Em 2023, recompor a aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual é uma das prioridades na área da Educação do Governo de Goiás. Por isso, uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), neste ano, é o projeto Revisa Goiás.

 

Direcionado aos estudantes do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, o Revisa Goiás tem como objetivo principal auxiliar no planejamento e na elaboração das aulas, através da disponibilização de habilidades com foco na recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

 

O intuito do projeto Revisa Goiás é auxiliar os professores da rede estadual a encontrarem caminhos que facilitem o ensino-aprendizagem dos dois componentes curriculares e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e impactem positivamente os resultados a serem alcançados.

Com o objetivo de preparar os alunos da 3ª série do Ensino Médio para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), lançou, no início do ano letivo, o “Maratona Revisa”, uma série de atividades e questões relativas aos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa.

 

A ação integra o projeto “Revisa Goiás”, que disponibiliza materiais didáticos para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A intenção é auxiliar os professores no planejamento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem.

O Simulado Revisa Goiás é uma ferramenta importante para avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos que serão abordados nas avaliações oficiais, além de permitir uma avaliação diagnóstica do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a aplicação do simulado tem como objetivo fornecer um feedback sobre o desempenho dos estudantes e orientar os professores na elaboração de estratégias de ensino para sanar possíveis deficiências.

 

1. O simulado estará disponível no Portal NetEscola nos seguintes dias:

 

Semana 1:

Início: 07h00 (28/08/23)

Término: 22h00 (01/09/23)

 

Semana 2: 

Início: 07h00 (04/09/23)

Término: 22h00 (06/09/23)


 

2. Verifique se todos os alunos possuem equipamento para a realização da prova online;

 

3. Verifique se todos os alunos possuem acesso ao Portal NetEscola. Em caso de dúvidas, acesse: https://portaleduca.educacao.go.gov.br/suporte_ti/contas-e-acessos-netescola/

 

4. O estudante realizará o simulado de língua portuguesa e de matemática (5º ano, 9º ano e 3ª série).

 

5. O simulado está organizado da seguinte maneira:

 

5º Ano:

  • 12 questões de matemática + 12 questões de língua portuguesa = 24 questões.

9º Ano e 3ª Série:

  • 15 questões de Matemática + 15 questões de Língua Portuguesa = 30 questões.

  1. Acesse o Portal NET ESCOLA;

  2. Clique em II Simulado – Revisa Goiás;


  3. O aluno será redirecionado para a página do Simulado;

  4. Em seguida, informe a avaliação a ser realizada, o município da Escola e o nome da escola;

  5. Informe o turno, a turma e seu nome completo, sem abreviações;

  6. Informe uma forma de confirmar sua identificação e preencha o campo abaixo conforme a opção escolhida;


  7. Clique no botão “Iniciar Avaliação” para poder responder o simulado;

  8. Após responder todo o simulado, basta clicar no botão “Finalizar”. Será retornado para a página inicial do simulado.