Suportes Municipais - Primeiros passos

 Postado em: 10/11/22 – Última atualização: 08/10/25

Primeiros Passos

 

Após o envio do ofício, o e-mail institucional do suporte e a senha provisória serão devolvidos, após a solução do SAC, à quem solicitou a adesão. O e-mail pode cair no lixo eletrônico, portanto, fique atento(a)!

 

O e-mail institucional (@seduc.go.gov.br) faz parte do Office 365, onde você terá acesso à todas as ferramentas do Pacote Office, incluindo o Microsoft Teams.

 

Para ter acesso ao e-mail institucional ou para fazer alteração ou solicitação de uma nova senha é necessário se atentar nos seguintes pontos, confira abaixo: 

  

  • Ao realizar a solicitação de adesão, verifique se chegou a resposta dos acessos na caixa de entrada, lixo eletrônico e spam;
  • O e-mail fornecerá ao suporte o contato com o atendimento da SEDUC via Teams;
  • O contato entre o suporte e a SEDUC deve ser realizado pelo e-mail institucional via e-mail, Teams ou SAC.

Atenção: será devolvido ao mesmo e-mail que solicitou a adesão aos sistemas o login e a senha do respectivo e-mail. Antes de acessar o Teams, lembre-se: você precisa realizar o seu primeiro acesso para alteração de senha.  

 

O suporte deverá participar inteiramente dos dois dias de capacitação pois somente após a capacitação é que todos os acessos aos sistemas serão liberados.

 

No link Documentos Importantes | Portal Educa (educacao.go.gov.br) é necessário baixar o Termo de Responsabilidade e o Termo de Ciência e Notificação, assiná-los e apresentar no dia capacitação.

 

Pedimos também que o suporte utilize bastante o Portal Educa, que é a nossa Base de Conhecimentos. No link abaixo você poderá encontrar mais informações sobre a adesão SIGE/SIAP pelo município.

 

Procedimentos para adesão | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

 

Alteração de Senha e Primeiro Acesso

 

A nova senha será sua senha de acesso, deve conter no mínimo 8 dígitos, misturar letras e números e ter pelo menos uma letra maiúscula.

 

imagem mostra a parte de login do outlook

 

Download Microsoft Teams

 

As capacitações são realizadas pelo Microsoft Teams.

 

O TEAMS é um aplicativo utilizado para a comunicação do Suporte Municipal e o atendimento da SEDUC. Para acessar o TEAMS utilize o e-mail institucional. Faça o download do Teams no link:

 

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/download-app

 

BAIXE A VERSÃO “Teams para trabalho ou escola“.

 

imagem mostra tela de download so microsoft teams, com ênfase para o botão de download para a versão trabalho ou escola

 

Agendamento de Capacitação

 

Agora que você já tem o Teams instalado em seu dispositivo, chegou a hora de agendar a sua capacitação.

 

O agendamento é feito através do link abaixo:

Calendário de Capacitações | Portal Educa (educacao.go.gov.br)

 

Ou no botão Calendário de Capacitações no menu superior deste site. 

No calendário você encontrará os dias disponíveis para cada tipo de capacitação.

 

  • Se você for um novo suporte, procure por ‘Formação – Novos Suportes SIGE‘.
  • Caso você já tenha passado por essa formação e seu município tenha aderido ao SIAP, poderá agora se inscrever na Capacitação SIAP.
  • Agora, se você deseja tirar dúvidas ou até mesmo renovar seus conhecimentos nos sistemas, deverá se inscrever na Reciclagem de Suportes.
Teste de Índice Fixo