SGU - Sistema de gestão de Unidades

 Postado em: 12/08/19 – Última atualização: 14/10/25

 

O Sistema de Gestão de Unidades (SGU) é o sistema da SEDUC responsável pelos cadastros e controle dos dados dos prédios escolares, extensões e dependências (nome do prédio, localização diferenciada, localização, natureza da ocupação, tipo de prédio, unidade mantenedora, endereço do prédio, o cadastro das dependências do prédio, dentre outros).  

 

Este sistema também é responsável pelo cadastro e controle dos dados das Unidades de Ensino (nome das unidades de ensino, unidade regional, município, categoria dependência administrativa, informar se a unidade escolar participa ou não do processo de matrícula informatizada, dentre outros).  

 

Vídeo tutorial

Para quem se destina?

 

O Formulário de Solicitação de Cadastro de Unidades Escolares no SGU se destina às Unidades Escolares da Rede Municipal de ensino que solicitaram a adesão ao SIGE/SIAP.

O formulário deverá ser completamente preenchido, assinado e encaminhado via SAC.

 

Como preencher o SGU?

 

O Formulário de Solicitação de Cadastro de Unidades Escolares é subdividido em cinco itens. São eles:

    1. DADOS DA UNIDADE DE ENSINO;
    2. DADOS DO PRÉDIO;
    3. ENDEREÇO;
    4. LOCALIZAÇÃO;
    5. DEPENDÊNCIAS.

Todas as informações devem ser completamente preenchidas, o documento deverá ser assinado e encaminhado via SAC.


 

1. DADOS DA UNIDADE DE ENSINO:

Neste item você irá preencher todos os dados referentes à Unidade de Ensino, conforme exemplo abaixo:

 

imagem mostra tela do formulário SGU com campos para preenchimento relacionados a Unidade de Ensino

 


 

2. DADOS DO PRÉDIO:

Neste item você irá preencher todos os dados referentes ao prédio/edificação em que se encontram na unidade de ensino. O campo “Nome do Prédio” será preenchido SOMENTE SE FOR UMA EXTENSÃO da Unidade de Ensino.

 

imagem mostra tela do formulário SGU com campos para preenchimento relacionados aos Dados do Prédio

 


 

3. ENDEREÇO:

Neste item você irá preencher todos os dados referentes ao endereço do espaço físico utilizado (prédio):

 

imagem mostra tela do formulário SGU com campos para preenchimento relacionados ao Endereço da Unidade de Ensino

 


 

4. LOCALIZAÇÃO:

A localização poderá ser obtida pelo Google Maps. Localize sua escola no mapa, clique sobre a edificação e logo abaixo irá aparecer um quadro com a Latitude e Longitude, respectivamente:

 

Imagem mostra a localização de latitude e longitude retiradas do google maps

 

Com os dados da localização, você poderá preencher o item 4 do formulário conforme exemplo abaixo:

 

imagem mostra tela do formulário SGU com campos para preenchimento relacionado a localização com  Latitude e Longitude.

 


 

5. DEPENDÊNCIAS:

Neste campo você vai descrever TODO o espaço físico da edificação, diferenciando os tipos, como por exemplo: banheiro feminino, banheiro masculino, tesouraria, etc.

imagem mostra tela do formulário SGU com campos para preenchimento relacionadas as dependências da unidade escolar

Quem procurar?

Extensões da Unidade de Ensino

 

  • Para solicitar o cadastramento de uma extensão da Unidade de Ensino, o formulário é o mesmo.
  • No campo “Nome do Prédio” você DEVERÁ informar o nome do prédio e que o mesmo é uma extensão da Unidade de Ensino.
  • No SAC você também deverá informar que a solicitação é de Atualização ou Extensão.

 

Formulário SGU

Teste de Índice Fixo