Define-se o calendário para cada turno e composição de ensino que tem na unidade escolar. Quando definimos um calendário em uso, estamos informando ao sistema como obter as informações de dias letivos, períodos de aula e outras atividades.

Dependendo da realidade da Unidade Escolar ela poderá ter mais de um calendário ativo, por isso há necessidade de selecionar o calendário que padronizará os dados de cada turno e composição.

 

Aprendendo a Definir Calendário em Uso

Na página inicial da função têm-se as opções:

  • Limpar – Limpa os filtros selecionados para pesquisa;

  • Listar – Lista as opções selecionadas nos filtros;

  • Visualizar – Exibe o calendário selecionado no resultado da listagem.

  1. Na tela inicial da função em Definir Calendário em Uso, tem-se os recursos de listar o que já foi vinculado e também fazer novas vinculações.
  2. Para vincular o calendário aprovado aos turnos e às composições de ensino que são ofertadas na escola siga os seguintes passos:
  • Utilize os filtros e selecione um turno e composição;
  • Clique em LISTAR;
  • Clique sobre a composição e o turno e em seguida em VISUALIZAR;
  • Na nova janela escolha o calendário aprovado e em seguida clique em SALVAR.

Concluído, o calendário foi definido para o turno e composição de ensino escolhido. Esses passos devem ser repetidos até que todos os turnos e composições de ensino da Unidade Escolar estejam com o calendário vinculado.

A partir de agora o sistema entenderá as informações de dias Letivos, períodos de aula e outras atividades em relação ao ensino que é usado na Unidade Escolar.

Ao final de cada bimestre os professores após o uso do diário eletrônico devem enviar as informações trabalhadas (frequência dos alunos, notas e carga horária da disciplina) para o SIGE.

A escola é que irá determinar a data limite de envio de notas/faltas para o SIGE, essa data limite é a informação do último dia que o professor tem para enviar os dados registrados dos alunos para o SIGE, para que fique disponível nos documentos dos alunos (Boletim, Ficha Individual, Histórico). Os professores podem enviar em qualquer data até a data limite estipulada nessa função. O sistema traz a data do encerramento do bimestre como padrão, mas essa data pode ser alterada pela escola.

Pode haver casos onde será necessário o envio dessas informações mais de uma vez para o SIGE, nesse caso há a necessidade de permissão diferenciada para que seja concluída essa etapa.

 

Aprendendo a Alterar a Data Limite de Envio de Notas e Faltas Para o SIGE

O sistema oferece às seguintes opções de alteração da data limite de envio de notas e faltas para o SIGE:

  • Alterar a data do envio de notas e faltas de um ou mais bimestres para todos os professores;
  • Alterar a data de envio de notas e faltas de um ou mais bimestres, especificamente para um ou alguns professores.

Alterando a data limite para todos os professores:

  • Selecione o bimestre que será atualizado;
  • Informe a data limite que será atualizada;
  • Clique no botão ATUALIZAR DATA LIMITE;

Alterando a data limite para um ou alguns professores:

  • Encontre o professor na listagem dos professores;
  • Clique no ícone em formato de calendário do respectivo bimestre na frente do nome do professor;
  • Selecione uma nova data;
  • Ao final da página clique em SALVAR para concluir as alterações.
  • Para alterar a data limite de outro bimestre, basta clicar no ícone em formato de calendário no bimestre desejado e informar a nova data e salvar para concluir a alteração.

Pronto, as novas datas limites foram definidas nestes processos, agora o professor terá uma nova chance para enviar as notas, faltas e carga horária da disciplina do SIAP para os documentos dos alunos no SIGE.

Considerando o turno e a composição de ensino que é trabalhado na Unidade de Ensino, é necessário o cadastrado dos períodos de aulas e de intervalos, informando o início e término de cada aula.

Esses períodos cadastrados serão a base para o Quadro de Horário. O horário de aula é o começo do cadastro do quadro de horário, nele definimos o tempo de cada aula para cada composição e turno.

A quantidade de aulas definidas nessa etapa serão exibidas no Quadro de Horário, para distribuição dos professores, um a cada aula.

 

Aprendendo a Cadastrar o Horário de Aula

O cadastro do horário de aula deve ser visto com bastante atenção. Isso porque podem existir professores que lecionam em composições de ensino diferentes no mesmo período na unidade escolar. Sendo assim, para cadastrar o horário da aula deve ser levado em consideração as composições de ensino com tempos de aulas diferentes na UE, relembrando que esse cadastro é o início para o quadro de horário, onde os professores serão distribuídos. Veremos o Quadro de Horário mais a frente.

Na página inicial têm-se as opções:

  • Limpar – Limpa os filtros selecionados para pesquisa;
  • Listar – Lista as opções selecionadas nos filtros;
  • Novo – Começa um novo cadastro;
  • Editar – Modifica um cadastro pronto;
  • Excluir – Exclui do sistema cadastros realizados.

Para iniciar o cadastro, clica-se no botão NOVO destacado em azul no início da função.

Na tela aberta deve-se informar: O ano letivo, o turno, a composição de ensino e começar a digitar os horários das aulas, informando o horário de início e fim da primeira aula, de acordo com o funcionamento na Unidade Escolar.

Veja exemplo:

  1. Considerando o turno matutino, a aula iniciará às 07:30 e terminará às 08:10 (neste exemplo a aula é de 40mim);
  2. Para a próxima aula o sistema informará o início, sempre 1 minuto após o término da anterior, mas é possível aumentar os minutos;
  3. É preciso informar o horário final de cada aula após o primeiro cadastro;
    a – O quantitativo de aulas é definido pela escola de acordo com o que é trabalhado na unidade. 
    b – A escola pode ou não cadastrar o tempo do intervalo no horário de aula, ele serve somente para organizar a distribuição dentro do período, no entanto mesmo não informando o intervalo no horário de aula o tempo gasto no mesmo deve ser levado em consideração para que o horário de aula do SIAP seja fiel ao real da escola.
  4. Após informar o início e o fim do período da aula, é preciso marcar se o período informado se refere à aula ou intervalo e em seguida clicar no botão ADICIONAR;
    a – Esse passo deve ser repetido, até que os horários de todas as aulas da composição e do turno estejam completos.
  5. Após definir todos os horários das aulas, conclui-se o cadastro clicando-se no botão INCLUIR no final da página.
  6. Deve-se criar um horário de aula para cada composição e turno de funcionamento da unidade escolar.
    O sistema permite a modificação ou exclusão dos cadastros de horários de aulas cadastrados, porém há a necessidade de se analisar bem a situação antes de modificar ou excluir, pois como o horário de aula é pré-requisito para o quadro de horário, se houver vínculos com o mesmo o sistema não permitirá a operação.

 

Modificando o Horário de Aula

  • Selecione a composição de ensino nos filtros e clique em LISTAR;
  • Selecione a composição de ensino no resultado da listagem e clique em EDITAR
  • Na janela aberta clique em uma faixa de horário, informe nos campos o tempo de início, o tempo de termino e deixe marcado o tipo (se aula ou intervalo) e clique em ALTERAR para completar;
  • Nesse mesmo espaço é possível apagar uma faixa de horário clicando em REMOVER.

  • Após completar a alteração, ao final da página clica-se no botão ALTERAR para concluir a edição.

 

Excluindo o Horário de Aula:

  • Selecione a composição de ensino nos filtros e clique em LISTAR;
  • Selecione a composição de ensino no resultado da listagem e clique em EXCLUIR;
  • Na janela aberta clica-se em EXCLUIR botão vermelho destacado para executar a exclusão do cadastro.

Cada disciplina na escola tem uma carga horária, que precisa ser cumprida pelo professor da disciplina, essa carga horária é determinada na matriz curricular cadastrada no SIGE. Os professores participam de alguns eventos ao longo do ano que são definidos como letivos no calendário escolar, quando o evento cai no dia que o professor teria aula, esse evento é contabilizado na carga horária do professor de acordo com a quantidade de aulas da disciplina no dia para a turma(s).

Quando o evento acontece em um dia que o professor não tem aula, o evento não é contabilizado para sua carga horária. Os eventos a que nos referimos são: Trabalhos Coletivos, Conselhos de Classes ou Sábados Letivos.

Com objetivo de distribuir uniformemente para os professores o quantitativo de aulas referente aos dias de: Trabalhos Coletivos; Conselhos de Classe e Sábados Letivos, foi implementado no SIAP a funcionalidade Vincular Horário – Dia da Semana. A função permite vincular esses eventos a qualquer dia da semana que a unidade desejar, dessa forma, quando a escola vincular um evento a um dia da semana, a carga horária desse evento será contabilizada apenas na carga horária dos professores daquele dia da semana que a escola vinculou.

 

Apendendo a Vincular o Horário ao Dia da Semana.

Alguns eventos escolares estão cadastrados em dias que podem não ser contados como carga horária para alguns professores, pois caem em dias que o professor não tem aula.

Nesta função a escola poderá vincular os dias de Trabalhos Coletivos, Conselhos de Classe e Sábados Letivos a outros dias da semana para melhor distribuição de datas e cargas horárias dos professores.

É importante ressaltar que o evento acontecerá no dia previsto no calendário, o que acontecerá ao utilizar essa função é que será alterado e o dia da semana, levando em consideração o quadro de horário da escola que esse evento será contabilizado para os professores.

Ex: O Trabalho Coletivo estava previsto no calendário para uma quarta-feira, o evento aconteceu realmente na quarta feira, só que a escola vinculou esse evento a outro dia da semana, a uma segunda-feira, então o que acontecerá é que, em vez desse evento ser contabilizado na carga horária dos professores da quarta-feira ele será contabilizado para os professores da segunda-feira.

Na janela principal da função têm-se as opções:

  • NOVO – Faz uma nova vinculação das datas aos horários de aulas;
  • EDITAR – Altera um cadastro já realizado anteriormente;
  • EXCLUIR – Apaga um cadastro realizado.
  1. Para visualizar os eventos já vinculados a escola deve clicar em LISTAR. Caso queira listar um evento especifico, deve-se escolher no filtro.
  2. Para vincular um novo evento clica-se em NOVO. Ao abrir a janela deve-se escolher o evento, a data do evento e o dia da semana que ele será vinculado.

  • Escolher o evento;
  • Selecionar a data do evento;
  • Escolher o dia da semana que será vinculado;
  • Clicar em INCLUIR para completar o cadastro.

Pronto, fizemos as vinculações, repita esses passos para vincular os outros trabalhos a um dia da semana.

Antes de qualquer outra atividade é necessário que a escola crie o calendário escolar. Primeiro a SEDUC (Centralizada) libera o calendário oficial da Rede Estadual de Ensino. Após a liberação a Coordenação Regional faz as alterações pertinentes a cada município de sua jurisdição e, só depois, a Unidade Escolar irá construir seu calendário baseado nas informações contidas no calendário municipal. Ao realizar as alterações necessárias, a Unidade Escolar deve enviar o calendário para ser homologado pela CRE e posteriormente pela Secretaria de Educação. Somente após a aprovação do calendário pela CRE e SEDUC, a Unidade Escolar estará liberada para realizar as demais atividades no SIAP.

Aprendendo a Cadastrar o Calendário Escolar.

Nessa função a escola irá criar e solicitar a aprovação do calendário da unidade escolar.Tela de listagem – A tela de listagem serve para mostrar calendários que já foram cadastrados. Para consultar devem-se escolher os itens que compõem os filtros e clicar em LISTAR. O resultado será 0 quando nada foi cadastrado e 1 ou mais de 1 item quando existir calendários cadastrados.

Para cadastrar um novo calendário clica-se no botão NOVO destacado em azul no final da página.

Além do botão NOVO que serve para cadastrar o novo calendário, ao lado tem-se os botões VISUALIZAR e EXCLUIR. O botão VISUALIZAR mostra o calendário selecionado no resultado da listagem. O botão EXCLUIR faz o processo de exclusão de um calendário selecionado no resultado da listagem.

Para criar o Calendário Escolar é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Clicar no botão NOVO;
  2. Na tela aberta, deve-se escolher o Calendário Municipal padrão que a Unidade Escolar faz parte;
  3. Digitar um nome para o calendário; geralmente o calendário recebe o nome completo da Unidade Escolar.

  • Nessa etapa do cadastro devem-se cadastrar os eventos escolares em cada dia letivo do calendário que serão utilizados pela Unidade. Para definir os eventos que serão usados durante o ano letivo no calendário deve-se:
  • Escolher a data e clicar sobre ela;
  • Selecionar um evento na listagem de eventos;
  • Digitar alguma observação sobre o evento escolhido;
  • Clicar em definir para registrar no calendário.

  • Esses passos devem ser repetidos até que a escola tenha preenchido todo o calendário com os eventos que serão realizados pela Unidade Escolar.
  • Ao final, o usuário que está fazendo o cadastro deve conferir tudo o que foi inserido, se estiver de acordo com a sua necessidade ele deve submeter o calendário cadastrado à aprovação da CRE e Secretaria (Centralizada).
  • A unidade escolar só terá o calendário para uso depois da aprovação das duas instâncias superiores. Caso alguma das instâncias reprove o calendário, a unidade escolar recebe a notificação.

O que fazer se o Calendário Escolar for Reprovado?

Se o calendário escolar for reprovado por alguma das instâncias superiores, a escola será notificada. O usuário que for alterar o calendário deve abrir o calendário reprovado, clicando sobre ele e em seguida em VISUALIZAR. Um texto ao final da página mostrará o porquê da reprovação. O trabalho agora é corrigir o que foi apontado no motivo da reprovação e submeter o calendário a nova aprovação.

  • Esse processo acontecerá até que o calendário seja aprovado pela CRE e também pela Secretaria (Centralizada).

Com o Calendário da Unidade Escolar criado e aprovado a escola pode prosseguir com as demais configurações no sistema.

O Quadro de Horário é o espaço onde será realizado a distribuição dos professores da unidade escolar por dia da semana e horário de aula, ele é cadastrado por turno e por semestre. A construção ou adaptação do Quadro de Horário é uma prática constante e pode acontecer mais de uma vez em uma mesma semana na unidade escolar.

Nesta unidade vamos entender como é o cadastro e quais as regras estabelecidas para realizar a criação do Quadro de Horário.

Para realizar o cadastro do Quadro de Horário é necessário que algumas configurações no SIGE estejam prontas. As Matrizes Curriculares das séries devem estar cadastradas, os professores devem estar devidamente modulados nas suas respectivas disciplinas/turmas e todas as turmas devem estar criadas. A cadastro da matriz, a modulação e as turmas são pré-requisitos para o cadastro do Quadro de Horário, pois essas informações vão do SIGE para o SIAP.

Aprendendo a Cadastrar o Quadro de Horário

Ao acessar a função Quadro de Horário tem-se as opções:

  • LISTAR – Mostram na tela os itens que já estão cadastrados;
  • LIMPAR – Limpa os itens escolhidos nos filtros de pesquisa;
  • NOVO – Cadastrar um novo Quadro de Horário;
  • VISUALIZAR – Exibe um Quadro de Horário selecionado na listagem;
  • EXCLUIR – Exclui um Quadro de Horário selecionado.

Além das opções citadas, o Quadro de Horário possui situações que definem o andamento da utilização do mesmo.

As situações são:

  • ATIVO – Quando o quadro está liberado para ser usado, ou seja, os professores estão habilitados a realizar o planejamento das aulas.
  • DESENVOLVIMENTO – Quando o quadro está sendo construído e não foi liberado para uso. Quando o quadro está em situação desenvolvimento, qualquer alteração pode ser realizada.

Somente professores que estão inseridos em um quadro de horário e a situação do quadro estiver ativo é que terão permissão para usar o sistema na utilização do planejamento de aulas e diário eletrônico.

Criando Quadro de Horário:

Para criar o primeiro Quadro de Horário do semestre clica-se no botão NOVO.

  • Na tela que se abrir selecione o semestre que será usado;
  • Selecione o turno de cadastro;
  • A data de início de vigência do primeiro quadro de horário será sempre o primeiro dia letivo do semestre escolhido;

A partir do segundo quadro de horário cadastrado, a data poderá ser escolhida pela escola.

  • Clicar em VISUALIZAR destacado em azul para mostrar a tabela da grade de horário.

O botão NOVO só serve para cadastrar o primeiro quadro de horário do semestre, para outros quadros veja o procedimento de alteração de quadro de horário.

Entendendo as partes da grade de horário onde serão inseridos os professores:

Dias da semana e número de aulas;

  • Os dias da semana são definidos pela regra do sistema, o normal é acontecer às aulas em cinco dias, de segunda a sexta-feira;
  • Os números de aulas são trazidos do cadastro do horário de aula, definido na função horário aula;
  • A quantidade de aulas pode ser alterada, essa alteração deverá acontecer na função horário aula.

Lista de turmas – A lista de turmas é originada no sistema SIGE, e o SIAP mostra nesse espaço de acordo como foi cadastrada; 

Quadro de distribuição dos professores;

Lista de Professores e Lista de Disciplinas;

Inserindo Professor no Quadro:

Clicar no quadro correspondente a um dia da semana e uma turma; 

Será exibida a lista de professores que estão modulados especificamente para turma selecionada;

Na lista de professores modulados para turma, clique sobre o nome do professor que será inserido na faixa de horário escolhido;

Após clicar no nome do professor, aparecerá a lista de disciplinas que ele está modulado na turma, a CH anual, as aulas por semana e as aulas vinculadas. Deve-se escolher uma disciplina para ser inserida na faixa de horário.

Vamos entender algumas particularidades deste campo:

  • O sistema mostra todas as disciplinas que o professor está modulado na turma, a informação vem do SIGE;
  • O nome da disciplina está de acordo com o cadastrado na Matriz Curricular no SIGE;
  • C.H. Anual – Mostra a CH anual da disciplina que foi cadastrada na matriz curricular no SIGE;
  • Aulas por Semana – O quantitativo de aulas por semana depende da carga horária anual cadastrada para a disciplina;
  • Uma disciplina com CH anual de 200h – corresponde a 05 aulas por semana, máximo de aulas de uma disciplina. Veja o quadro abaixo:

  • Aulas vinculadas – Mostra quantas aulas já foram inseridas no quadro de horário. Todas as vezes que for inserida uma aula da disciplina no quadro de horário, o quantitativo de aulas vinculadas vai se igualando ao total de aulas por semana. O sistema não permite inserir mais aulas que o total de aulas por semana, definidos na carga horária da disciplina.
  • Após escolher o professor e a disciplina para inserir no quadro de horário, clica-se no botão CONFIRMAR destacado em verde para concluir a distribuição;

Outras opções são:

  • Confirmar – Insere a aula selecionada no quadro;
  • Limpar Horário Aula – Retira uma aula vinculada a um determinado horário, o quadro correspondente volta a ficar disponível para nova vinculação;
  • Cancelar – não executa a vinculação da aula na faixa de horário selecionada.
  • Após inserir a aula no quadro de horário a distribuição ficará desta forma:

As disciplinas serão exibidas assim na lista:

Essa etapa de distribuição das aulas no quadro de horário deverá ser realizada até que todo o quadro de horário esteja preenchido com todos os professores modulados na unidade escolar.

As unidades escolares que não tem o quadro de professores definidos integralmente até o início do ano letivo ou semestre podem ter particularidades na construção do quadro de horário, pois só é possível inserir um professor/disciplina no quadro de horário se o mesmo estiver modulado no SIGE. Neste caso a escola construirá o quadro sem esses professores, deixando as lacunas onde essas aulas deveriam estar inseridas em branco. Quando o professor for modulado no SIGE, a escola poderá inseri-lo no quadro de horário completando os quadros em brancos, isso se não houver quadros de horários posteriores, pois se houver a escola deverá seguir a seguinte orientação:

  • Após o contrato do professor ter sido liberado e o mesmo ter sido modulado no SIGE, a escola deverá criar um novo quadro de horário e inserir o professor. Como o professor foi inserido tardiamente no quadro de horário, provavelmente a carga horária da disciplina desse professor não irá fechar. Para resolver esse problema a escola poderá usar a função no SIAP Reposição de Aula – Aula Complementar que será vista em outra unidade.

Após concluir a distribuição das aulas no quadro de horário, deve-se salvar o que foi cadastrado. Para isso ao final da página tem a opção INCLUIR destacado em verde. Na mesma tela tem-se ainda a opção CANCELAR quando desistir de fazer o cadastro.

  • Após salvar, ou seja, (INCLUIR) a distribuição das aulas no Quadro de Horário, o mesmo ficará com a situação em desenvolvimento. Isso significa que este Quadro de Horário está em construção. Não ativo para uso.

  • Para liberar esse Quadro de Horário cadastrado para uso, na tela de listagem (tela inicial) deve-se selecionar o Quadro de Horário em desenvolvimento e clicar em VISUALIZAR.
  • Nesse momento é importante conferir se os dados inseridos no quadro de horário estão cadastrados corretamente. Caso não esteja ainda é possível alterar porque o quadro está em desenvolvimento.
  • Se tudo estiver de acordo com a realidade da escola, esse quadro poderá ser ativado, para isso clique no botão ATIVAR destacado em verde.
  • Nesta mesma tela aparecem outras opções como:
  • ATUALIZAR GRADE – Esta opção deverá ser utilizada para atualizar as novas informações no SIAP de novos cadastros realizados no SIGE: Novos cadastros de turmas, professores modulados, e no SIAP, horário aula.
  • LIMPAR HORARIO – Apaga toda a grade horária preenchida para um novo cadastro, limpa tudo, para facilitar mudanças grandes de alteração de horários.
  • SALVAR – Salva um cadastro alterado ou nova inclusão.
  • ATIVAR – Disponibiliza o Quadro de Horário para uso no período escolhido.
  • CANCELAR – Sai da opção de cadastro, sai da tela.

Pronto, o primeiro quadro de horário está criado e ativo e pode ser usado pela unidade escolar. Os professores que estão inseridos neste quadro de horário poderão planejar as suas aulas e usar o diário eletrônico.

Após a criação do primeiro quadro de horário do semestre não há mais a criação de NOVOS quadros de horários para um MESMO SEMESTRE E TURNO, as próximas alterações no quadro de horário devem ser realizadas a partir do último quadro de horário ativo, isso significa que se deve abrir o ultimo quadro ativo e fazer as modificações. As modificações gerarão um novo quadro de horário e a partir dele serão feitas novas modificações e assim sucessivamente. Veja no próximo tópico – alterar quadro de horário.

O botão NOVO só será usado para criação do primeiro quadro de horário do turno/semestre.

Alterando o Quadro de Horário

Normalmente na unidade escolar o que é chamado de novo Quadro de Horário, é a ação de modificar o último quadro de horário ativo no sistema. Essa alteração no Quadro de Horário ativo faz o sistema criar novo quadro, ou seja, um outro quadro a partir do último ativo, e assim sucessivamente, vamos entender melhor o processo.

Entra-se no primeiro quadro ativo e faz as modificações, ao salvar o sistema cria um segundo quadro em desenvolvimento, o primeiro quadro ativo permanece em atividade até que o segundo quadro seja ativado, após a ativação do segundo quadro, o primeiro receberá informação de fim de vigência, então a utilização do sistema pelos professores será com base no quadro que está ativo, ou seja, o segundo. E assim por diante.

Existem condições variadas para alteração do quadro de horário:  Novos professores, professores com necessidade de troca de faixa de horário ou tempo de aula, novas aulas moduladas, etc.

  1. Alterando Quadro de Horário sem Criar Um Novo

    Nos casos onde a escola irá completar apenas os espaços em branco (lacunas não preenchidas no quadro de horário) com novos professores, o sistema não entende como uma alteração para gerar um novo quadro, portanto permanecerá no mesmo quadro de horário ativo.

    Como fazer essa inclusão:

Após clicar na função Quadro de Horário clique em LISTAR;

Selecione o Quadro de Horário no resultado da listagem;

Clique em VISUALIZAR para exibir o quadro escolhido;

No Quadro de Horário aberto clique no botão ATUALIZAR GRADE destacado em verde para que o sistema obtenha do SIGE as novas informações de professores modulados, novas turmas ou novas faixas de hora aula;

Ainda dentro do Quadro de Horário aberto, clique nos espaços em branco correspondente à turma e horário;

Na lista de professores modulados para a turma, selecionar o professor;

Selecione a disciplina que será vinculada ao espaço;

Clique em CONFIRMAR destacado em verde para inserir o professor no espaço.

Repita esses passos até que todo o quadro esteja completo com todos os professores ou até fazer a adaptação com os professores existentes até o momento na unidade escolar.

Após fazer as inserções ou alterações necessárias clique em SALVAR botão destacado em azul no final da página. Ao salvar essas alterações o sistema não criará um novo quadro, apenas salvará a modificação no que já estava ativo, continuando o trabalho com ele na mesma vigência.

 

Alterando Quadro de Horário, criando Novo quadro.

Diferente do procedimento informado anteriormente, essa etapa mostrará quando a alteração de um Quadro de Horário cria outro quadro.

Como fazer essa alteração:

  • Na tela inicial da função Quadro de Horário clique em LISTAR;
  • Selecione o Quadro de Horário no resultado da listagem;
  • Clique em VISUALIZAR para exibir o quadro escolhido;
  • No Quadro de Horário aberto clique no botão ATUALIZAR GRADE destacado em verde para que o sistema obtenha do SIGE as novas informações de professores modulados, novas turmas ou novas faixas de hora aula.
  • Além da opção ATUALIZAR GRADE, na mesma tela tem-se a opção LIMPAR HORÁRIO destacado em vermelho que serve para limpar todos os registros deixando o quadro em branco para novas inclusões. Essa opção é a mais recomendada quando a unidade escolar precisa fazer uma alteração muito grande, muitas alterações, e mexer no quadro preenchido geraria confusão, então nessa situação é melhor limpar o quadro e começar do zero. Limpar o quadro não significa que o que estava preenchido foi apagado, e sim que as informações foram limpas para facilitar a alteração.
  • Outra opção para alterar professores de horário ou dia da semana é clicar no quadro correspondente a aula do professor, na tela que se abrir clicar em LIMPAR HORÁRIO AULA.
  • Clique na aula do professor;
  • Selecione uma das opções; (Remover Aula ou Limpar Horário de Aula)
  • Confirmar na janela quando o navegador abrir, clicando em ok;
  • O sistema ainda dá a opção de trocar com outro professor que esteja no mesmo dia, desde que não choque o horário de outra turma.
  • Agora é inserir os novos professores nas aulas.
  • Após fazer a nova adaptação, clique no botão SALVAR destacado em azul no final da página.
  • O sistema retornará para a página anterior onde o novo quadro salvo estará com a situação em desenvolvimento, até que se escolha uma data de vigência para o mesmo.
  • Quando se cria outro Quadro de Horário, a data de vigência do Quadro de Horário em desenvolvimento é a mesma do Quadro de Horário anterior, último quadro ativo. O próximo passo agora é colocar uma nova data de vigência para esse quadro em desenvolvimento e também consultar se todos os professores que estão inseridos nele são os que vão trabalhar com o diário a partir dessa nova data de vigência.
  • Para ativar o quadro que está em desenvolvimento, selecione-o no resultado da listagem e clique em VISUALIZAR;
  • Ao abrir o novo quadro, escolha uma nova data para vigência;
  • Existem algumas regras para definir uma nova data de vigência para um quadro:
    A data deverá ser subsequente a data do último quadro ativo;
    A data de ativação do Quadro de Horário só poderá ser datas de segundas-feiras;
  • Depois de escolher a data, verificar se todos os professores modulados foram distribuídos no quadro de horário.
  • Caso ainda tenha dúvidas sobre o cadastro, clique na opção SALVAR destacado em azul, o sistema salvará as alterações feitas, mas não ativará o quadro, isso deverá ser feito até que a escola tenha certeza que o quadro esteja pronto para uso. Após a conferência do quadro de horário e com absoluta certeza das informações o quadro de horário poderá ser ativado.
  • Para ativar o quadro de horário, escolha uma nova data de vigência e clique no botão ATIVAR destacado em verde.
  • Após a ativação do Quadro de Horário o sistema voltará à página anterior;
  • Veja que o novo Quadro de Horário está com situação ativo e com uma nova data de vigência.
  • O Quadro de Horário anterior estará com data fim de vigência, essa data será sempre da sexta-feira que antecede a data de início de vigência do próximo quadro. A data fim de vigência do quadro é definida automaticamente pelo sistema após ativar o novo quadro.
  • Para visualizar o Quadro do Horário anterior, com a data fim de vigência, basta selecioná-lo no resultado da listagem e clicar em VISUALIZAR. Esse quadro só pode ser visualizado, mas não poderá ser feita nenhuma modificação nele.
  • A partir de agora, todas as alterações serão realizadas no novo Quadro de Horário ativo, que ao ser alterado criará um próximo quadro e assim por diante. A escola deverá seguir os passos acima toda vez que alterar o Quadro de Horário.
  • Somente o primeiro Quadro de Horário do semestre é criado a partir do botão NOVO, os demais são criados a partir da alteração do último quadro ativo,  o que significa que no segundo semestre é necessário criar um novo Quadro de Horário, através do botão NOVO, um para cada turno. A data do primeiro Quadro de Horário do semestre será definida pelo sistema de acordo com a data estabelecida no calendário da escola.

No início do ano letivo, os professores devem entregar os Planos Anuais das disciplinas para a escola. Os coordenadores pedagógicos validam esses planos, e entregam para a secretaria da escola para que sejam digitados no SIAP na função Plano Anual. Antes de ministrar suas disciplinas na sala de aula, os professores utilizam o sistema para planejar o conteúdo da aula, mas para isso a unidade escolar como facilitadora desse processo, faz o cadastro do Planejamento Anual dos professores no sistema.

A função Planejamento Anual disponibilizada no SIAP no perfil escola serve para cadastrar os conteúdos e demais informações usadas na disciplina.

As disciplinas são definidas no cadastro da Matriz Curricular no SIGE. O SIAP busca as informações de quais disciplinas estão disponibilizadas para cada composição/série/turno na escola.

O cadastro do planejamento anual compreende em:

  • Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens;
  • Habilidades;
  • Objetivos de Conhecimentos/ Conteúdos;
  • Metodologias;
  • Avaliações.

As disciplinas básicas para cada série têm currículo referência, que foram cadastrados pela Secretaria Estadual de Educação: Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens, Habilidades, Objetivos de Conhecimentos/Conteúdos. A unidade escolar não pode alterar ou excluir as informações disponibilizadas pelo currículo referência, mas é possível ampliar a quantidade de itens, adicionando informações de acordo com o Planejamento Anual do professor.

As Metodologias e Avaliações devem ser cadastradas pelas unidades.

 

Aprendendo a Cadastrar o Planejamento Anual

O Planejamento Anual é cadastrado por disciplina, conforme matriz curricular da escola, para todas as composições de ensino/série ofertadas. Algumas disciplinas possuem Currículo Referência que não poderão ser alterados, mas podem ser complementados.

Ao acessar a função no sistema, utilizar os filtros para selecionar apenas o que se deseja.

Surge na tela as seguintes opções:

  • LIMPAR – Limpa os itens selecionados nos filtros;
  • LISTAR – Mostra no quadro de Resultado da listagem o que foi selecionado nos filtros acima.
  • VISUALIZAR – Visualiza o item selecionado no Resultado da listagem.

O planejamento pode estar em até 4 situações:

  • Aguardando Cadastro; 

    O planejamento da disciplina está disponível para ser cadastrado pela unidade escolar ou ser complementado caso necessitar, quando o currículo mínimo já tenha sido cadastrado pela SEDUC. 

  • Em Desenvolvimento;
    A unidade escolar começou a fazer o cadastro, mas ainda não aprovou, então permite ser alterado.

  • Aprovado;
    A unidade escolar depois de ter cadastrado todo o planejamento, deverá liberá-lo para o professor, quando ela fizer isso o Planejamento Anual ficará com status APROVADO, esse status permite que o professor use o Planejamento Anual para realizar seus planejamentos por turma.

Cadastrando o Planejamento de uma Disciplina

O primeiro passo para cadastrar o planejamento anual caso a disciplina não possua currículo referência é:

  • Adicionar uma Unidade Temática que é o tema principal – clicando no ícone de adição (+).

  • Digitar o título do eixo e clicar em CONFIRMAR. Fazendo isso os demais itens do Plano aparecerão: Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens, Habilidades, Objetivos de Conhecimentos/Conteúdos, Metodologias e Avaliações.

  • Adicionar os dados das Habilidades, dos Objetivos de Conhecimentos/Conteúdos, das Metodologias e das Avaliações, clicando no ícone de adição (+) na frente de cada item. Nessa parte os cadastros devem ser por tópicos e por bimestre.
  • Ao abrir a janela para cadastrar o tópico do tema, escolher o bimestre onde será inserido.
  • Após inserir todos os dados do Planejamento Anual, ou apenas para salvar o que foi cadastrado, a escola deve clicar em SALVAR, botão destacado em azul, no final da página. Assim tudo que a escola cadastrou não será perdido e ela poderá voltar e terminar o cadastro quando desejar.
  • Quando a escola cadastra alguma coisa no Planejamento Anual de uma disciplina e salva o status desse planejamento na listagem de disciplinas é alterado de “Aguardando cadastro” para “Em desenvolvimento”.

  • O status “Em desenvolvimento” permanece até que a escola libere o Planejamento Anual, para isso ela deve clicar no botão LIBERAR destacado em verde;

  • É importante que antes de liberar o planejamento, a escola confira todos os dados cadastrados no planejamento para não haver erros na utilização do planejamento pelo professor. Verificar também se nenhum item do planejamento está sem cadastro, pois se estiver o sistema não permite que o planejamento seja liberado.
  • Estando todos os itens cadastrados e certos: Habilidades, Objetivos de Conhecimentos/Conteúdos, Metodologias e Avaliação, o sistema permitirá liberar o planejamento para ser usado pelos professores no Planejamento por Turma e posteriormente no Diário Eletrônico.

A função Acompanhamento do Planejamento do Professor será utilizada pelo Coordenador da Escola, responsável pela validação dos planejamentos dos Professores.

O Coordenador deverá utilizar o filtro:

  • Ano Letivo –  vem definido o ano vigente;
  • Turno – Matutino, Vespertino, Noturno, Intermediário;

  • Professor – Selecionar o professor no qual deseja-se fazer o acompanhamento.

Ao definir os campos o Coordenador seleciona a opção “LISTAR“, no resultado da listagem aparecerá: o ano letivo, o nome do professor, o turno desejado. Para visualizar os planejamentos desse professor, clique sobre ele e em seguida em “VISUALIZAR“.

Ao clicar em visualizar o sistema mostrará todos os planejamentos de aulas cadastradas para o professor selecionado.

O Coordenador deverá escolher o período do Reconhecer, em seguida deverá clicar na aula desejada para fazer a validação.

Os planejamentos aparecem divididos por disciplinas, o coordenador tem a opção de validar todos os planos de uma disciplina de uma única vez, veja a imagem abaixo:

No botão VALIDAR destacado em azul o coordenador poderá validar de uma única vez todos os planejamentos dessa professora de Língua Portuguesa ou Língua Est. Moderna – Inglês.

 

Entendo a Legenda:

  • Aulas não planejadas – Cor branca, significa que falta planejar a mesma.

  • Planejado e não validado – Cor vermelho, significa que o professor planejou as aulas, mas o coordenador ainda não validou.
  • Planejado e validado – Cor verde, significa que a aula foi planejada e validada pelo coordenador.

  • Planejado e validado com observação – Cor azul, significa que a aula foi planejada e validada pelo coordenador com observação, ou seja, um comentário.

Após escolher a aula a ser validada, o coordenador fará analise do planejamento do professor junto ao planejamento anual proposto, após a análise ele deve marcar a opção “Validado“. No campo “Observação Escolar” o coordenador pode acrescentar uma observação no planejamento do professor, esse campo não obrigatório! É só uma ressalva. Para finalizar a validação clica-se em “Salvar Observação“.

A validação do Planejamento da aula foi feita, o coordenador pode ir para próxima aula e seguir os passos acima.

 

 

A função Acompanhamento Diário Escolar será utilizada pelos coordenadores pedagógicos da escola para realizarem os acompanhamentos dos diários dos professores. Essa função permite apenas a visualização dos diários, não permite nenhuma modificação. Veja abaixo como utilizar essa função. Ao clicar na função Acompanhamento Diário Escolar abrirá a tela abaixo:

Nessa tela o coordenador pode utilizar os filtros para selecionar um professor:

  • O ano letivo já vem definido automaticamente;
  • Selecione o professor;
  • Selecione a composição de ensino;
  • Selecione a Série;
  • Selecione o bimestre;
  • Selecione o turno,
  • Selecione a disciplina.

Após selecionar as informações no filtro clique em LISTAR para exibir o resultado.

Clique no resultado da listagem e em seguida em VISUALIZAR.

Abrirá o Diário Escolar do professor selecionado.

Nele o coordenador poderá acessar todas as informações do diário do professor e visualizar tudo que foi cadastrado por ele até então.

O Cadastro de Exceção é o cadastro do motivo de um dia que deveria ser letivo, ou seja, que deveria ter tido aula e não teve. Realizando o cadastro de exceção, ou seja, informando o motivo de não ter tido aula no dia, turno ou turma, este ficará indisponível para realização da frequência dos alunos e professores.

 

Cadastrando uma Exceção

  1. Clique no menu do sistema e escolha a função Cadastro de Exceções;
  2. Na tela de abertura clique no botão “NOVO”;
  3. No campo data, digite uma data para exceção ou utilize o calendário ao lado para escolha de uma data;
  4. Marque um dos tipos de exceção: Para todas as turmas da escola, para todas as turmas de um turno ou para uma turma;
  5. No campo motivo selecione o motivo da exceção;
  6. No campo observação a escola pode ou não escrever uma observação, esse campo não é obrigatório;
  7. Clique no botão “INCLUIR” para que a exceção seja cadastrada.

Uma exceção pode ser tanto cadastrada pela escola quanto pela Secretaria de Educação, para que a escola saiba se já existem exceções cadastradas, basta clicar na função “Cadastro de Exceções”, na tela que abrir, clique no botão “LISTAR”. Se houver alguma exceção já cadastrada o sistema irá listar.

Para excluir uma exceção, seguir os passos acima, clicar sobre o Cadastro de Exceção e em seguida no botão “EXCLUIR”.

 

A frequência diária é uma coleta das informações de presença e ausência dos alunos diariamente nas unidades escolares da rede de ensino. Essas informações depois de tratadas são disponibilizadas nos relatórios gerenciais da Secretaria Estadual de Educação e também no diário dos professores.

 

Cadastrando a Frequência Diária

  1. Clique no menu do sistema e escolha a função Frequência Diária.
  2. Na tela que se abrir selecione a turma que deseja informar a frequência.
  3. Escolha a turma, clicando no quadro com o nome da turma que está separado por período, a lista com os nomes dos alunos será exibida.

A frente do nome do aluno está o espaço para informar se o aluno está presente ou ausente. O ponto identifica a presença e virá automaticamente marcado como padrão do sistema. Caso o aluno esteja ausente, clique sobre o ponto para que o mesmo se transforme em “F” – Falta;

Se for informada ausência para o aluno, é preciso informar o motivo da ausência.

Ao completar o preenchimento de toda a frequência da turma, ao final da página clique no botão azul SALVAR E PRÓXIMO, para salvar e ir para a próxima turma ou no verde SALVAR para somente salvar a frequência informada.

Para saber se a frequência foi salva, observe se a turma escolhida depois de salvar os dados informados, muda à cor no quadro de turma no topo da página.

O sistema apresenta nesse campo uma legenda, onde a cor branca representa que a frequência da turma não foi preenchida, verde representando que a frequência da turma foi preenchida dentro do prazo, vermelho que a frequência da turma foi feita fora do prazo, preto significa que existe um cadastro de exceção cadastrado para o dia e cinza significa que o é um Dia não letivo e o SIAP não habilitará os campos para lançamentos nesse dia.

 

Como visualizar ou informa a frequência para dias já passados?

  • Na tela inicial da Frequência Diária clique no item “Clique aqui para escolher uma data”;
  • O sistema abrirá um calendário para que se possa escolher uma data;
  • Clique na data escolhida, o sistema abrirá a tela para o cadastro da frequência no referido dia;
  • Como a frequência será informada fora do prazo a cor da turma mudará para a cor vermelha.

A função Ausência do Professor é utilizada para informar o(s) dia(s) que o professor de acordo com o quadro de horário teria aula na escola mas não ministrou. A partir deste cadastro os dados são utilizados em outras funções (reposição de aula).

 

Como Fazer o Cadastro?

  1. Acesse a função no menu do SIAP;
  2. Menu Sistemas > Operações > Ausência Professor

Ao acessar a função, a primeira tela é a listagem dos itens já cadastrados, para visualizar clique em LISTAR.  Se não houver nenhum cadastro ou se desejar cadastrar outro, clique em NOVO.

  1. Selecione o professor na listagem;
  2. Informe a composição de ensino;
  3. Informe a série;
  4. Informe o turno;
  5. Informe a turma;
  6. Escolha a disciplina;
  7. Informe a quantidade de aulas que o professor se ausentou;
  8. Selecione no calendário a data da ausência do professor;
  9. Selecione o motivo da ausência;
  10. Escreva alguma observação, se desejar;
  11. Salve o cadastro clicando no botão INCLUIR;

Ao cadastrar a Ausência do Professor, os dias da ausência ficarão indisponíveis para que o professor faça o planejamento das aulas. O professor não conseguindo realizar o planejamento das aulas nos dias da ausência, as aulas também não poderão ser lançadas no diário, o que acarretará diminuição na carga horária do professor, que deverá repor as aulas, caso contrário a carga horária da disciplina não fechará.

A função Reposição de Aulas será utilizada para informar as aula ou os dias que o(s) professor(s) deve(m) repor as aulas que não aconteceram devido à ausência do professor ou a ocorrência de um Cadastro de Exceção ou ainda quando não completaram o quantitativo de aulas previstas para a disciplina.

Os tipos de reposição de aula são:

  • Dia de Aula
  • Professor
  • Aula Complementar

Para fazer o cadastro da reposição deve-se escolher um dos tipos acima.

Após realizar o cadastrado das reposições, os dias indicados estarão disponíveis para o professor realizar o planejamento dessas aulas e para lança-las no diário.

 

Entendendo melhor:

O tipo Reposição de Aula – DIA DE AULA deve ser escolhido quando houver um Cadastro de Exceção para o dia, nesse caso a reposição será de acordo com o tipo de exceção cadastrada, se a exceção foi para todas as turmas da escola, abrangerá todos o professores, se foi para todas as turmas de um turno, só abrangerá os professores daquele turno e se foi apenas para uma turma, abrangerá somente os professores da turma.

O tipo Reposição de Aula – PROFESSOR deve ser escolhido para cadastrar a reposição de aula de um professor que se ausentou em outro dia. Nesse caso antes a escola deverá cadastrar a ausência do professor na função AUSÊNCIA PROFESSOR, que falamos anteriormente.

O tipo Reposição de Aula – AULA COMPLEMENTAR deve ser escolhido quando há necessidade de completar o quantitativo de aulas do professor (completar a carga-horária de aula).

 

Como Cadastrar?

Ao acessar a função, a primeira tela é a de listagem dos itens já cadastrados, para visualizar clique em LISTAR.  Se não houver nenhum cadastro ou se desejar cadastrar outro, clique em NOVO.

Para cada Tipo de Reposição há uma  forma de cadastrar.

Dia de Aula:

Para essa opção de reposição faça:

  • Escolha o tipo de reposição;
  • Escolha o dia da exceção cadastrada. Para selecionar algum item nesta parte, as exceções de frequência devem estar cadastradas.
  • Escolha o dia que quer repor a aula. Neste item, deve-se escolher o dia que a aula será reposta, esse dia ficará habilitado no diário dos professores. ​
  • Salvar o cadastro clicando em INCLUIR;

Depois de incluir esse cadastro, o dia da reposição estará disponível no planejamento por turma e no diário do professor.

Professor:

Para fazer esse cadastro o professor deve ter ausência cadastrada.

  • Escolha o tipo de reposição;
  • Escolha o dia da reposição;
  • Escolha nas opções o professor que fará a reposição;
  • Informe o dia da ausência;
  • Os campos de composição de ensino, série, turno, turma e disciplinas serão preenchidos automaticamente quando for escolhido o dia da ausência;
  • Informe a quantidade de aulas que serão repostas;

Aula Complementar:

Para essa opção de reposição siga os seguintes passos:

  • Escolha o tipo de reposição;
  • Escolha o dia da reposição;
  • Informe o professor que terá as aulas complementares;
  • Informe a composição de ensino;
  • Informe a série;
  • Informe o turno;
  • Informe a turma;
  • Escolha a disciplina;
  • Informe a quantidade de aulas complementares; ​
  • Salvar o cadastro clicando no botão INCLUIR;

Depois de incluir esse cadastro, o dia da reposição estará disponível no planejamento por turma e no diário do professor.

 

O cadastro de avaliações é uma função que serve para inserir as avaliações que serão usadas em todos os planejamentos anuais da unidade escolar. As avaliações cadastradas nessa função ficarão disponíveis no planejamento anual de todas as séries, disciplinas e bimestres para serem usados, portanto a escola só deverá utilizar essa função se realmente as avaliações cadastradas nessa função serão utilizadas pelos professores em todas as séries, disciplinas e bimestres, caso contrário ela deverá cadastrar a avaliação diretamente no plano anual.

Como fazer o cadastro?

Acesse a função no menu do SIAP:

  • Menu Sistemas > Operações > Cadastro de Avaliações.
  • Ao acessar a função, a primeira tela é a listagem dos itens já cadastrados, para visualizar clique em LISTAR. Se não houver nenhum cadastro ou se desejar cadastrar outro, clique em NOVO.
  • No espaço destinado a descrição, digitar o título da avaliação;
  • Marcar se o item ficará ativo;

  • Salvar clicando no botão INLCUIR.

O cadastro de metodologias é uma função que serve para inserir as metodologias que serão usados em todos os planejamentos anuais da unidade escolar. As metodologias cadastradas nessa função ficarão disponíveis no planejamento anual de todas as séries, disciplinas e bimestres para serem usados, portanto a escola só deverá utilizar essa função se realmente as metodologias cadastradas nessa função serão utilizadas pelos professores em todas as séries, disciplinas e bimestres, caso contrário ela deverá cadastrar as metodologias diretamente no plano anual.

Como fazer o cadastro?

Acesse a função no menu do SIAP

  • Menu Sistemas > Operações > Cadastro de Metodologias.
  • Ao acessar a função a primeira tela é a listagem dos itens já cadastrados, para visualizar clique em LISTAR. Se não houver nenhum cadastro ou se desejar cadastrar outro, clique em NOVO.
  • No espaço destinado a descrição, digitar o título da metodologia;

  • Marcar se o item ficará ativo;

  • Salvar clicando no botão INLCUIR.

 

Essa funcionalidade é para complementação do quadro de servidores da UE em caso de déficit.

A UE deverá manifestar junto ao Assessor Financeiro da CRE a necessidade que por sua vez solicitará o cadastro de um docente temporário para a UE.

O docente após convocação deverá se dirigir até a UE designada para que seja redigido seu contrato no SIAP da UE e encaminhado tal documento para o Assessor Financeiro da CRE que providenciará sua modulação.

Os períodos para contratação temporária são estipulados pelo RH.

A Unidade Escolar deverá informar o CPF e listar, mas só será disponibilizado o servidor quando a CRE liberar o mesmo para cadastro na UE que vai selecionar o registro e clicar em Editar. O sistema vai solicitar o cadastro das seguintes informações:

  1. Dados Pessoais do servidor;
  2. Endereço;
  3. Formação;
  4. Certidão;
  5. Lotação;
  6. Regime de Trabalho;
  7. Cláusula Quarta – das Atribuições;
  8. Situação.



Por fim o cadastro deverá ser incluído no botão verde INCLUIR.

Após o cadastro por parte da UE deverá ser impresso o contrato, assinado pelo contratado e encaminhado o documento de volta para a CRE providenciar a modulação ou não do servidor.

Funcionalidade descontinuada.

Funcionalidade descontinuada.

Funcionalidade descontinuada.

Nesse relatório a escola pode gerar o quadro de horário por professor ou de todos os professores. A escola também tem a opção de imprimir os quadros de horárias e entregar para os professores.

Para gerar o relatório a escola deve:

  • Selecionar o professor específico ou deixar a opção todos.

  • Clicar no botão “Visualizar Relatório” para gerar o quadro de horário do professor desejado ou se a escola selecionou a opção todos, o sistema gerará o relatório do quadro de horário de todos os professores de uma vez.

No relatório Quadro de Horários por Turma, a escola gera o quadro de horário específico de cada turma do Quadro de Horário. Depois de gerado a escola pode imprimi-los.

Para gerar o relatório a escola deve:

  • Selecionar a composição de ensino;
  • Selecionar a série;
  • Selecionar o turno;
  • Selecionar a turma;
  • Clicar no botão “Visualizar Relatório” para gerar o quadro de horário específico para a turma.

O relatório de Envio de Planos exibe uma confirmação da entrega dos planos de aula dos professores do SIAP para o SIGE no período selecionado.

Para gerar o relatório a escola deve:

  1. Clicar na função “Entrega de Planos do Reconhecer” no menu do sistema;

  2. Selecionar um Turno;

  3. Selecionar um Período do Reconhecer (Quinzena);

  4. Clicar em “Visualizar Relatório” para exibir a lista dos professores com planos de aulas entregues no período. 

Gera uma listagem de frequência dos alunos por turma e disciplina em branco para os professores preencherem.

A escola pode gerar o Controle de Frequência por professor e imprimir esse arquivo por períodos e entregar aos professores para que eles registrem em sala os dados de frequência dos alunos, para depois registrar no diário online.

Para gerar o relatório a escola deve:

  1. Selecionar o período correspondente ao Programa Reconhecer (Quinzenas)
  2. Selecionar o professor;
  3. Selecionar a composição de ensino;
  4. Selecionar a série;
  5. Selecionar o turno;
  6. Selecionar a turma;
  7. Selecionar a disciplina;
  8. Clicar no botão “Visualizar Relatório“;
  9. Quando a lista de frequência for gerada, na mesma a escola tem a opção de fazer o download ou imprimir a frequência.

O relatório Conteúdos Planejados gera um documento com as informações dos conteúdos planejados dos professores em cada quinzena correspondente ao Programa Reconhecer.

A escola poderá gerar o arquivo por professor para que o coordenador pedagógico da escola possa acompanhar os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula.

Para gerar o relatório a escola deverá:

  1. Selecionar o período correspondente ao Programa Reconhecer (Quinzenas);
  2. Selecionar o servidor;
  3. Selecionar a composição de ensino;
  4. Selecionar a série;
  5. Selecionar turno;
  6. Selecionar turma;
  7. Selecionar a disciplina;
  8. Clicar no botão “Visualizar Relatório“.

O sistema vai exibir o relatório que pode ser impresso ou salvo em qualquer lugar. O arquivo gerado é do tipo PDF e pode ser aberto pelos leitores comuns no formato Portátil de Documento.

O resumo final do diário mostra um acompanhamento das: Notas dos bimestres, média, nota final​ e total de faltas dos alunos por turma e disciplina.

O relatório completo fica disponível no final do ano, para as séries anuais ou no final do semestre para as séries semestrais. Para as séries anuais o relatório mostra o acompanhamento durante todo o ano de forma parcial, cada vez que as notas dos bimestres são lançadas.

  1. Selecionar o professor;
  2. Selecionar a composição de ensino;
  3. Selecionar a série;
  4. Selecionar o turno;
  5. Selecionar a turma;
  6. Selecionar a disciplina;
  7. Clicar em Visualizar Relatório.
  8. Quando o Resumo Final do Diário for gerado, no mesmo a escola tem a opção de fazer o download ou imprimir o resumo.

No Relatório por Blocos o sistema traz as informações sobre as Avaliações Objetivas por Ciclo das Escolas de Tempo Integral e sua página inicial é composta pelos seguintes filtros a serem preenchidos obrigatoriamente conforme imagem abaixo:

  • Coordenação Regional (Pré-definido);
  • Município (Pré-definido);
  • Escola (Pré-definido);
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Avaliação (Ciclo 1 – Bloco 1; Ciclo 2 – Bloco 1; Ciclo 2- Simulado);
  • Clicar em Visualizar.

O sistema vai disponibilizar o relatório Avaliação previamente definida nos filtros para Composição/Série/Turma/Turno/Disciplina.

O Relatório Bimestral por Blocos é utilizado para visualização apenas das avaliações objetivas por blocos (Ciclo 1 – bloco 1 + Ciclo 2 – bloco 1/2 = Média dos Ciclos) e sua página inicial traz os seguintes filtros:

  • Coordenação Regional (Pré-definido);
  • Município (Pré-definido);
  • Escola (Pré-definido);
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar Relatório.

O sistema trará o relatório com as informações previamente definida nos filtros anteriores conforme imagem abaixo e com possibilidade de Imprimir o documento.

O Relatório Bimestral de Simulados é utilizado para visualização apenas do Ciclo 2Simulado e sua página inicial traz os seguintes filtros:

  • Coordenação Regional (Pré-definido);
  • Município (Pré-definido);
  • Escola (Pré-definido);
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Avaliação (Ciclo 2 – Simulado);
  • Clique em Visualizar Relatório.

O Sistema trará a opção também para que se possa imprimir o documento.

O relatório de Proficiência Média – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas tais como:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional;
  • Município; 
  • Escola;
  • Ano;
  • Semestre;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.




O relatório de Desempenho do Aluno – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas tais como:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório de Desempenho do Aluno é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Semestre;
  • Ciclo;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Turma;
  • Aluno;
  • Clique em Visualizar.

Que pode ser exibido em abas de Resultados ou Gráficos:





O relatório de Desempenho de Ciclos – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional (Pré-definido);
  • Município (Pré-definido);
  • Escola (Pré-definido);
  • Ano;
  • Semestre;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.



A função Acertos por Descritor disponibiliza o relatório sobre desempenho por Disciplina da ADA e Nivelamento e é dividido em:

  • Grupo Amostral e Não Amostral;
  • Totalização por Percentual ou Valor Absoluto.

Para listar as informações será necessário informar os seguintes filtros além do Grupo e Totalização:

  • Tipo de Avaliação;
  • Coordenação Regional (Pré-definido);
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Período;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.

PERCENTUAL


VALOR ABSOLUTO


A função Acertos por alternativa disponibiliza o relatório sobre desempenho por Disciplina da ADA e é dividido em:

  • Grupo Amostral e Não Amostral;
  • Totalização por Percentual ou Valor Absoluto.

Para listar as informações será necessário informar os seguintes filtros além do Grupo e Totalização:

  • Tipo de Avaliação;
  • Coordenação Regional (Pré-definido);
  • Município (Pré-definido);
  • Escola (Pré-definido);
  • Ano;
  • Período;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Turmo;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.

PERCENTUAL



VALOR ABSOLUTO