No Final do Ano Letivo, as principais atividades são:
No término do ano letivo, deve-se verificar as frequências, a carga horária e se todas as notas foram lançadas. Estes dados serão utilizados para o resultado final dos alunos.
Hoje, a escola conta com o SIAP que permite o recebimento das médias dos alunos cadastradas pelos professores.
A Transferência Automática, ou simplesmente TA, é uma transferência planejada, em bloco, ou seja, não é uma transferência de um aluno específico, mas sim de vários alunos ao mesmo tempo. Esse processo deve seguir rigorosamente o planejamento realizado junto à Coordenação de Matrícula da Regional de Ensino.
A realização da TA é feita para alunos que estão em séries finais (cursos) em escolas que não oferecem a série seguinte e/ou no caso de fechamento de uma unidade ou extensão gerando a necessidade de que os alunos sejam transferidos para outra unidade.
A TA só pode ser feita de uma escola da rede estadual para outra escola também da rede estadual ou de uma escola da rede municipal para outra escola também da rede municipal (quando a rede municipal está autorizada a utilizar o sistema de matrícula informatizada do estado).
Não é possível realizar a Transferência Automática de uma escola da rede estadual para uma da municipal ou vice-versa.
Todo aluno que for permanecer na unidade escolar deverá renovar sua matrícula, correndo o risco de perder a vaga caso isto não ocorra. A renovação é feita no período definido pelo calendário de matrícula da SEDUC, as vagas restantes serão utilizadas para o processo de matrícula informatizada.
As renovações não realizadas irão liberar vagas para novos alunos. As renovações são necessárias para todas as escolas, inclusive para escolas municipais que utilizam o SIGE, para que o cadastro fique liberado no próximo ano letivo.
A Transferência por Interesse Próprio (TIP) deve ser feita para todos os alunos, de qualquer série, que desejam ou necessitam mudar de uma escola para outra dentro da rede estadual. O aluno deverá escolher três opções de escolas e será alocado por esta ordem de preferência, onde houver vagas.
Em alguns casos o aluno poderá ser alocado numa 4ª opção, uma unidade mais próxima da primeira opção do aluno (este caso é raro, mas pode acontecer por falta de vagas nas três opções do aluno).
Os alunos de TA que não quiserem participar deste processo poderão optar pela TIP. O aluno de TIP tem prioridade sobre os novos alunos, mas concorrem com outros alunos de TIP. Já na TA o aluno tem vaga garantida na escola planejada, no entanto é necessário comparecer à escola de destino para efetivar a matrícula.
No final do ano letivo, de acordo com as normas da unidade escolar, é aconselhável a impressão e arquivamento de documentos, tais como: ata de resultados finais, livro de matrícula, ficha individual, certificados e outros.