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Configuração Inicial do Notebook do Professor
Recuperação de Senha / PIN
O projeto “Notebook do Professor” visa atender todos os professores da rede pública do Estado de Goiás. A iniciativa promete atender as necessidades tecnológicas e técnicas de dezenas de milhares de professores que não possuem um notebook.
Com este equipamento, cada professor terá a capacidade de desenvolver as atividades pedagógicas de forma mais ágil, segura e moderna, tendo em vista que todas as informações, como: frequências, notas, atividades avaliativas, atestados médicos e outras solicitações são realizadas por meio do Sistema de Apoio Pedagógico – SIAP.
O Notebook é patrimoniado na CRE e, em casos de rejeição por parte do professor, deverá realizar a devolução para a SEDUC-Centralizada. No sistema temos o controle de todas as entregas realizadas nas unidades das coordenações e informamos no ato da entrega e durante várias reuniões online ressaltamos a importância do compromisso do professor com a preservação do equipamento.
Todos os notebooks devolvidos, serão remanejados, via solicitação de autorização de remanejamento, junto à SEDUC, e ficarão à disposição dos novos professores da rede. Portanto, é de suma importância que todos os profissionais da educação, no caso os professores, tenham consciência sobre o uso e aproveitem para utilizar para o melhoramento das atividades pedagógicas facilitando o dia a dia na função escolar.
Os professores regentes, professores não-regentes e profissionais de apoio efetivo com cargo de professor. Esses foram as três categorias definidas, neste primeiro momento, para receber os notebooks.
Em casos de atualização e expansão de profissionais da educação no projeto será informado nas reuniões e publicaremos aqui no Portal Educa todas as informações pertinentes ao projeto.
Se você ainda não sabe se faz parte da categoria de professores que receberão o notebook, confira a seguir as especificações de cada um:
Professor Regente: São professores com cargo de Professor, efetivos ou temporários em sala de aula;
Professor não Regente: São servidores com cargo de Professor que atualmente atuam em outras áreas não-regentes.
Profissional de Apoio Efetivo com cargo de Professor: São professores de apoio que possuem contrato como docente, efetivos.
Observações:
- Nas escolas conveniadas, apenas professores de APAES e EFAS irão receber o notebook do professor.
- O professor mediador do GoiásTec não poderá permanecer com dois aparelhos simultaneamente (Chromebook e Notebook do Professor), o servidor deverá optar por uma das máquinas. Caso escolha receber o Notebook, o Chromebook deverá ser devolvido a escola com o termo de devolução preenchido.
Cada CRE é responsável por gerenciar as entregas dos equipamentos para os servidores contemplados. Os equipamentos são patrimônio de responsabilidade das Coordenações Regionais e devem seguir medidas de controle e segurança.
Diante disso, a escola recebe os aparelhos da CRE, e realiza a entrega para os servidores com cargo de professor mediante a assinatura de Termo de entrega do tipo comodato. Ao encerrar o vínculo das atividades como professor ou gestor da educação, os equipamentos deverão ser obrigatoriamente devolvidos.
Sendo assim, o professor leva o Notebook, juntamente com todos os itens que vieram na caixa com o aparelho, até a escola onde estava vinculado, assina o Termo de Devolução e entrega o aparelho para os Gestores da unidade escolar, disponibilizando assim o aparelho para que possa ser remanejado posteriormente, esse remanejamento é realizado pelo responsável na CRE mediante a solicitação de autorização/validação prévia da Gestão do Projeto – STI (Superintendência de Tecnologia), para outro professor daquela CRE.
Os Gestores devem verificar as condições do aparelho no momento do recebimento, testar, e verificar se o professor realizou o reset do Notebook, antes de ser entregue a Unidade Escolar, pois é obrigatório que o Notebook seja resetado antes da devolução. Logo acima, o professor encontrará um vídeo, (Recuperação de Senha / PIN), onde terá todas as instruções de como realizar o reset do Notebook.
Após a entrega do Notebook na Escola, o Gestor deverá repassar a Coordenação Regional o Termo de Devolução, com os dados do professor que devolveu o Notebook, para que a solicitação de Remanejamento seja possível.
A CRE (Coordenadoria Regional) deverá devolver o notebook do professor para a SEDUC-Centralizada caso ocorram os seguintes casos:
- Rejeição: se por algum motivo o servidor optar por não receber o notebook a situação se enquadra com status de “rejeição”.
- Duplicidade: Caso seja direcionado duas vezes o notebook para o mesmo professor, não realizar a entrega. O professor que é docente em mais de uma unidade escolar, por exemplo, têm o direito de receber apenas um notebook. Esse equipamento servirá para atender todas as demandas das unidades escolares em que o professor trabalha.
- Casos indevidos: se por algum motivo houve o desligamento do professor por motivos de aposentadoria, exoneração, licença saúde prolongada (acima de 6 meses), licença saúde que pode ocasionar em aposentadoria, licença para interesse particular (acima de 6 meses), contrato finalizado ou outro motivo analisado pela CRE/SEDUC.
É expressamente obrigatório preencher a planilha de “Devolução dos Notebooks” , e encaminhar para o e-mail: projetosespeciais@seduc.go.gov.br
Após enviar o e-mail será gerado o “Termo de devolução dos aparelhos” para que seja realizado o acordo de transporte entre a CRE e a Gestão de Processo – ST (Superintendência de Tecnologia). Este termo será preenchido e enviado para todos os três casos: rejeição, duplicidade e casos indevidos.
Mas, atenção, o notebook devolvido não deve ser entregue para o professor que não possui o nome na lista/planilha em anexo. Esse procedimento de entrega do notebook deve ser feito mediante autorização da área de Gestão de Processos – ST (Superintendência de Tecnologia).
Os termos de entrega do notebook do professor devem ser assinados no ato da entrega do equipamento, ou seja, o professor deve assinar o termo.
E a escola deverá digitalizar os termos assinados e encaminhá-los à CRE que, consecutivamente, irá agrupar os termos de todas as escolas contempladas e enviá-los para a SITI através do e-mail projetosespeciais@seduc.go.gov.br
Ao encaminhar o e-mail com os termos, anexar também a planilha de justificativa preenchida com o quantitativo preenchido.
Download: Planilha JUSTIFICATIVA NOTEBOOK DO PROFESSOR 2022.
Os servidores da educação que estiverem de licença prêmio ou licença médica deverão receber os equipamentos somente quando retornarem para as atividades escolares.
Cada CRE é responsável por gerenciar as entregas dos equipamentos para os servidores. Os equipamentos são patrimônio de responsabilidade das coordenadorias regionais e devem seguir medidas de controle e segurança.
Em alguns casos acompanhados de justificativas plausíveis, a CRE pode liberar o equipamento mesmo que o servidor esteja de licença, exceto em situações de aposentadoria ou exoneração.
Ao encerrar o vínculo das atividades como professor ou gestor da educação, os equipamentos deverão ser obrigatoriamente
devolvidos.
As situações onde o notebook deve ser recolhido:
- Desligamento do servidor por motivo de:
- exoneração;
- aposentadoria.
- Licença Saúde prolongada (acima de 6 meses);
- Licença Saúde que pode ocasionar em aposentadoria.
- Licença para interesse particular (acima de 6 meses).
Licença Aprimoramento:
As situações em que os Professores estejam de Licença Aprimoramento, devem ser analisadas pela Coordenação Regional.
Informamos que a vida útil do equipamento é de 5 anos, e isso deverá ser levado em consideração para análise da CRE.
Os casos omissos devem ser tratados pela Regional.
Qualquer outra situação deverá ser analisada a necessidade do acionamento dos meios legais, para isto a escola ou a CRE poderá solicitar orientações à SITI ou a Gerência de Patrimônio para ver quais os melhores caminhos para resolver a situação.
Para que os professores possam receber os notebooks faz-se necessário esclarecimentos sobre a distribuição dos equipamentos. Primeiramente, a regional de ensino recebe os equipamentos da SEDUC-Centralizada, que é responsável por controlar o patrimônio e os termos da UEs.
Regional de Ensino: É de responsabilidade da SEDUC -Centralizada montar a estratégia e orientar a entregar as UEs para que seja feita a distribuição aos professores. Ao realizar a entrega às UEs, a SEDUC-Centralizada deve orientar sobre os procedimentos obrigatórios de entregas aos docentes, garantindo assim, que todos tenham ciência de suas responsabilidades e cuidado com o equipamento.
Unidades Escolares: Todas as unidades escolares devem receber os equipamentos da CRE e realizar a distribuição dos docentes. É obrigatório colher a assinatura dos termos de todos os professores da educação para encaminhá-los a CRE. É de suma importância o papel de consciência e auto responsabilidade de todos os profissionais envolvidos, sobretudo, na devolução dos equipamentos de docentes que deixarem à rede. Esses equipamentos deverão ser recolhidos e enviados para a CRE. . O Notebook deverá ser resetado pelo professor, antes de ser entregue a Unidade Escolar conforme orientação disponível no vídeo “Recuperação de Senha/PIN”.
Professores: No ato da entrega dos notebooks os professores deverão assinar o termo de responsabilidade e zelar pelo equipamento recebido enquanto estiver na rede. Em casos de dúvidas ou dificuldade sobre a utilização do equipamento, o professor deve acionar o suporte técnico para garantir o pleno funcionamento do equipamento.
Observações:
- Se o professor sair da escola, o equipamento deverá ser devolvido em perfeito estado. Por isto, é expressamente importante que os professores zelem e cuidem do equipamento para que o próximo professor possa receber e utilizar nas atividades pedagógicas.
- Em caso de extravio(roubo ou furto) do notebook, o servidor deverá registrar um boletim de ocorrência e encaminhá-lo para a CRE, para que seja analisada uma possível reposição do notebook.
Neste conteúdo você vai entender detalhadamente como organizar os processos de transferências dos notebooks de acordo com algumas regras estabelecidas pela centralizada, que devem ser seguidas rigorosamente. Veja os seguintes casos:
Transferência de escolas na mesma CRE: Em casos de transferência de escola na mesma CRE não é necessária nenhuma movimentação pois o patrimônio já é da CRE.
Exemplo: Se o professor leciona em uma escola e, por algum motivo, é removido para outra escola pertencente a CRE, não é necessário fazer a transferência do notebook.
Transferência ou remoção entre escolas de uma CRE para escolas de outra CRE: Neste caso, deverá ser feito o remanejamento patrimonial para a nova CRE.
Exemplo 1: Se o professor for alocado em outra unidade escolar que não pertence a mesma rede da CRE em que trabalhava, o notebook acompanha o professor e a CRE realiza a movimentação patrimonial para a nova CRE.
Exemplo 2: Professor alocado na CRE e for removido para outra CRE, o notebook acompanha o servidor e a CRE realiza a movimentação de patrimônio para a nova CRE.
Transferência de CRE para SEDUC – Centralizada: A coordenação irá solicitar o remanejamento patrimonial do Notebook para a CRE ou Gerência ao qual o Professor será alocado.
Exemplo: O Professor que assume um cargo/função na Centralizada. A CRE deverá realizar o remanejamento do Notebook, que está em posse do professor, para a Centralizada, mais precisamente na Gerência do cargo/função na qual o professor será alocado.
Caso tenha dúvidas relacionadas ao processo de transferência citados acima, entre em contato conosco através do e-mail projetosespeciais@seduc.go.gov.br ou abra um chamado via SAC: https://portal.memora.com.br/4biz/ detalhando a sua dúvida ou questionamento.
Modelo Notebook Professor:
Todas as especificações técnicas do notebook são disponibilizadas para conferência. Em casos de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o Suporte de Atendimento da Positivo.
O modelo do notebook que o professor(a) receberá é: NOTEBOOK POSITIVO, MODELO MASTER N4350 ou N4340, TELA 14” HD, 8GB de RAM, 256 GB SSD, Sistema Operacional “Windows 10”, acompanhado de fonte de alimentação, mouse e trava de segurança.
Mais informações sobre esse modelo no site do fabricante, acesse:
Positivo | MASTER N4350 (positivoempresas.com.br)
Positivo | MASTER N4340 (positivoempresas.com.br)
SOBRE O USO:
- Não use o notebook em pisos aquecidos, almofadas elétricas ou sobre camas, cobertores ou travesseiros que possam bloquear a ventilação do computador. Uma ventoinha e/ou entrada de ar bloqueada, poderá superaquecer o computador, causando explosões, incêndios, queimaduras ou mau funcionamento do aparelho.
- Não use o computador em locais quentes ou úmidos, tais como banheiro, sauna, ou dentro de um carro durante o verão.
- Sempre que for utilizar seu Notebook, abra a tela segurando no meio dele e nunca pelas bordas, assim não terá problemas na tela.
ARMAZENAMENTO E LIMPEZA:
- Armazene adequadamente o notebook, protegendo ‐ o de queda e riscos.
- Não armazene o computador em um espaço confinado, tal como uma bolsa para computador, enquanto estiver funcionando. Ao fazê-lo poderá resultar em incêndio. Desligue totalmente o computador antes de o colocar na bolsa ou em um espaço confinado.
- Não guarde o dispositivo próximo a aquecedores, micro-ondas, equipamentos de cozinha quentes ou recipientes de alta pressão:
-A bateria poderá vazar.
-O aparelho poderá superaquecer e causar um incêndio. - Não aplique pressão sobre a tela ou não coloque objeto sobre ele;
- O armazenamento deve ser com uma carga de bateria com no mínimo 80%, completamente desligado;
- Proteja‐o da incidência direta de luz do sol;
- Não o exponha a líquidos, chuva ou umidade;
- Não o exponha à interferência de campos magnéticos;
- Não deve ser utilizado em temperaturas inferior a 5ºC ou superior a 40ºC.
- Para limpeza do notebook e a tela, deve-se usar SOMENTE um pano macio, levemente umedecido com água.
NÃO DEVE-SE USAR NENHUM PRODUTO QUÍMICO NA LIMPEZA DO NOTEBOOK.
SEGURANÇA:
- Não conecte seu equipamento em tomadas danificadas ou corroídas.
- Certifique-se de que a tomada esteja próxima do equipamento para que a conexão não cause danos ao cabo, fonte ou riscos ao dispositivo. Conecte-o e desconecte-o cuidadosamente.
- Certifique-se de que corrente (amperes) e tensão (volts) sejam compatíveis com a especificação da fonte de alimentação do seu produto.
- O Carregador pode esquentar quando em uso. Certifique‐se que ele não seja coberto por quaisquer materiais e mantenha‐o afastado do seu corpo.
- O uso de Fontes de alimentação diferentes do original do produto pode causar danos ao seu Notebook.
- Manuseie o cabo de alimentação com cuidado.
- Não toque com as mãos molhadas.
- Não use um cabo de alimentação danificado.
- Não sobrecarregue uma tomada com várias saídas nem um cabo de extensão com voltagem/corrente acima do especificado.
- Conecte o cabo de alimentação firmemente no adaptador CA, uma conexão incorreta pode resultar em incêndio.
- Desconecte o cabo de alimentação com cuidado e não dando um “puxão”.
- Use o adaptador ou cabo aprovado incluído na caixa do produto. Se você utilizar um cabo ou adaptador não aprovado, danos ou mau funcionamento poderão ocorrer ao computador.
CUIDADOS:
- Risco de explosão se a bateria for substituída por tipo incompatível ou de maneira incorreta.
- Não desmonte seu equipamento.
- Descarte a bateria de acordo com regulamentação local.
- Use apenas tomadas elétricas ou cabos de extensão corretamente aterrados. Tomadas elétricas ou cabos de extensão sem aterramento podem causar choque elétrico. Todas as conexões a tomadas elétricas ou cabos de extensões sem aterramento podem produzir campos elétricos a partir de uma fuga.
- Se água ou outras substâncias entrarem no produto, desconecte o cabo de alimentação. Uma falha ao fazer isso pode resultar em choque elétrico ou fogo devido ao mau funcionamento da parte interna.
- Não deixe o pó se acumular no cabo de alimentação ou na tomada elétrica. Limpe com frequência o pó do cabo de alimentação e da tomada elétrica com um pano seco. Caso contrário, choques elétricos ou incêndios poderão ocorrer.
- Não dobre ou danifique o cabo de alimentação ou o adaptador CA com objetos afiados ou pesados. Um cabo danificado pode provocar choques elétricos ou incêndios.
- Mantenha a bateria, o adaptador CA e o cabo de alimentação longe de bebês, crianças e animais de estimação. Caso contrário, choques elétricos ou danos poderão ocorrer.
- Se o computador ou a bateria do computador vazar, emitir odores estranhos, ou inchar, pare imediatamente de usá-lo, desconecte a alimentação e entre em contato com o suporte da Positivo.
A Garantia cobre danos acidentais não cumulativos que é todo e qualquer dano causado por um ato involuntário e acidental de origem externa pelo período de 36 meses, estando limitada a 1 (um) dano acidental a cada 12 meses;
A garantia deve ser prestada pela assistência técnica credenciada pelo fabricante dos equipamentos, não sendo autorizados consertos, adaptações ou modificações efetuados por qualquer pessoa que não seja pela empresa Positivo.
Não estarão amparados pela garantia, danos considerados intencionais ou perdas decorrentes ou causados direta ou indiretamente na utilização inadequada ou negligência do usuário, bem como a utilização em desconformidade com as recomendações e/ou instruções do uso do aparelho (orientação disponível na aba “Recomendação de uso do aparelho”).
Como acionar a Garantia:
Para acionar a garantia do equipamento faz-se necessário algumas informações e exigências da fabricante. Para solicitar a abertura do chamado de garantia o professor deve entrar em contato pelos canais de atendimento a seguir:
E-mail: positivo.alfa@positivo.com.br
Telefone: 0800-644-6591
Informações importantes sobre a garantia:
- Garantia on site de 36 meses, sendo de 12 meses para a bateria;
- Cobre danos acidentais não cumulativos, estando limitada a 1 (um) dano acidental a cada 12 meses.
Procedimentos para solicitação de chamadas técnicas
Atenção! Para a abertura dos chamados técnicos, são obrigatórias as seguintes informações:
- Número de Série do equipamento Positivo;
- Defeito apresentado detalhado;
- Endereço completo onde se encontra o equipamento (informações como: rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, andar, bloco, sala, setor);
- Nome da pessoa de contato;
- Telefone de contato (com DDD e ramal, quando for o caso);
- Horário de expediente do órgão.
Se o sistema estiver solicitando sua chave de recuperação do BitLocker, as informações a seguir podem ajudá-lo a localizar sua chave de recuperação e entender por que você está sendo solicitado a fornecê-la.
Onde posso encontrar minha chave de recuperação do BitLocker?
O BitLocker provavelmente garantiu que uma chave de recuperação fosse apoiada com segurança antes de ativar a proteção. Há vários lugares em que sua chave de recuperação pode estar, dependendo da opção escolhida na ativação do BitLocker.
Por padrão, a chave pode ser encontrada na sua conta Outlook:
Em sua conta Microsoft: Abra um navegador da Web em outro dispositivo e entre em sua conta Microsoft para encontrar sua chave de recuperação. Este é o lugar mais provável para encontrar sua chave de recuperação.
Dica: Você pode entrar em sua conta Microsoft em qualquer dispositivo com acesso à Internet, como um smartphone.
Você pode usar o link acima ou apenas ir para https://account.microsoft.com/devices/recoverykey.
Clique em Gerenciar Dispositivos:
Encontre o seu dispositivo na lista e clique em exibir chave BitLocker:
Deve ser assim:
Observação: Se o dispositivo foi configurado ou se o BitLocker foi ativado, por outra pessoa, a chave de recuperação poderá estar na conta Microsoft dessa pessoa.
O BitLocker é a tecnologia de criptografia do Windows que protege seus dados contra acesso não autorizado criptografando sua unidade e exigindo um ou mais fatores de autenticação antes de desbloqueá-los.
O Windows exigirá uma chave de recuperação do BitLocker quando detectar uma possível tentativa não autorizada de acessar os dados.
Transmitimos uma live no dia 22/06/2022 para esclarecer eventuais dúvidas sobre o projeto Notebook do Professor.
Para acessar e conferir na íntegra todas as informações, clique no link abaixo para assistir a live:
Os notebooks Positivo Master N4350, entregues aos professores, contam com ferramentas de acessibilidade nativas do Windows, que permitem a leitura da tela. Essas ferramentas auxiliam os professores com deficiência visual a utilizarem o equipamento de forma mais independente. Acreditamos na importância da inclusão digital para garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento profissional de nossos educadores.
Em caso de dúvidas ou necessidade de auxílio para ativar essas ferramentas, entre em contato com o Suporte Técnico da Coordenação Regional através do sistema de atendimento de chamados da SEDUC (www.sac.educacao.go.gov.br).
Recursos de Tecnologia Assistiva NATIVAS do Windows:
Alterar o tamanho ou a cor do ponteiro do mouse
Usar o Reconhecimento de Fala do Windows
Outra ferramenta muito utilizada para facilitar a inclusão é o NVDA (NonVisual Desktop Access), um leitor de tela gratuito e de código aberto para Microsoft Windows amplamente utilizada para promover a acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual.
Para baixar e aprender a usar o NVDA, acesse o site oficial: http://www.nvaccess.org/ ou clicando no link: NVDA, oferece tutoriais e orientações detalhadas sobre o download e a funcionalidade do software.