comportamentos:

 

# Fazer careta, sorrir, mascar chiclete ou qualquer tipo de mudança de expressão;

# Fechar os olhos ou olhar para outra direção que não seja a do aparelho;

# Abaixar ou levantar a cabeça de modo que comprometa o enquadramento da face.

 

Demais orientações aos alunos:

 

# Colocar o cabelo para trás, por detrás da orelha;

# Prender a franja, se for o caso;

# Retirar os óculos. 

Manual de Instalação Reconhecimento Facial

 

 

Manual de instalação: Clique para baixar

Manual do Reconhecimento Facial: Clique para baixar

 

 

Algumas Unidades Escolares encontram problemas ao trocarem a empresa fornecedora de internet, com isso os equipamentos ficam desconectados.

 

A fim de solucionar essa situação e realizar as configurações necessárias de conexão com a rede do equipamento Ponto ID, siga os passos a seguir:

 

Obs.: O usuário tem que estar logado como ‘”administrador”, caso contrário não conseguirá efetuar as mudanças necessárias.


 

1° Passo: Clique no Menu Principal, que são os seis pontos no canto inferior direito.


 

2° Passo: No Menu Principal clique em “comunicação”.


 

3° Passo: Agora clique em TCP/IP.


 

4° Passo: Nessa janela é possível inserir o IP da rede manualmente (caso seja necessário).

 

Para que não ocorram mais problemas com a conexão do equipamento, basta selecionar em “DHCP” o ícone “ON/OFF”, deixando-o ativado, assim como na imagem abaixo.

 

Desta forma a configuração da conexão com a rede será automática, não necessitando configuração posterior.


 

Veja no vídeo abaixo como realizar esse procedimento:

 

Os IDs dos alunos foram disponibilizados no SIGE entre com usuário e senha de administrador do sistema e clique no Lápis Documentos depois clique em relatórios depois clique em dados cadastrais e por último contato dos alunos.

 

 

Preencha os campos: composição, série, semestre, turno e turma e clique no botão gerar relatório, o sistema exibira o relatório com a lista de alunos e os Ids dos alunos.


 

O funcionário responsável pelos cadastros deverá se posicionar ao lado do aluno e/ou colaborador sem tocá-lo, somente orientando o mesmo a recuar conforme os comandos do equipamento.
 

Siga os passos a seguir:

 

 

Ao iniciar o equipamento, essa é a tela inicial.

Clique no ícone do “Menu Principal”, que são os 6 pontos que ficam do lado direito inferior da tela.

 

 

No Menu Principal, para que possa adicionar um usuário, clique na opção “Gerenciamento de usuário”.

 

 

A janela “Editar” é a mais importante no cadastro de um usuário no sistema do Reconhecimento Facial, atente-se aos itens à seguir:

 

ID do usuário: é a matrícula coletor. Para isso clique em cima da opção;

 

Nome: é possível informar o nome do usuário. Para isso clique em cima da opção, não é um dado obrigatório;

 

Tipo de usuário: é possível identificar qual perfil do usuário. Alunos e Colaboradores devem ser sempre definidos como Usuário normal.

 

Modo de verificação: determinam os itens que podem ser cadastrados para fins de verificação e registro. Deve ser mantido o padrão;

 

Face: é a opção na qual se realiza o cadastro da face do aluno. O número 1 indica que há face cadastrada.

 

Número do cartão: é possível cadastrar um cartão de aproximação que pode ser utilizado em alguns casos por pessoas com nanismo ou por cadeirantes

 

 

Após clicar na opção “Face“, surgirá essa tela.

 

A pessoa que estiver sendo cadastrada deverá executar as ações de acordo com as orientações.

 

Para salvar, basta clicar na seta de retorno.


 

Supondo que o aluno está cadastrado no SIGE com o ID 100 e o mesmo aluno foi cadastrado no equipamento de reconhecimento facial com ID 200, por isso o aluno está ganhando falta no SIAP, porque o ID do aluno cadastrado no equipamento de reconhecimento facial está diferente do ID que está no SIGE.

 

Para corrigir esse problema com id do aluno, é necessário que o responsável pela escola exclua o aluno do aparelho e cadastre novamente o aluno com o mesmo ID do SIGE.

 

Feito isso ele deve replicar esse cadastro em todos os demais coletores faciais, para fazer isso basta realizar o backup via USB dos dados do aparelho onde o aluno foi cadastrado nos demais coletores faciais.

O responsável pela escola deverá excluir o aluno do Reconhecimento Facial quando o aluno sair da escola ou quando for transferido de escola.


 

No equipamento de reconhecimento facial entre com usuário e senha de administrador e clique na opção Gerenciamento com o ícone de usuário, clique em Todos Usuários, selecione o ID do aluno que deseja excluir e clique em Apagar.

 

1° Passo: 

 

 

2° Passo: 

 

 

3° Passo: 

 

 

4° passo: 

 

 

5° Passo: