Entenda como funciona as trilhas de aprofundamento no SIGE

As trilhas de aprofundamento dos Itinerários Formativos são disciplinas que aprofundam em aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento, como: comunicação, agronegócio, energia e alimentação. 

 

É importante entender primeiro que para trabalhar com as trilhas é preciso entender as regras que envolvem cada etapa.

  • Regras para Trilhas em Escolas Militares

Nas escolas Militares, para cada turma ativa de Ensino Médio, das 2ª e 3ª séries, em determinado turno, será autorizado 1(uma) turma de trilha de aprofundamento.

  • Regras para Trilhas em escolas de Período Parcial de Ensino Médio

Nas escolas de Tempo Parcial de Ensino Médio, das 2ª e 3ª séries, em determinado turno, se a unidade tiver duas ou mais turmas ativas será autorizada 1 (uma) turma de trilha para cada turma ativa e, se a unidade tiver somente uma turma ativa, será autorizado 2 (duas) turmas de trilhas.

  • Regras para Trilhas em escolas de Período Integral de Ensino Médio

Para Escolas de Período Integral, para cada turma ativa de Ensino Médio, em determinado turno, será liberado 2(duas) turma de trilha no turno para 1ª série e 4 (quatro) turmas de trilhas para 2ª e 3ª séries.

As trilhas são definidas e informadas pelas áreas gestoras de ensino. A equipe de Tecnologia irá apenas inserir as trilhas que foram repassadas pelo gestor. O SIGE foi adaptado para que as unidades escolares possam criar as turmas das trilhas, inserir os alunos e realizar a modulação dos professores. Veja abaixo todos os procedimentos para criação das trilhas e modulação dos professores nas turmas de trilhas.