Configurações – Onde a Secretaria realizará as configurações do Calendário da Rede e o cadastro das disciplinas no Currículo Referência, o menu é composto pelas funções:

  • Eventos;
  • Vincular Disciplina ao Currículo Referência;
  • Configurar Modelos.

Operações – Onde a Secretaria cria o Calendário da Rede, visualiza e aprova todos os Calendários Municipais e  Calendários Escolares do Estado, cadastra e libera os Currículos Referências das disciplinas, gerencia os dados da Crise, deferi ou indeferi a solicitação de  Revisão de Bônus do Programa Reconhecer feita pelas unidades escolares e professores, aprova ou reprova a solicitação de quantitativo de Reagrupamentos realizada pelas unidades escolares.

As funções que compõem o menu Operações são:

  • Calendário da Rede;
  • Calendário Municipal;
  • Calendário Escolar;
  • Currículo Referência;
  • Gerenciamento de Crises;
  • Vincular Escolas a Modelo;
  • Vincular Séries a Modelo;
  • Mural de Recados;
  • Processo Seletivo – Contrato(s);
  • Cadastro Contrato Temporário Emergencial;
  • Análise de Laudos;
  • Revisão do Bônus/RB
  • Reagrupamento

Relatórios – Onde a Secretaria visualizará os Calendários Municipais e Escolares do Estado detre outros relatórios como:

  • Calendário Municipal;
  • Calendário Escolar;
  • Relatório por Blocos;
  • Relatório Bimestral por Blocos;
  • Relatório Bimestral Simulado;
  • Proficiência Média – Avaliação;
  • Consulta de Desempenho do Aluno – Avaliação;
  • Consulta de Desempenho de Ciclos – Avaliação;
  • Acertos por Descritor – CRE
  • Acertos por Descritor;
  • Acertos por Alternativa.

Essa função é utilizada pela Secretaria Centralizada (SEDUC) através da Gerência de Atendimento Educacional para cadastrar todas as atividades que serão trabalhadas durante o ano letivo e que devem estar no Calendário da Rede Estadual de Ensino.

Cadastrar Novo Evento

Dispões as seguintes funções:

  • Listar – Mostram na tela os itens escolhidos nos filtros;
  • Limpar – Limpa os campos selecionados nos filtros;
  • Novo – Cria um novo evento;
  • Editar – Modifica o cadastro de algum evento;
  • Excluir – Exclui o cadastro do evento escolhido.

Para cadastrar um novo evento clica-se no botão NOVO destacado em azul. O sistema abrirá a página para informar os dados do novo evento.

  • Na página, informar a descrição do novo evento. A descrição é o nome do evento conforme aparecerá no calendário, ex: Feriado: Carnaval;
  • Escolher uma cor para o evento. As cores dos eventos indicarão cada atividade no calendário;
  • Marcar as opções:
  • Letivo – Marcar essa opção se o evento for letivo, ou seja, se nesse dia haverá aula ou atividade que necessite da frequência dos envolvidos no processo. Caso não seja, a opção não deverá ser marcada.
  • Ativo – Marcar obrigatoriamente esse item para que o evento apareça no Calendário da Rede.
  • Clicar em INCLUIR, botão destacado em verde para incluir o novo evento na lista de opções de eventos.
    Caso não queira concluir o cadastro, clicar na opção CANCELAR para cancelar o cadastro.

Para cadastrar outros eventos, repita os passos acima.

Editar um Evento

Para modificar um evento é preciso ir na tela inicial e clicar em LISTAR, para listar todos os eventos.

  1. Selecionar o evento que precisa ser modificado clicando sobre ele;
  2. Clicar no botão EDITAR;
  3. Informar uma nova descrição, caso seja a modificação que deseja realizar;
  4. Desmarcar as opções de letivo ou ativo, caso seja essa a modificação;
  5. Escolher uma nova cor ou continuar com a anterior;
  6. Clicar em ALTERAR destacado em azul para concluir a modificação.
    Para modificar outros eventos, repita os passos acima.

Excluir um Evento

Para excluir um evento cadastrado deve-se:

  1. Selecionar o evento na tela inicial de listagem;
  2. Clicar em EXCLUIR.
    Para excluir outros eventos, repita os passos acima.

Nessa função a Secretaria vincula as disciplinas que farão parte do Currículo Referência. Currículo Referência é uma referência curricular comum, que norteia o que será trabalhado em cada série/disciplina. Nessa etapa vamos entender como inserir as disciplinas em cada composição de ensino e série. Esse cadastro é pré-requisito para o cadastro do Currículo Referência e também do Plano Anual que será feito no Perfil Escola.

Aprendendo a Vincular Disciplina ao Currículo Referência
Os botões disponíveis na primeira tela são:

  • Limpar – Serve para limpar os itens dos filtros escolhidos na pesquisa;
  • Listar – Serve para listar os itens escolhidos do filtros na pesquisa;
  • Visualizar – Exibe a janela para inserir as disciplinas às séries e composições.

Para vincular Disciplinas ao Currículo Referência deve-se :

  1. Selecionar uma composição de ensino;
  2. Clicar em LISTAR, para ver todas as séries da composição e a quantidade de disciplinas já cadastradas.
  3. Clicar sobre a composição/série desejada e em seguida no botão VISUALIZAR.
  4. Em Disciplina, na lupa, digitar o nome ou o código da disciplina que se deseja inserir e em seguida clicar em LISTAR.
  5. O sistema achará a disciplina, informando, o código, nome ou abreviação do nome da disciplina;
  6. Clicar sobre a disciplina e em seguida em CONFIRMAR.
  7. A disciplina será carregada, para cadastrar clique em ADICIONAR.
  8. A disciplina ficará no grupo de disciplinas já cadastradas para composição/série, para finalizar o cadastro clique em SALVAR.

  9. Deve-se repetir esses passos até que todas as disciplinas desejadas estejam inseridas no cadastro.
  10. Para remover a disciplina da lista de disciplinas cadastradas para composição/série, basta clicar sobre a disciplina, REMOVER e por fim SALVAR no botão azul.


A função é utilizada para  configurar o modelos das Avaliações em Bloco das Unidades Escolares de Atendimento em Período Integral e naturalmente é  exclusiva da Gerência das Escolas de Tempo Integral. 

Cadastrando o Modelo de Avaliação:

  • Menu Sistema;
  • Configurações;
  • Configurar Modelos.

A busca pode se dar pelos filtros para uma busca específica e clicando diretamente em Listar o sistema traz os cadastros já realizados.

Selecione o registro e clique em Editar pra configurar o registro já existente.


  • Configurar Avaliações;
  • Avaliações Subjetivas;
  • Avaliações Objetivas.

Obrigatoriamente devem ser configuradas para ambos os Ciclos e todas as composições listadas inicialmente.

Caso não tenha a composição desejada será necessário realizar o cadastro pelo botão “NOVO

Será necessário informar os seguintes parâmetros;

  • Ano de Inicio;
  • Semestre Inicio;
  • Nome do Modelo;
  • Numero de Ciclos;
  • Clique no botão verde “Cria ciclos“.

O sistema disponibilizará os Ciclos para serem configurados primariamente em Configurar Avaliações, composto pelos seguinte itens:

  • Possui Avaliações Subjetivas?
  • Possui Produção de Texto?
  • Possui Avaliações Objetivas?

A cada item assinalado o sistema habilitará a aba para configuração da mesma.

Avaliações Subjetivas:

Produção de Texto:

Avaliações Objetivas:

Ao finalizar a configuração clique no botão verde “SALVAR” que o cadastro estará pronto para ser vinculado.

Nessa função a Gerência de Atendimento Educacional cria o calendário da Rede Estadual de Ensino.

Clicando no botão LISTAR  pode ser verificado se já existe um Calendário da Rede criado.

Caso não exista e se deseje cadastrar, clica-se no botão NOVO.

 

Criando o Calendário da Rede.

Ao Clicar no botão NOVO, abrirá a tela para:

  1. Escolher o Mês/Ano Início do Calendário;
  2. Escolher o Mês/Ano Fim do Calendário;
  3. Abrirá um calendário anual onde aparecerão definidos apenas os feriados nacionais. A pessoa responsável por criar o calendário da rede deverá inserir os demais eventos do calendário.

Só é possível criar um calendário da rede por ano, se já houver um calendário criado para o ano, ao clicar em NOVO o sistema abrirá um calendário para o ano seguinte.

 

Inserindo os Eventos no Calendário

Para inserir os eventos no Calendário da Rede deve-se:

  • Clicar sobre o dia do calendário;
  • Abrirá uma tela onde deve-se escolher o evento para o dia. Lembrando que os eventos já foram cadastrados anteriormente no item Configurações – Eventos.

  • No campo observação pode-se escrever alguma observação sobre o evento, esse campo não é obrigatório.
  • Clicar em Definir para registrar o evento para o dia escolhido no calendário.

Os primeiros eventos a serem cadastrados deverão ser: O início das aulas, o término das aulas e os quatro eventos que encerram os bimestres. Não é possível ter dois eventos de encerramento por bimestre, por isso o término das aulas já é considerado o encerramento do quarto bimestre. Sem que esses eventos sejam cadastrados primeiramente, o sistema não permitirá incluir o calendário.        

  • Após inserir todos os eventos do Calendário clica-se em INCLUIR para que o Calendário da Rede seja salvo.
  • Após clicar em INCLUIR, o Calendário da Rede estará criado, no entanto esse calendário estará com o status EM DESENVOLVIMENTO, nesse status ainda pode-se fazer alterações, pois ainda não foi liberado para as Regionais.

 

Liberar o Calendário da Rede

  • Na função Calendário da Rede, clicar em LISTAR;
  • Aparecerá o Calendário criado com o status Em desenvolvimento;
  • Clicar sobre o calendário Em desenvolvimento, e em seguida em VISUALIZAR.

  • O Calendário abrirá e será possível visualizar tudo que foi cadastrado, caso queira cadastrar mais algum evento é possível fazê-lo, basta inserir o evento e clicar em ALTERAR. Caso o Calendário já esteja pronto deve-se clicar em LIBERAR para que o calendário seja disponibilizado para as Coordenações Regionais.

  • É possível imprimir o calendário, basta clicar no botão IMPRIMIR no final do calendário.

O Calendário da Rede foi criado e liberado para as Regionais, que poderão inserir os eventos referentes à sua regional e liberar para as escolas.

Nessa função a Secretaria aprova ou reprova os Calendários Municipais.

Aprovar ou Reprovar um Calendário Municipal

Utilizar os filtros:

  • Ano Letivo;
  • Situação: Aprovado, Aguardando Aprovação e Reprovado;
  • Coordenação Regional;
  • Município

Após selecionar os filtros, clicar em LISTAR, o sistema listará o calendário da subsecretaria e município escolhido, caso deseja-se visualizar todos os calendários municipais criados e aguardando aprovação, basta clicar direto em LISTAR.

Se o calendário estiver com status AGUARDANDO APROVAÇÃO, clica-se sobre ele e em seguida em VISUALIZAR.

O calendário escolhido será aberto e abaixo do calendário tem-se a opção APROVAR ou REPROVAR o calendário do município. Se a opção for aprovar, basta marcar a opção e em seguida clicar no botão APROVAR/REPROVAR. Se a opção for reprovar, deve-se marcar a opção, descrever o motivo de reprovação do calendário e clicar no botão APROVAR/REPROVAR.

Ao lado do botão APROVAR/REPROVAR também tem a opção IMPRIMIR, para imprimir o calendário.

Abaixo do calendário o sistema mostra o histórico detalhado da movimentação do calendário, com as seguintes informações: Data, situação e o Usuário que trabalhou no calendário.

A função Calendário Escolar no perfil Secretaria é utilizada para aprovar ou reprovar os Calendários Escolares.

Aprovar ou Reprovar um Calendário Escolar

Utilizar os filtros:

  • Ano Letivo
  • Código da Escola
  • Situação: Aprovado, Aguardando Aprovação e Reprovado.
  • Subsecretaria
  • Município
  • Escola

Após selecionar os filtros clicar em LISTAR, o sistema listará o calendário da escola escolhida. Caso deseja-se visualizar todos os calendários escolares criados e aguardando secretaria, basta clicar direto em LISTAR.

Se o calendário estiver com status AGUARDANDO SECRETARIA, clica-se sobre ele e em seguida em VISUALIZAR.

O calendário escolhido é aberto e abaixo do calendário tem a opção para APROVAR ou REPROVAR o calendário da escola. Se a opção for aprovar, basta marcar a opção e em seguida clicar em APROVAR/REPROVAR. Se a opção for reprovar, deve-se marcar a opção, descrever o motivo de reprovação do calendário e clicar em APROVAR/REPROVAR.

Ao lado da opção APROVAR/REPROVAR também tem a opção IMPRIMIR, para imprimir calendário.

 

Abaixo do calendário o sistema mostra o histórico detalhado da movimentação, com as seguintes informações: Data, situação e o Usuário que trabalhou no calendário.

Nessa função cadastra-se os currículos Referências por composição e série. O Currículo Referência é o cadastro do conteúdo minimo que são usados nas disciplinas por série em toda a rede. Com a necessidade de padronizar os conteúdos que são estudados em toda a rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação criou e adaptou o Currículo Referência para as disciplinas.

Em outra unidade aprendemos a vincular as disciplinas que serão usadas pelos professores por composição/série, nesta unidade veremos como fazer o cadastro dos conteúdos que serão usados por todos os professores.

O cadastro do Currículo Referência compreende em Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens, e é subdivido em Habilidades (Expectativas de Aprendizagem) e Objetivos de Conhecimento/Conteúdos.

  • Habilidades (Expectativas de Aprendizagem) são conjuntos de temas que orientam o planejamento das aulas, é uma divisão dos assuntos, ou seja, a essência do tema a ser tratado.
  • Objetivos de Conhecimento/Conteúdos referem-se ao que é essencial que o aluno saiba ao final do conteúdo ou tema trabalhado.

Aprendendo a Cadastrar o Currículo Referência

Utilizar os filtros:

  • Ano Letivo
  • Composição de Ensino
  • Série
  • Situação

Após selecionar os filtros clicar em LISTAR.

No resultado da listagem aparecerão todas as disciplinas da composição/série já cadastradas e a situação.

Para cadastrar o currículo referência da disciplina, basta clicar sobre a disciplina com o status AGUARDANDO CADASTRO e em seguida em VISUALIZAR.

Abrirá a tela contendo: Ano letivo, composição de ensino, série, disciplina e abaixo a Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens e o símbolo de adição a frente.

Inserir o Currículo Referência

  • Adicionar a Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens que é o tema principal – clicando no ícone de adição.
  • Digitar o título da Unidade Temática/Linguagem/Práticas de Linguagens e clicar em CONFIRMAR.
  • Fazendo isso os demais itens aparecerão: Habilidades e Objetivos de Conhecimento/Conteúdos aprendizagem e Conteúdos.
  • Adicionar os dados das expectativas e dos conteúdos, clicando no ícone de adição. Nessa parte os cadastros devem ser por tópicos e por bimestre.
  • Ao abrir a janela para cadastrar o tema, escolher o bimestre onde será inserido.
  • Digitar o tema, clicar em CONFIRMAR e em seguida em SALVAR
  • O que foi cadastrado pode ser excluído, basta clicar no ícone de exclusão, na frente do que foi cadastrado e em seguida em SALVAR.
  • É importante conferir os dados cadastrados no currículo referência para não haver erros na utilização do plano anual da disciplina.
  • A disciplina aparecerá na lista de disciplinas com o status EM DESENVOLVIMENTO. Para liberar o currículo referencia da disciplina, clica-se sobre ela e em seguida em VISUALIZAR.
  • Após fazer a conferência do que foi cadastrado, nesse momento, ainda pode-se inserir mais algum dado no currículo que ainda esteja faltando, nesse caso é só inserir e clicar em SALVAR, mas caso já esteja tudo certo clica-se na opção LIBERAR.

  • Assim a disciplina volta para a lista de disciplinas com o status LIBERADO e todas as escolas que tiverem a série/disciplina na matriz curricular verão no SIAP, PLANO ANUAL o currículo referência da disciplina.

Funcionalidade descontinuada.

A função é utilizada para fazer o vínculo da Escola de Tempo Integral ao Modelo de Avaliação para as composições trabalhadas na UE. É sabido que Escolas de Tempo Integral possuem um formato avaliativo diferenciado das demais Unidades Escolares e é aqui que fazemos o vínculo da UE de ETI a esse modelo avaliativo.

A inclusão da UE ao Modelo de Avaliação é realizado pelo seguinte caminho:

  • Menu Sistema;
  • Operações;
  • Vincular Escolar a Modelo.

  • O sistema disponibilizará os seguintes filtros:
  • Ano Letivo;
  • Semestre.
    Devem obrigatoriamente serem assinalados em seguida clicar em Listar.

Será exibido a listagem das composições (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Integral) com algumas disciplinas, séries ou Bimestres específicos para vinculação. Novamente será necessário selecionar o modelo e clicar em Vincular.

O sistema trará as informações de Ano Letivo, Semestre e Nome do Modelo. Logo abaixo deverá ser informado que Unidade Escolar estará aderindo ao modelo e clicar no botão Adicionar. Por fim deverá SALVAR a operação realizada.

Para excluir o registro basta clicar no “X” em vermelho que o mesmo será removido e para concluir o procedimento terá de SALVAR o mesmo.

Nessa função será vinculada a Disciplina ao modelo avaliativo da Escolas de Tempo Integral acessando pelo seguinte caminho:

  • Menu Sistema;
  • Operações;
  • Vincular Séries a Modelo.

A busca pode ser geral clicando em listar ou específica pelos filtros a serem informados:

  • Ano de Início;
  • Semestre Início;
  • Ano de Término;
  • Semestre;
  • Nome do Modelo.
  • Botão de Limpar;
  • Botão de Listar; 
  • Botão de Vincular.

Ao selecionar o registro e clicar em Vincular o sistema disponibilizará dentro da composição selecionada as configurações a serem realizadas para a inclusão da disciplina com os seguintes filtros:

  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Disciplina;
  • Bimestres;
  • Ciclo 1 e quantitativo de questões por bloco;
  • Ciclo 2 e quantitativo de questões por bloco;
  • Simulado e quantitativo de questões;
  • Ao concluir a configuração clicar em Adicionar.


A disciplina será incluída e deverá aparecer no quadro listado abaixo com todas as disciplinas já configuradas para a composição e por fim deverá clicar em Salvar.

Funcionalidade desabilitada

A funcionalidade é para que se possa consultar os Cadastros (Processos) de Contrato Temporário cadastrados pela UE e seu acesso se dá pelo caminho:

  • Menu Sistema;
  • Operações;
  • Processo Seletivo – Contrato(s)

Na primeira página o sistema exibirá os seguintes filtros:

  • Processo;
  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola.

Por fim clique no botão Gerar Contratos para que sejam exibidos os processos cadastrados até então para um determinada UE/Regional.

A funcionalidade consiste no cadastro de servidores em regime de contrato temporário emergencial para uma determinada UE e é cadastrado pelo seguinte caminho:

  • Menu Sistema;
  • Operações;
  • Cadastro de Contrato Temporário Emergencial.

Caso já tenha o cadastro do Contrato Temporário a busca pode ser específica pelo número do CPF do novo servidor e clicando em Listar ou para cadastrar o mesmo basta clicar no botão Novo.

O sistema exibirá o contrato a ser preenchido em 6 abas obrigatórias de preenchimento que seguem nas imagens abaixo:

  1. Item 1 – Contratado(a).
    Deverá ser preenchido com os Dados Pessoais;
  2. Item 2 – Referente ao endereço do Contratado;
  3. Item 3 – Referente a Formação do Contratado;
  4. Item 4 – Referente a Certidão do Contratado;
  5. Item 5 – Lotação (local que o Contratado deverá exercer suas atividades), data início e fim da vigência do contrato;
  6. Item 6 – Regime de Trabalho;
  7. CLAUSULA QUARTA – Das Atribuições;
  8. Situação – Convocado ou Cancelado

Por fim clicar em Incluir para salvar o cadastro de Contrato realizado.

A Função serve para que se possa receber, analisar e dar um parecer de Aprovado ou Reprovado para Laudos médicos que especifiquem a Necessidade Especial dos alunos com Deficiência assinalada na Ficha do aluno aluno no SIGE.

Ao assinalar a deficiência do aluno o SIGE habilita o campo para que seja informada qual a necessidade especial do aluno e que se faça o upload do Laudo comprobatório da mesma. O Laudo é analisado pela CRE que pode Reprovar e o documento volta para a Unidade Escolar realizar as alterações ou Aprovar e o documento segue para a Secretaria (Gerência de Ensino Especializado – GEE) que dará seu parecer e por fim o laudo retornará para a Unidade Escolar.

A verificação se dá pelo seguinte caminho:

  • Menu Sistema;
  • Operações;
  • Análise de Laudos.

Para uma busca mais precisa pode-se utilizar os filtros:

  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Necessidade Especial;
  • Situação Laudo.

Mas a busca pode ser geral clicando apenas no botão Listar.

Selecione o registro a ser analisado e clique em Visualizar.

Na apreciação do Laudo serão disponibilizadas informações da UE e sua localização em Regional e Município, Aluno, Curso e Necessidade Especial.

O sistema disponibilizará o botão para que se faça o Download do Laudo e assinalamento obrigatório de Aprovado ou Reprovado. Lembrando que ao Reprovar o Laudo é necessário informar o motivo para nortear a Unidade Escolar na correção necessária.


Por fim o analista deverá avaliar a Necessidade de Profissional de Apoio e assinalar Sim ou Não juntamente com as Recomendações e clicar em Salvar.

O Histórico detalhado dos analistas que atribuíram e trabalharam na apreciação do laudo fica disponível ao final da página no canto inferior esquerdo.

Umas das características das escolas de Tempo Integral além de trabalharem com tempo ampliado é trabalhar com reagrupamentos de alunos, formando-se as turmas de Reagrupamentos. O quantitativo de reagrupamentos é solicitado via SIGE pelas Escolas de Tempo Integral de 1ª e 2ª fase e são aprovados ou reprovados no SIAP em duas instancias, CRE e Secretaria.

As escolas de Ensino Médio de Tempo integral também trabalham com turmas de reagrupamentos, no entanto, não precisam solicitar a aprovação dos quantitativos de reagrupamentos.

Após a escola solicitar via SIGE o quantitativo de reagrupamentos, a CRE deverá, através do Assessor Pedagógico, após a análise, aprovar ou reprovar a solicitação de Reagrupamento.

Se na instancia Coordenação Regional a solicitação do quantitativo de reagrupamentos da escola for reprovada, a solicitação volta para escola e a mesma deve verificar o motivo da reprovação e solicitar nova solicitação de reagrupamento levando em consideração o que foi descrito na reprovação da solicitação anterior para que não tenha problemas com a nova solicitação.

Se na instancia Coordenação Regional a solicitação for aprovada, a solicitação passa para instancia Secretaria onde a Gerencia do Tempo Integral fará o mesmo processo de análise da solicitação.

 

Analise pela Secretaria

  1. Acessar o SIAP – Menu Operações – Reagrupamentos;
  2. Ao clicar na função Reagrupamentos abrirá a tela acima, nela pode-se utilizar os filtros: Código da escola, Situação, Subsecretaria, Município e Escola para listar apenas as solicitações de uma escola ou subsecretaria específica.
  3. Caso deseja-se visualizar todas as solicitações de reagrupamentos de todas as regionais, basta clicar direto em LISTAR.
  4. Caso deseja-se analisar apenas as solicitações que estão “Aguardando Aprovação”, no filtro, seleciona-se a situação “Aguardando Aprovação” e em seguida em LISTAR.
  5. Para analisar uma solicitação com o status “Aguardando Aprovação”, clica-se sobre a solicitação e em seguida em VISUALIZAR.
  6. Abrirá a tela com os dados da solicitação de quantitativo de reagrupamentos da escola, a Gerência do Tempo Integral irá analisar a solicitação.
  7. Após a análise, a Gerência do Tempo Integral deverá APROVAR ou REPROVAR  a solicitação. Se a opção for APROVAR  basta marcar a opção e em seguida clicar em APROVAR/REPROVAR. Se a opção for REPROVAR, marca-se a opção, no campo OBSERVAÇÃO descreve-se o motivo da reprovação e em seguida clica-se em APROVAR/REPROVAR.
  8. Se a solicitação for reprovada a escola deverá verificar o motivo da reprovação e solicitar nova solicitação de reagrupamento, essa solicitação passará novamente pela instancia subsecretaria. A secretaria tem a autonomia de aprovar ou reprovar uma solicitação de reagrupamento sem que a mesma tenha passado pela instancia Subsecretaria. Se a Secretaria aprovar a solicitação a mesma retorna para escola que poderá então cadastrar no SIGE os Reagrupamentos, as turmas de Reagrupamento, incluir os alunos nas turmas de Reagrupamento e modular os professores dessas turmas, finalizando assim o processo de Reagrupamento da escola de Tempo Integral.

Nessa função é possível visualizar os relatórios de acompanhamento do Calendário Municipal e Escolar.

Para visualizar basta clicar no relatório desejado.

Relatório de Acompanhamento do Calendário Municipal:

  • Digite o Ano Letivo;
  • Selecione a Coordenação Regional;
  • Clique em Visualizar Relatório que também dará a opção para imprimir.

Relatório de Acompanhamento do Calendário Escolar:

  • Digite o Ano Letivo;
  • Selecione a Coordenação Regional;
  • Selecione o Município;
  • Selecione a Escola;
  • Clique em Visualizar Relatório e que também dará a opção para imprimir.

No Relatório por Blocos o sistema traz as informações sobre as Avaliações Objetivas por Ciclo das Escolas de Tempo Integral e sua página inicial é composta pelos seguintes filtros a serem preenchidos obrigatoriamente conforme imagem abaixo:

  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Avaliação (Ciclo 1-Bloco 1; Ciclo 2-Bloco 1; Ciclo 2-Simulado);
  • Clicar em Visualizar.

O sistema vai disponibilizar o relatório Avaliação previamente definida nos filtros para Composição/Série/Turma/Turno/Disciplina.

O Relatório Bimestral por Blocos é utilizado para visualização apenas das avaliações objetivas por blocos (Ciclo 1 – bloco 1 + Ciclo 2 – bloco 1/2 = Média dos Ciclos) e sua página inicial traz os seguintes filtros:

  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar Relatório.

O sistema trará o relatório com as informações previamente definida nos filtros anteriores conforme imagem abaixo e com possibilidade de Imprimir o documento:

 

 

O Relatório Bimestral de Simulados é utilizado para visualização apenas do Ciclo2Simulado e sua página inicial traz os seguintes filtros:

  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Bimestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Avaliação (Ciclo2 – Simulado);
  • Clique em Visualizar Relatório.

O Sistema trará a opção também para que se possa imprimir o documento.

 

O relatório de Proficiência Média – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas tais como:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional;
  • Município; 
  • Escola;
  • Ano;
  • Semestre;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.




O relatório de Desempenho do Aluno – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas tais como:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório de Desempenho do Aluno é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Semestre;
  • Ciclo;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Turma;
  • Aluno;
  • Clique em Visualizar.


Que pode ser exibido em abas de Resultados ou Gráficos:




O relatório de Desempenho de Ciclos – Avaliação traz informações das avaliações a nível Estadual e Nacional anualmente aplicadas a Rede Estadual de Educação para se avaliar a competência dos alunos em áreas de conhecimento específicas tais como:

  • Avaliação Diagnóstica;
  • Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem/
  • Avaliação Prodígio;
  • Avaliação Nivelamento.

Para gerar o relatório é necessário informar os seguintes filtros:

  • Tipo de Avaliação;
  • Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Semestre;
  • Turno;
  • Turma;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.



A função disponibiliza o relatório geral sobre desempenho por Disciplina da ADA e Nivelamento para cada Coordenação Regional de Educação – CRE que é dividido em:

  • Grupo Amostral e Não Amostral;
  • Totalização por Percentual ou Valor Absoluto.

Para listar as informações será necessário informar os seguintes filtros além do Grupo e Totalização:

  • Tipo de Avaliação;
  • Ano;
  • Período;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.




 

A função Acertos por Descritor disponibiliza o relatório sobre desempenho por Disciplina da ADA e Nivelamento e é dividido em:

  • Grupo Amostral e Não Amostral;
  • Totalização por Percentual ou Valor Absoluto.

Para listar as informações será necessário informar os seguintes filtros além do Grupo e Totalização:

  • Tipo de Avaliação;
  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Período;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.

A função Acertos por alternativa disponibiliza o relatório sobre desempenho por Disciplina da ADA e é dividido em:

  • Grupo Amostral e Não Amostral;
  • Totalização por Percentual ou Valor Absoluto.

Para listar as informações será necessário informar os seguintes filtros além do Grupo e Totalização:

  • Tipo de Avaliação;
  • Coordenação Regional;
  • Município;
  • Escola;
  • Ano;
  • Período;
  • Composição de Ensino;
  • Série;
  • Turno;
  • Turmo;
  • Disciplina;
  • Clique em Visualizar.